[EDIÇÃO 4] Mesa 1: A dimensão literária do fenômeno da bruxaria

by - outubro 12, 2021

[EDIÇÃO 4] Mesa 1: A dimensão literária do fenômeno da brux

[EDIÇÃO 4] Mesa 1: A dimensão literária do fenômeno da bruxaria



o Olá a todos e todas sejam muito bem-vindos ao 4º seminário virtual internacional moderna cuja temática da quarta Edição é o fenômeno de Caça às Bruxas hoje nós apresentamos a primeira mesma temática efetuada a dimensão literária do fenômeno da bruxaria com a mesa será composta produto professora A Professora Doutora Amanda Laís jacobs.com de Oliveira da Universidade Federal de Santa Maria e a professora e doutoranda Ana Carolina lázari que o Vasco na Universidade de São Paulo Segundo a ordem

eu começo com a professora Amanda e possui licenciatura em letras português e inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco é mestra e Doutora pelo programa de pós-graduação em letras da Universidade Federal de Santa Maria e por fim tem experiência na área de letras com ênfase em Literatura atuando Principalmente nos seguintes temas literatura de a literatura contemporânea literatura cultura e interdisciplinaridade é pra manda eu fico muito feliz com aceit e do convite

a sua participação nesse evento e passou a palavra para você fica à vontade cujo título degradado elegia Eva Deus significando bruxas de ontem e de olho amando Olá Todos vocês que estão aqui todos que vão nos assistir Depois de nos acompanhar posteriormente Eu agradeço primeiramente ao Marcos porque foi ele comeu contato primeiro né para estar aqui é muito gratificante ter esse espaço para falar de Bruxas assim então né com pessoas tão incríveis eu não há contexto tão sig nificativo estou

muito feliz em participar neste evento se não é só uma coisa de uma coisa profissional Uma coisa pessoal também né e também falar de Bruxas é muito pessoal também né e conversar nesse contexto que envolve tantas pessoas pensando isso é muito gratificante principalmente fazer essa troca com o Marcos que eu conheci por causa das bruxas Janet pessoal mas por causa das bruxas e a Carol que a conhecer um pouquinho antes ainda acabou virando Essa é a companheira de bruxaria juntos é instalar de bruxas

para mim num contexto que é interdisciplinar porque eu venho da literatura é especialmente relevante porque eu uso motivos pelos coisas para mim trabalhar com literatura é justamente pela possibilidade interdisciplinar que eu tenho partir daí não dos meus gostos da literatura é um contrato dela com a história então foi assim também que eu cheguei no estudo das bruxas frangos das pesquisas sobre as bruxas bom então esses Passos entrar decepcionaria bastante Cara eu acho que perguntou seja neste

evento há algumas coisas que aparece na minha pesquisa de teste e vão aparecer em outras falas né e eu acho que estão os motivos pelos quais estou aqui por causa da minha pesquisa do texto que investiga a presença das bruxas na literatura principalmente na literatura de língua inglesa Mas é bem interessante pensar também que para conseguir fazer isso alguns dos principais textos que utilizei são textos majoritariamente utilizados na áre a da história não da literatura né então é uma

conversa bastante inteligência eu para começar a pensar a questão das bruxas da literatura eu começo falando que para minha pesquisa de doutorado eu utilizei muito do que a gente chama de na radiologia na literatura e ela e usando aqui que temos técnicos da literatura no bagulho entrar nisso a narratologia mulher bastante cada principalmente como ela é trazida pela make Ball e uma outra holandesa Porque abitbol fala sobre a forma ela entende como as da nativas com tudo na nossa cultura tem um

aspecto narrativo ou pode ser interpretado como narrativa é que eu não tô falando narrativa ficcional só né lá narrativa de uma forma geral a gente pode falar narrativa literária narrativa histórica narrativa jornalística na narrativa é do direito Enfim então ela ajuda a entender como todos os aspectos culturais tem aspectos narrativos e como que ela se entrelace de alguma forma e pensar essas narrativas é pensar também a forma do as minhas anotações aqui porque eu tenho da falar demais gente

já deixa ele tem que ficar acompanhando ou a pensar essas narrativas dessa forma é pensar que tudo que a gente interpreta nos coloca como leitores da cultura isso não é só leitor de infecção é vetor de cinema leitor de livro de literatura leitor de Cultura mesmo e que as interpretações tem aspectos a coletivos de compreensão então elas não são só os objetivos elas são coletivas da gente é formado por um coletivo de interpretação de alguma forma e quando a a gente pensa isso a gente começa a

conseguir colocar as narrativas históricas literárias de uma forma e elas não conseguem mais separar né porque as formas como a gente entende tudo que existe na nossa cultura dizem respeito a todos os aspectos que nos circundam Então amiga bola ajuda a pensar como essas narrativas operacionalizam a forma desistir no mundo e a literatura EA história são dois tipos de narrativa que funciona muito perto nessa nesse sentido e eu eu trago a fala da mente Ball por dois motivos né primeiro por causa

dessa questão da narrativa e o segundo é também por conta do isso tá no meu título nesta agradar os filhos devem eu falei um pouquinho pra cá outro dia sobre esse tá no meu título das degredados filhos de eva por causa de um exemplo que ela traz no livro dela para tentar explicar forma com interpretação das narrativas é importante para nossa forma de existir no mundo importante da forma como nós nos entendemos no mundo Ela traz esse exemplo da Eva né quando a gente costuma pensa bruxa ou

mulher transmissora ou enfim a gente tenta pensar na Lilith né que você vê aquela primeira mulher na época a primeira a desculpa que foi expulsa do Paraíso e logo não você quer existissem com presença marcada no texto bíblico existem narrativas periféricas mas eu gosto de pensar na Eva coração aparecer essa leitura que é muito bom nos dados que traz uma outra perspe ctiva Então o que amém Que bom lembra É que a interpretação que a gente atende a dar o fim que a gente deu ou ainda dá a Eva né na

do Gênesis da presença dela no Gênesis reside numa interpretação em árabe é como como seu Adão tivesse vindo primeiro do Barro né Ele é o ser original e a Eva que veio depois a partir dele o a partir da costela dele e fosse um ser inferior então é Como Se existisse uma hierarquia mas o que me queimou apresenta onda é que não existe nada nada e a Bíblia i ndique a sair a dia nada no texto bíblico que indica eles necessariamente é será que foi uma interpretação dada pela nossa cultura se a gente

foi pensado para fazer o com outra interpretação ass poderia se pensar em inclusive ficar Essa é um ser evoluído né eu um humano 2.0 digamos assim porque ela é a segunda já foi ela já é evolução e o ator seria Tá mesmo ui eu não sei como nós poder fazer a mal porque ele foi o primeiro a tentativa Então a primeira vez que ela perguntou isso eu fiquei eu fiquei muito tocada por que eu pensei bem a gente leva isso tua vida toda dessa forma E além disso se a gente for pensar também o fato de que a

gente na acusação maior a Eva veio dela ter roubado o fruto do conhecimento do bem e do mal ela não cirurgia não se originou de um ato impuro de uma perversa dela a se originou por o fato de ter conhecimento mas é isso que ela queria ela estava buscando o conhecimento então a mente Ball vai ajudar a perceber como as interpretação que a gente dá para Eva e foi dado ao longo de milênios é como como a gente está seguidamente reinterpretando ela com essa Face é pecadora e como a gente segue

atrelando é essa imagem dela para as mulheres de forma geral né Então como que tipo de imagem a gente se depreende daí Porque a narrativa a presença da narrativa Cristã na nossa cultura é extremamente significativa então a gente seguiu reinterpretando a Eva assim e seguiu atrelando ela a figura das outras mulheres ou p elo nosso segurado nas mulheres a existência da Eva tudo em função dessa interpretação que foi extremamente tendenciosa não é extremamente a força nesse sentido então por isso

eu trouxe primeiro esse exemplo nessa essa presença da mic Ball na na Minha tese então para a para tentar ilustrar essa forma como as narrativas ajudam a criar as imagens que a gente tem né na cultura eu vou tentar trazer dois exemplos para mostrar que normalmente se costuma pensar tirar essa nativas ou as representações são quase como cópias né ou enfim a gente tem a gente tem a realidade EA gente traz uma representação sobre ela é essa é a tendência do ser humano pensar como funciona a

representação E na verdade a minha o meu caminho na tese a mostrar que não é só assim a na representação cria a forma como a gente existe no mundo ela não só representa e ela é criativa no sentido de que ela tem algumas formas de existir no mundo né então a interpretação EA representação de EVA no no Gênesis criou a forma com qual nós entendemos a existência das mulheres da nossa cultura EA isso que eu tento né que eu faço na Minha tese através do estudo das narrativas das bruxas porque a

intenção é pensar como presença das bruxas na literatura EA cultura de forma geral vai participar do que a gente entende como mulheres que a gente entende como bruxa principalmente né Porque fala meu trabalho se estenderam as mulheres mas ele começou todo essas figuras ter que me ent regam bastante então estou a pensar partir desse bebê Cruz eu trago primeiro a peça tentar um o texto o texto dramático guarda Emily Reis fim de curso baleou as bruxas de Salém vocês devem talvez lembrar você de

se renda a partir do filme que foi adaptado pelo diretor Nicolas vai ter e com participação do Daniel daí luz da winona Ryder nessas figuras começa aparecem quando a gente lembra dessa narrativa e eu tô falando aqui principalmente do livro Como do texto dramático com traz ido em livro não da dramatização em peça teatral expressão do que o livro é mais acessível né maioria das pessoas Então essa história a gente tem a figura dessas Bruxas que na década de 1690 nos Estados Unidos na na ocasião da

dos julgamentos das bruxas de Salém foram deixou quase uma podemos chamar também uma cicatriz da história dos Estados Unidos é uma coisa bastante acordada ainda que ainda pensando em a ver números os números das bruxas de Salém antes são mínimos perto do resta nte do mundo do Império da Europa e na Ásia execuções das bruxas mas é essas figuras aparecem com bastante relevância na nossa cultura na nossa imaginária então nessa nesse espaço nós temos duas eu separo essas duas essas figuras femininas

em Duas né são bruxos em em dois sentidos diferentes nós temos as bruxas acusadas as mulheres que são acusadas de bruxaria e nós temos as mulheres Essas são as inocentes nas injustiçados de alguma forma porque elas não são bruxas isso fica claro no roteiro Mas elas são acusadas diz pelas outras que são as vilãs as bruxas as mulheres acusadores que são jovens que aparecem quando estimuladas Por que estão acusando essas mulheres de inocentes e é Além de estar está a Anna essas mulheres nos dentes

elas foram encontradas na floresta dançando nuas dela um ritual que seria algo como um Sabbath umas bar que não cabe eu definir qual tipo de ritual que fica presente a imagem do território dessas mulheres dessas jovens dançando luz da f loresta tão temos essas essas essas acusadores você torna um vilão dentro da história não só porque elas são essas quebrou na floresta dançar né cometeu o ato pecaminoso não é daquela sociedade mas também principalmente para que elas estão acusando aquelas que são

inocentes do dentro do enredo E além disso a principal líder delas é Abigail Williams aí ou menos podemos chamar é para facilitar um pouquinho ela tava tentando se vingar de uma das mulheres boazinhas da comunidade uma das m ulheres integrantes da comunidade e eu tô chamando assim não porque eu tô atrelando-se significado e dá para se defender e ela senta conversa essa outra mulher que chama Elizabeth pronta Porque ela quer partir da vingança dessa Elizabeth por ela ser a mulher de John proctor

que era o ex-amante da dessa jovem Então essa acusadores vão se tornar Bruxas por conta disso também para Tati pulando dissimuladamente uma uma Vingança contra essas mulheres inocentes Então ela se torna um Bruxa s dessa e eu lembro aquele significados que a gente tem quando a gente procura imagina que aqui todo ou pelo menos a maioria já deve ter condicionado né pesquisar aquelas palavras terceira bruxa bruxa para ver o que acontece E aí quando a gente tem bruxa é mágico né E poder bruxa é

a mulher mais geram o bruxo não aparece assim já bruxa mulher me gera a mulher mês tinha mulher que tem algumas peças tu o celular dela deu uma forma se torne bruxa dentro Eu não pareço pareço ser mot ivo comum que a gente costuma a tua atribuir as mulheres que tem uma carga negativa que essa história que seria uma história de Bruxas era assim que eu fui assistir pela primeira vez eu perguntei a história conhecer o filme conhecido pelo filme foi assistir toda animada achando que é mais tarde de

Bruxas essa história das bruxas outras dessas mulheres que vão fazer o quê não atrapalhar a vida da comunidade como um todo então elas são imprecisos narrativa do enredo é essa consistênci a delas dentro da narrativa elas vão ser a origem da publicação da história quando a solução E aí né Vocês vão lembrado o Daniel de luz cabeça aquele herói óleo quente no que aparece para salvar todo mundo é as bruxas são as vilãs enquanto ele essa essa pessoa íntegra que pode trazer a solução e eu dou um toque

tu que é especificamente o ex-amante dessa figura que Abigail bom Então na verdade essa história de Bruxas vai se tornar o que deu tudo errado uma história de rivalidade entre duas mulheres por causa do Herói homem que vai se destacar então eu a gente vai buscando aquelas protagonistas Bruxas né incríveis e a gente acaba com essa estrutura narrativa um tanto simplista e quem sou eu para falar mal vai dormir né todo mundo já conhece famoso mas aqui a gente consegue dizer que em relação a seus

personagens mulheres a narrativa é o tanto quanto simplista porque vai colocar elas apenas dessa qualidade por causa do de um toque e a gente tem a bruxa que Abigai l porque E aí ela é bruxa não porque elas eu tô qualquer poder a não ser a dança na floresta mas ela se torna bruxa porque ela é Liberty Duda ela é assanhada né as palavras que aparecem as mesmas ou manter ela é um tanto quanto livre contra si mesma e com que a voz dela apareça de alguma forma dentro da narrativa e aí ela se torna

bruxa Enquanto no paralelo nós temos a Elizabeth proctor que aquela mulher à cata de mais calma demais não tem a sua voz presente no enredo e é constitu ída como frígida essa palavra que eu odeio e eu só tô usando porque ela é aparece como constituição dentro do roteiro assim então essa mulher que quase justifica a traição do marido dela com a outra que a bruxa e o marido que tem a justificação da traição porque a bruxa libertina é sexualmente liberta demais dela chama atenção de seu personagem

tudo em razão então está se qualidades toda razão de ser outro personagem homem que vai aparecer na história Então como vocês podem ver a co ntrapartida que seriam os personagens não Bruxas nas mulheres boazinhas e chegam tanto quanto para serem úteis dentro da Store quem não tem voz eu cheguei no ponto de contar as falas das mulheres dentro da narrativa e eu não vou dizer para vocês agora o número exato que não você quer recordo mas as falas das mulheres são menos da metade das falas

dos personagens homens dentro da história e a gente está falando de uma história de Bruxas né uma peça teatral onde eu quis esse ncialmente a Parallel que aparece ler no total Então eu penso aqui com vocês eu pergunto para pensar com vocês que que eu ter Nativa resta para as mulheres pé porque o a gente tenta falar alguma coisa e tanto ter livre e se torna bruxa ou e bruxa no sentido negativo porque eu adoro ser chamada de bruxa as pessoas me chamam de busca de algo muito obrigado elogio mas

depois no sentido pejorativo da palavra ou a gente se torna aquelas mulheres que não têm voz e não aparece em alguma forma né O que é eu eu faço essa essa comentário porque eu penso que é que ir aí eu tô vendo a maioria das pessoas aqui talvez seja mulheres eu não sei eu não tô conseguindo acho que é o maior de MDF eu penso que apareceu para receber outras mulheres aqui eu só você também todos os bruxos de todas as bruxas ainda bem porque nós estamos tentando fazer com que a nossa voz seja

ouvida de alguma forma né e mas aí a partir disso então eu tento pensar eu peço também para vocês pensar em comigo é que tipo de imagem de bruxa mulher nos fica partir dessas narrativas como essas narrativas fazem a gente entenderam as mesmas ou a nós mesmos eu também tenho correndo os olhos porque tipo de entendimento a gente tem de ser humano A partir dessa narrativa e ao nosso e que tipo de entendimento do nosso existir no mundo né a nossa Cultura como que a gente repete é porque essas

narrativas se repete né algumas formas quando a gente conhece elas a gente é perto delas de alguma forma a o segundo exemplo eu trago é um outro é um romance né Chama a da vítima da vez foi tudo onde tem E talvez quem já conhecia ele posso fazer uma cara já hum não sei não gosto muito as bruxas de strike foi adaptada também para o cinema com direção de Jorge Mila eterna diretor famoso por causa do Marley e Eu com a participação da Cerda da sua sofrendo nome champ ele do Jack Nicholson né nessa

narrativa vamos lá eu fiquei animada de novo como que eu conheço essas coisas el e tem três bruxas não couve em né Deve ser uma história muito empolgante mais tarde é muito incrível sobre bruxas todas as histórias de homem e aí fica decepcionada né mas não é a gente tem essas três Bruxas que moram existem que são pretensamente Libertas Independentes mas conforme a gente vai seguindo a estrutura do enredo a gente começa a perceber a forma como e construídas tipo um pouquinho Decepcionado elas são

amantes de diferentes homens casados dentro da narrativa e elas prat icamente conjur um novo morador dentro dessa dentro dessa cidade né o morador que chega o morador misterioso que tem algo de uma figura bastante diabólica e se torna amante das três e aí é claro que surja essa figura do diabo porque as bruxas não conseguem existir os dez serem constituídos sem a figura dessa Essa figura masculina do diabo que é preciso existir e aí eu lembro que as pessoas agonistas na história são elas mas e

muitas vezes quem Thomas quem toma todo o cenário É ele Não elas delas acabam ficando em segundo plano em algum sentido e o narrador nos conta sua história das bruxas é é um tanto quanto interessante porque ele não consegue ele se entrega na nos elementos da narrativa quando o dia ontem que escreveu essa história ele falou que era uma e as críticas feministas dos textos deles e ele queria escrever uma história sobre mulheres eu ver eu gosto daqui da Carol aqui torcendo não é ele queria escrever

uma história sobre escrever uma história sob re mulheres para para responder essas essas essas questionamentos da 503 mulheres fortes Independentes para responder é isso mas é muito interessante como ele se revela com ele se entrega dentro do texto Então é nessa tesão que a gente tem que dar a os elementos que estão lá às vezes nas Entrelinhas às vezes mas eles aparecem nas narrativas isso acontece narrativa não só literárias né que acontece narrativo tudo de todo tipo todas as narrativas da

nossa cultura contém elementos q ue podem mostrar a o peso delas em algum sentido Então essas mulheres que deveriam ser representar alguma força a potência justamente parece a presença bruxa delas na história bom se tornar de novo assim como na história do Arthur Miller ainda que ele forma diferente Ou impreciso da narrativa é isso que elas não conseguirei de novo e a gente espera pelas ruas em esses poderes essa potência para alguma coisa que né que faça um tem um significado maior dentro da

história mas elas ac abam usando seus poderes para executar A Vingança E aí eu lembro da Abigail Isla nossa família né Pois é que tá Vingança principalmente relacionado os parceiros sexuais delas e as esposas deles apenas aqueles parceiros sexuais e são tanto quanto mediam 300 da história como eles aparecem como se elas aceitassem o que elas encontram É essa a constituição deles dentro da história e elas executam essas usam esses poderes apenas para executar essas Vingança a história então mais

uma vez Vocês conseguem ver que a história de Bruxas eu tava lá esperando que fosse né eu tô gente tem tanta coisa incrível para bordar dentro dessa dentro dessa temática vai residir uma vez mais na rivalidade por causa dos homens é isso que vai constituir o impecilho narrativo dentro da história né vai residir nessa rivalidade entre as bruxas nas mulheres Bruxas que vão os nossos poderes para se vingar de alguma forma daquelas que são as esposas daqueles maridos medíocres né Por causa daqueles
homens que parecem fazer com que a vida toda das Bruxas girem em torno deles a impressão que a gente tem entre todos os propósitos de vida delas principalmente os poderes a existência bruxa existe residente em estar relacionado a eles de alguma forma é a para isso que existem os poderes dela dançando e é como se elas não tivessem outros propósitos de vida e aí propósito de vida dentro da dentro da narrativa funciona com o propósito de personagem retorna o personagem bastante simplista né E e sse

pode funcionar na narrativa histórica conforme a gente estuda as bruxas também às vezes no texto na história tradicional né às vezes também pode aparecer dessa forma então não só isso mas como um todo a presença dessas Bruxas dos narrativa e os poderes dela vão ser existe toda a desestabilização mas essa desestabilização na vida pacata de strike vai vai estar longe de ser uma transgressão porque se fosse isso seria bastante interessante né na construção da história ela só vão con stituir

essa desestabilização que é um empecilho no enredo mesmo delas e elas deixam essa essa inquietação isso a existir a partir do momento que eu deixo a cidade e elas deixam cidade e deixam de ser bruxas porque elas conseguem encontrar maridos elas fazem feitiços para encontrar maridos elas conseguem encontrar maridos e eu tô dando um spoiler gigantesco né mas elas conseguem encontrar maridos e elas deixam de ser Bruxas por causa disso então elas não tem muita escolha né dentro da história elas

precisa deixar de ser Bruxas quando elas elas encontrem seus maridos E aí a partir disso após a paz nas cidades foi restaurada EA gente não consegue encontrar nenhum tipo de transmissão nem tipo de personagem complexa José essa personagem bruxa dentro da história e aí você percebe que até a Sexualidade delas por exemplo que aparece a numa pretensa Liberdade não existe sem esses homens elas não conseguem exercer a Sexualidade delas com pessoas como a indepe ndência sou consegue exercer essa

sexualidade de forma é separada da presença das personagens homens parceiros sexuais que ela se encontram ao longo da narrativa então mesmo protagonistas mais uma vez as bruxas se tornam vilãs Mas eu não quero dizer aqui que as as bruxas mulheres não possam ser Vilas dele as personagens mulheres Bruxas das histórias não possam servi-los bem pelo contrário adoro uma vilã eu uso eu sou apaixonado por violência mas o ponto é que não é mulheres Aug usta 76 de bondade luz da e Fadinhas mágica não é

isso também mas o ponto é que esses enredos acabam subestimando o personagem bruxa dentro da estrutura narrativa É isso que me incomoda bastante eu acho que deve incomodar bastante e também a Carol e enfim outras pessoas que eu já conversei com ele me manda mais essas figuras e as personagens desde os seres complexos bem desenvolvidos dentro da história enquanto você tem as personagens homens que são complexas tem propósitos complex as de vida da existência dentro do enredo você tem essas

personagens por exemplo de um tanque ela é quase impossível Em alguns momentos distingue as três bruxas e elas são três Bruxas bem diferentes ou ele tenta fazer com que elas sejam bem diferentes mas dentro da estrutura narrativa às vezes ela se consumir antes e não sabe qual fala de quem isso que poderia funcionar inclusive com uma união do corpo aqui dentro da história não é abordado dessa forma então um beijo isso apar ecendo com uma potência narrativa né de União outras bruxas e aí esse é isso

que o problema é a falta de desenvolvimento dessas personagens Bruxas faz com que a gente não consiga ter qualquer identificação com elas é E aí eu penso quando a gente é criança depois nós mulheres em sua missão é bem histórias de Bruxas até que quando a gente consegue se identificar com esse tipo de personagem porque E aí que nem eu falei no Residencial vilão não mas esse tem que ser um empecilho essencial a narrativa toda Gira em que a elas representam atrapalho da do enredo encontro existe

uma outra personagem normalmente masculina que tem que resolver a situação e aí não sendo uma personagem complexa de sendo pobre desenvolvimento é quase impossível identificar a identificação com ela e aí eu pergunto para quem conhece a aí o hino por exemplo nos recursos pouquinho que já se identificou com ela tem aqui já pensou dizer se compadeceu da figura da Abigail né Toda Toda pessoa que eu c onverso é começa a gente tem até uma raiva para ela sem sem saber direito porque mas a gente não

consegue dizer identificação e isso é bastante significativo quando a gente está pensando nas narrativas que estão criando a forma de entender a cultura entender a nós mesmos entendeu o outro dentro da dentro da nossa existência humana né E aí eu também penso que essa essa assim esse tanto quanto esse simplismo na hora de construir personagens Bruxas eu fico me perguntando porque nós t ambém somos personagens de uma história de uma narrativa humana né como que a gente aparece dentro dessas

narrativas também porque toda forma que a gente conhece o mesmo que a gente conhece a história que a gente conhece a cultura tudo narrado tive como que a gente aparece tempo das antiga Qual a nossa construção com o personagens dentro da existência humana né E é assim que essas peças estruturas narrativas vão se repetindo e bom levando a bom levando nós como leitores no leit ores a identificação quantas personagens homens enquanto a gente tenta ter um desprazer 11 menosprezar os personagens Bruxas

eu lembro deu mesmo chegar que eu não falei para você super animada para essas histórias a primeira vez que eu vou que eu coinplay que eu fui conhecer elas porque elas sobre bruxas e saiu um tanto quanto Decepcionado Você entendeu porque na época né É porque eu deixei o repertório de leitura para entender o que estava acontecendo mas saindo tanto quanto Decepcio nado se tem entendeu por que que eu não tinha gostado de uma história de Bruxas eu adorava tanto uma história do curso Por que que eu

não não conseguia criar essa identificação com a história e aí Claro que não tô falando todas as narrativas são assim eu não tô falando que todas as histórias de Bruxas são assim mas eu acho que não só legal mas interessante é importante que a gente passa perceber narrativas nessa nesses elementos eu comecei a olhar elas umas formas diferentes narrat ivas cinematográficas e literárias históricas EA fim para pensar porque é a gente está no mundo não é sociedade para tirar calma George Então como

que as bruxas são construídas a partir disso como elas são construídas por exemplo possuem relação aos personagens bruxos que eu também adoro como que a gente entende a existência Nossa a partir da identificação ou não Ou não identificação com essas personagens E aí tem outras histórias interessantes também no contraponto não vou falar só das partes ruins né tem por exemplo aquele filme que vocês todos devem ter medo de chamar ah bruxa né with the witching e também se passa na nova Inglaterra na

mesma época mais ou menos a vida das bruxas de Salém né não século 17 eu não vou eu vou dizer exato agora porque eu não vou saber talvez você sabe melhor que eu mas eu acho que a representação é bem mais interessante trazer o criador do artmille nesse sentido não sei que eu tô trazendo aí no Brasil a gente tem livros também qu e meu porém bruxa né que talvez você eu sou acende uma autora que a Carol que eu bato né então também tem outra outra perspectiva outra personagem não recebe só lá na briga

entre duas mulheres por causa de homens são outras maneiras de entender as personagens Bruxas que eu acho bastante interessante mas eu acho legal que a gente aprenda a ler essas outras narrativas que tem o contraponto ciclista tão para conseguir ler essas outras que são bem interessantes de uma forma mais crítica t ambém não é para falar por quê que isso aqui era legal e por quê que isso aqui é mais interessante do que aquela outra sua forma a gente como leitor de narrativas no geral narrativa

sobre a bruxa de uma forma mais crítica também e é por isso também que eu pergunto eu trago todas essas esses elementos para perguntar para vocês e para vocês ajudarem a pensar que tipo ter existência essas narrativas constroem Que tipo de entendimento humano essas narrativas com bom e é por isso também que eu comecei com o nome da Eva e com aquele arremedo da oração né do dos degredados filhos de EVA porque eu gostaria que todas nós lê mulheres nascêssemos bruxas no início assim já prontas né

mas eu e que todos nós humanos entendêssemos mulheres Bruxas assim mas eu assim com pesar que eu penso aqui mesmo com uma com a mãe mais feminista ou família mais bonita não é uma perspectiva mais variada que a gente tenha a gente nasce no mundo entende a Eva e não entendi ali a gente nasce no mundo que traz Eva senão trás Lili que as infelizmente E aí eu gosto de pensar também na época como esse sei que se tornou um tanto um tanto quanto transgressor e um tanto quanto o bruxa também ela não é

um ser né que só foi para Camelôs e foi levado lá e a ser expulsa do Paraíso em tinha as carregar o pecado original eu gosto de pensar nela também com o bruxa porque ela também é o ônibus maior dela foi buscar conhecimento então eu gosto de entender que nós também somos todos um pouquinho Eva mas não sentido da expulsos do Paraíso carregar cargas do pecado original Mas também como alguém que quer trazer transmissão de alguma forma e pensar as personagens bruxas de uma forma mais interessante

nas narrativas e eu acho que é isso espero que você tenha passado muito tempo não perder tempo comecei Muito obrigado a gente algum carinha não que eu tô aqui conversando com vocês hoje mesmo muito obrigada por tudo é muito obrigado pela excelente apresentação eu me p erdi no tempo por culpa da sua ótima fala Acerca das degradada filho de arma pois bem um passo pronto para uma palavra para professora Nair botou nada Ana Carolina lázari crovato da cidade de São Paulo a professora Ana é doutoranda

linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo o mestre a mesma área e também na mesma Universidade com período sanduíche de seis meses na Universidade do porto possui graduação em comunicação social publicidade e propaganda pela Faculd ade das Américas E além disso a tradutora literária de língua inglesa escritora possui livros publicados e claro como a professsora manda de adiantou O porém bruxa é um livro que a professora Ana Carolina publicou afinando com Carol piovatto

Inclusive a faca até um breve parêntese porco o próximo livro que a professora está aqui hoje eu vou falar conosco a passo a palavra então com o título notícia opção estudo do panfleto a nossa Weekend work of rationality and 592 Ana Carolina a conversar a palavra é tão começar eu eu queria falar eu vou depois vou começar bem as coisas da Amanda mas eu da mesma forma que ela eu parto de uma de uma análise sobre o texto né é mas eu também usei principalmente como funciona crítica eu usei todos os

historiadores né eu pesquiso a figura da bruxa estereótipo feminino transvers ou no meu doutorado e daí o fato de ter sido século 16 17 ali quando você sinta a bruxaria satânica no Imaginário e daí depois eu vou comparando isso ou f orma a mais serpentes de apresentar bruxa na literatura Oi e eu trouxe hoje aqui esse panfleto por um motivo para um pouco parar eu analiso álbum completo na minha pele Esse é o menor é o que cabe em uma comunicação eu tenho eu tenho análise de 20 páginas por um

preocupa porque eu achei que aprender muito seu resumo apresentação então eu troquei Mas o que eu queria ver aqui observar principalmente é que o completo ele se presta ser um uma notícia né esse tipo de completo que eu vou trazer ele quer narrar uma história supostamente verídica e qualquer forma como discuta construído é uma forma que vai ser utilizada na literatura da época e vai ser puxada para literatura atual que trabalha com bruxas e que eu acho muito interessante é que daí fica claro

o aspecto de a idade da figura da bruxa Enquanto figura monstruosa mas não foi então que monstro é El monstruo ele ao alteridade que eles não entendem é tem propriedades boas da Universidade autônoma de Barce lona bastante a figura do Monte na temperatura e uma outro geralmente ele é o que ele é essa autoridade incompreensível que está ameaçando ali determinada comunidade a bruxa um caso específico de monstro porque ela tá no mais das vezes associado ao feminino é claro que a gente sabe que não

só uma mulher foram perseguida a gente sabe que mas quando a gente pensa num periódico e não língua inglesa é uma era na época do século 16 do sétimo comuns de dois gêneros né palavra leite e pode usar realmente contra mulher mas geralmente falando ele vem uma mulher na cama na cabeça inclusive no texto Eles vão usar o pronome se né para falar da Oi muito raramente e o rio geralmente é o acusador né ou e mesmo testemunhos embora boa parte dos denunciantes Você é mulher ou sem dizia pelo menos um

processo que eu estudo na Inglaterra e no na Escócia a gente tem geralmente quando vai falar dessa figura narratologica geralmente é um homem então muito interessante que a bruxa um na rrado e raramente é narrador raramente é dona da própria voz e a gente vai ver isso nesse que a mãe dela tava comentando por exemplo acho que fica bem claro né ah bruxa encontro narrado não encontro narradora e no momento que você encontra você não tem vó você você não tem como contar uma história você não contou

sua história a gente tem até a história da bruxa pena pela pena de quem registrou e tem ele no Coité panfletista o escrito né é que ele é um pro a assistência aqui na voz d ela comigo entrada pelo relato e ministros da palavra limite vamos falar sobre como foi a construção da bruxa então é sempre a uma competição direta né então aqui eu vou passar a leitura do texto que eu trouxe é eu vou tentar ler uma questão boa mas qualquer coisa eu não tô vendo vocês a Fernanda então qualquer coisa pode

liberar o áudio interromper se tiver não tiver Claro tiver algum problema tá bom no início da idade moderna era com a mamãe Inglaterra para mim tomar panfleto n ormalmente para morreu que nenhum pública e entrar em debate engajar um grande parcela da sociedade de publicações conseguem o teu sensacionalista desde o título pensado para captar a atenção até a forma como ter será concedido e o tipo de informação que iria faltar bem receitas um simples encontrados em meias completas Sobreviventes a

história sobre bruxas e feitiços relato sobre prisões interrogatório e julgamento de suspeitos de bruxaria e ocasionais debates acerca da possibilid ade de coexistência e nem perfeito da bruxa não pega principalmente panfleto I am é algo discutem a teoria da bruxaria e usa no caso noticiado como defesa de seu ponto de vista né então é uma fábula moralizante às vezes depoimento de testemunha fica mais em evidência do que o depoimento da ré ou do réu no bruxaria de modo que sua avó quando chega

através de muito sempre melhor o completo que eu vou analisar aqui amor Big Boy 92 em comum com seus pares o fato de que constrói a culp abilidade do crime de bruxaria não tem não sobre o que atualmente aceita como prova no processo criminal mas tudo uma narrativa e daí vai tomar manda né O Poder da narrativa no nosso Imaginário primeiramente iniciado a partir da Fama da acusada Deus não entendimento com alguém da comunidade YouTube frequente a Nascimento e o morte da pessoa com quem ela se

desentendeu de algum parente dessa pessoa ou de um animal que pertence e assim sendo a intenção do presente trabalho é discu tir os recursos atuais empregados para provar eu vou provar entre as a culpa da bruxa no completo em questão a história sobre bruxas e feitiços e e dá uma forma aqui o processo deixa apresentar o completo para vocês essa coisa bonita aí ele tem um tipo bastante aliterativo nessa repetição de som e se presta a facilitar a organização de uma população pouco letrada razão pela

qual nessa até tem algumas pessoas sabem errar muitas pessoas sabem escrever mas não pela falta talvez atualment e ou seja mais recorrente na se você rimas infantis né quando a gente pensa nessas aliterações é mais comum é o tipo de coisa que a gente encontra por exemplo nas obras do serve pra que é sério virtual geralmente trocamos tipo de finalização no passado né no naquela obra do bioma belas maldições série da mas não tem tem um livro que tem esse tipo de interação é o título notícia pelo

essa espera digestiva Leonardo e daí não a máscara empilham de palavra significado parecido é um tra to de escrita e é uma constante também a ter uma gente já pode depender da composição do título e a gente vai ver outros exemplos adiante aí nos tratando como se explica que fica essa página inicial apresenta um prato de investimento EA território quase teatral com o rosto envelhecido impossível de interpretado como feminino ou masculino aliás né o título com uma Speed feminina a transmitir uma

ideia de poder mas não do tipo oficial e bem aceito pessoalmente contratado com os pés d escalços e é um sinal de pobreza e instabilidade ou ambos e também com outros completo O pronto tipo da referência sobre a vítima incluindo local e data a fim de estabelecer uma confiabilidade do ver lá e daí aquela hora que eu falo e presta tem uma notícia né a gente vai falar é que esse feitiço foi feito sobre a pessoa de um cidadão chamado de encher de banho e é servo do mestre é lindinho jornal na

paróquia tal então dá o endereço da nome de todo mundo para quem ele trabalh a então a e a palavra tinha verdade aparece não por acaso junto a todas essas informações verificadas então a gente consegue ver aqui no título né A É ué mais para frente não eu vou pegar o exemplo mais para frente ó mas daqui a gente tem desde cometer foi cometido e no último mês de março né que a gente 92 e agora reconhecido de acordo com a verdade né isso ajuda a público né traseira público de acordo com a verdade a

palavra verdade ela vai ser bastante inspirada no texto 1 O Vers o do frontispício E aí e aqui só uma pausa que eu entrar isso eu Trago essa informação né da República São tá no Reinado de Elizabeth primeira é o que está em vigência witchcraft que o ácido gostaria de 63 que tem alguma alguma coisa na frente da ao tipo de punição é o jeito de qual tipo de crime é muito ruim na lista material bem barato e Cal G1 o Roberto do Pit traz uma e prático isso é um teste de seis linhas notificados uma

abertura logo seguida de um versículo de Levítico so bre bruxaria então esses versos que eu fiz uma tradição bem livre bem ruim que perde bastante sentido original é ele tem especialmente uma intensa aliteração a gente vê olha quanto W tem aí a ideia existem a simplicidade de rimas sistema ABC isso não sei se vai lembrar bem literatura é a gente tem mel um pele então é a work Love Beat Fest Car né CP não é uma coisa gratificada precisado também que traz uma uma facilidade de compreensão exige

memorização o teu interesse é muito mais Geral do que o contudo conforme o título fala de uma bruxa e uma vítima de tecido Mas mesmo que a dor apertou aqui pelo plural it né bruxa conseguem trazer sem chip né fazer feitiço né daí é submetido afinar no terceiro Berto E aí você me embaixo entre Deus e o Diabo também está presente bem como afirmação de que a justiça secular responsável por executar o trabalho de Deus esse God with the mal e eu gosto bastante do riso da Malta vou explicar ajudar

porque né e é uma coisa para compor poema mais do que apenas criarem um efeito sonoro e volto no tampo e semântico da Praga da doença do contágio out é explicar mas no sentido de arrancar ervas daninhas mas está aqui no fim do terceiro do quarto dela é significa estreitar como predadores homem arquivos ocultos sobre as quais não se tem conhecimento rack né No fim do quinto verso aqui é fazer é corrigir chocar chocar chocar um ovo apostando frete em né que é esses novos demônios eu trazer a

velhos né porque O Netão wermeson bicho acreditava doenças Celulari o plural para whisky tomadora cidade peste Olha é traz uma noção de coletividade e deve imaginar então presidente da assembleia das bruxas Neo Coven apesar de concessionária algo parecido não não não fala sobre isso Então essa é a grande ameaça presente mas vai Estreita parece superior aquilo que vai ser relatado no texto de modo que a narrativa trazida pelo completo se mostra como um exemplo não estava isolado né É e aqui tá

tão bíblica posterior ao poema não é aquela mais comum para discutir bruxaria né normalmente o que entra quando vai falar de bruxaria ou ele do Capítulo 22 Versículo 18 não a bruxa não deixar a viver né mas essa é a seguinte eu não eu ia ficar em inglês aqui porque a tradução que eles Elisa no completa importante mas tem atração da Ave Maria eu vou falar depois sobre as diferenças em território tão que eu usei aqui em o texto né é isso é a nossa o ter andou agora na padaria dando eleição feita

uma mão que simples embora não me conectar em bruxo a gente não tem a palavra bruxa neste texto a referência inegável no contexto através da expressão né é trás e pulseiras para tudo certo é muito difícil de traduzir nessa um tão palavras que induzem e tal algumas canções versões atualizadas resumem essa tema para a necromante né começa a oração da Ave Maria que eu trouxe explicação na bruxaria em que está inserida Nessa versão o termo Reborn é que às vezes traduzido como conectando às v ezes

como constituindo Guarda essa opção de entrega o culto visualizada na crítica entre a Sexualidade transgressora associado ao termo por enquanto verbo né porque enquanto aplicativo a gente é prostituta e tal mas enquanto verbo Qual o significado tão do lado de crochê quanto o ato de esbanjar dinheiro com prostitutas e portanto temos aqui os dois sexos e também tem a segurada de buscar ou ir atrás de acordo com o em english dictionary né justamente por causa de um gráfico do el e né tem essa opção

a escolha da prestação é complementar o poema eu tava analisando de forma condenar tantas bruxa quanto quem se envolve com elas e atrás de bruxa também era um crime nessa pedir ajuda para uma bruxa tchau e parabéns vitória do texto propriamente dito refere-se à vida humana como uma grande provação utilizado pedir contigo velho para aludir à espera de luta do bem contra o mal então começa como nós vivemos uma guerra Perpétua um combate bastante perigoso e mortal é e ainda não fica isso tratar-se

de uma batalha entre o Divino eo satânico apesar de ser dedutível por conta do contexto geral do completo aqui posição inicial se confirma na linha seguinte sobre a maldade do diabo e 30 à vontade de fazer o mal e arruinar a chance de salvação das almas humanas durante toda a primeira parte do texto e boa parte da segunda e pronto o texto vai começar não vai falar nada é mal diabo que o mundo diabo que é perseguir quem tá contra Beleza então e o relato principal começa sobre o ponto de vista da

vítima o Richard Bird especificando data local e mencionou no seu patrão que é um cavalheiro também nomeado tem o seu endereço fornecido o protagonista da história estabelecido pelas boas referências que se repete em outros desse gênero Então você vai trazer a vítima é uma pessoa que persegue a bruxa quando uma pessoa tem uma boa índole trabalhadora muito fiel uma coisa que da igreja que ajudou pobre vítima após deixando o seu amor e morali zante professoral o texto a gente bastante narrativo

dois Central no celeiro seu patrão acompanhada de uma assim inglês é um cão de grande porte bastante ocupado e vi uma lebre e sobre essa toa com entrada apesar de aplicar uma se encontra ela não deixou de Burqa toma se encontra ela o cachorro não só recusou avançar como se acovardou e começou a cor e do homem Galindo penosamente aí eu sinto como um filho certo então capa não era para ele bom então tipo é você vê que o narrador a pesar de se prestar ser uma notícia ele está interpretando atitude

do cachorro para isso aquela Alegre são construídas de modo a tentar evitar ao máximo a interpretação por Oposição a proposição é quando o leitor tira o que ele quer do texto né tô fazendo o cabelo chamar aí a gente eu tenho que falar não tá brincando aí vou tar na festa de matar esse cara e sexta ele constrói parecem pai dirigiu interpretação é então a gente leva a gente né nesse comportamento do cachorro uma primei ra evidência contra ela eu não queria visto como algo como um cachorro grande

primeira uma lebre muito menos acovardar-se eles notaram que tem em inglês adiante dela já estão canina é associada ao medo não batata composição de cena do relato ainda aumenta aplicação muito desativados filhos do Matinho né alerta de perigo no próprio comportamento do espírito do cachorro mas também na leitura que faz esse comportamento a Lebre escapa logo em seguida por Então bora que vai atrás da leb re que a vem ele veio é bem entrar na casa de moda lá né mãe assim alguém grito e desde

antes sabia Ser Uma Bruxa notória então né a cama da bruxa estabelecida no texto e veja bem que ele não vi eu achava que era uma bruxa no toya ele sabia que era uma bruxa notória né vai saber é que ele é bem bem cansativo e por isso a gente perseguir ou e tem que ser do nome de Deus diz exatamente Barbie Bruxa olha olha que a gente deve ousadamente aqui eu quero destacar o padrão da soma da ré plica dentro caso contra ela é muito recuperado não fala em processo com a minha não foi não sei se

caminhão você nem que boi senão a suponha bruxa mas sabia tratar-se de uma bruxa notória esse local e os doentes é uma expressão que você vem tratado em processo Então pessoal assim literatura da época e cidade apresentado um ponto fraco não tá aberto de baixo então ele ousadamente daí no inglês Bully dirigiu-se a ela essa ousadia que consumir parte de sua construção do Papel temát ico do Herói até utilizado por um poder diabólico e a última logo adiante quando narrador se refere a ele Como dito

por Richard Burton na pobre Richard Burton a um só tempo anunciando seu papel de vítima e quando o seu seu lado que a gente tem narrador domingo uma costura nesse texto é a nomear O que houve como ele tome uma cultura tragédia né você tem a Pixar Jesus estivesse ao lado da bruxa eu vamos fazer um exercício aqui né para para analisar o ponto de vista da narração ele pego u o da bruxa que eu queria tratado com comiseração no desporto e nem proferiram uma tragédia mas fala para ela não teria que

não usada mais a verdade eu começava um covarde como você vira para uma senhora que tá na casa dela tem fazer nada e fala bate bruxa sabe por quê que tem usado mas numa conta de vida coração é usado tabulares visão a demonstrar poderes alguém que de outro modo eu poderia ter sido por indefesa dados idade avançada e seu estado de mendicância aí o relato profe re ocorreu um mês depois encontrando a perto do celeiro de seu patrão e tá usando ela é como uma vez com uma mulher perversa uma vez eu

perigosa uma bruxa pestilência inflamada pelo Ódio vendo abaixou a cabeça e não se dignou a falar E aí tu tem uma nota na Vargem do panfleto é ao lado desse trecho comentando se tu antes fica bom e da male-male of woman in the balm início de uma mulher má vamos analisar o que está acontecendo na sexta-feira e como narrador tá dizendo que acontece u nessa cena né esse tempo vem logo depois do anúncio da pintura tragédia do gestor de banho ou seja a narração está preparando o enunciatário a gente

ela para simpatizar com o banco e esperar coisa com linda muito embora uma senhora recusaram a falar com alguém que a chamou de bruxa o deve ser interpretado como uma reação natural que houvesse disposição do narrador né sentido dois segundo relato tão doce né E se saldou é essa expressão Record os dentes que aparece na dando aí como se não houvesse alguma Em Diante O que parece que congr é mas bem poderia ficar normal não com tecidinhos enviam e-mail desentendimento intrigas geradas exatamente

por sua proximidade e interdependência e a nossa generalista sobre analista invisível da mulher má tem a função de enquadrar lá no perfil já bem estabelecido assim como os pares de adjetivos iniciados com p e substantivo iniciados com W em inglês né Tem esperando a empresa semântica e formal quando os comportamentos espera dos tipo de gente fica aí como eu falei né naquela Like A Woman with Love Black Eyed Peas Where Is a ir pro lado o educador aparenta ter cuidado de comparar essas coisas não

vez de a passar assim amoroso por causa dos bo Lite comparativo mexe como há um ano e furou é ele não tem escutamos em asseverar que a razão dela não te respondi da Band ela estaria impressionado de hoje eu vendo é uma coisa que você como narrador eu posso falar uma coisa não né É mas ele não teria alguma firma r ele não fosse o narrador onisciente aquele narrador em primeira pessoa que a gente aprende né ele ele na verdade ele ele para fazer ele tá cumprindo Relaxa de notícia nos moldes de como

se encontrar um relato de pistão ele tá ele tá entrando na cabeça de Dilma personagem né não falando que uma pessoa acha a presidente cidade feminina bastante reiterada na passagem do táxi é associada outra vez a ideia de que excelência tanto que a digestivo quanto pela imagem cabeça então assim a g ente queria falar no paralelismo e uma graduação né mulher vespa bruxa e uma relação explícita entre maldade pedido de peste o verso perigosa vestimenta o nosso portão que assola o interior da acho

tomada essa valorização do histórica nessa valoração negativa atribuída a doações de rações dela e ao encadeamento dos fatos observáveis os viram a prova né entre aspas necessários para enquadramento na figura da bruxa Enquanto uma ameaça oculta no seio da comunidade os passos de táxi Sã o temperados pelo narrador coisa tipo de comentário sem a menor pretensão de neutralidade denunciado Na verdade é um corpo neutro ele ia ser acusado de estar do lado da bruxa a agência estrela perder a imunidade

e não complementar o banco de volta aí ele fala uma quarta-feira dia oito de Março ele voltou hoteleiro do patrão e isso porque não ficava se arrastando para lá e para cá para escapar do trabalho carregava jantar consigo Então olha só estabelecendo ele aqui como uma personage m tem conectar é possível né E por contrato é contraste e camaradas estava mesmo Alterosa bom e quando ele trabalhou ele faz você que ele trabalhou duramente até o meio-dia quando parou para comer tomado pela fome e segundo

o costume né era o horário da refeição à refeição entanto foi interrompida por um pico gato preto monstro olho e começou a remexer a palha e formar com ela um montinho o YouTube show de bola se levantou e Ouvi uma voz mandando vou sair aí ele perguntou para onde d everia ir ao clube hípico e daí não tem narração nenhuma ela me atribui a origem da Voz do Espírito respondeu vídeo sai beijo para trás sua comida e também sua faca ainda segurando a porta de matar o coitado né eu narrador chamar ele

assim o curso inglês esse é um coitado tem a porta de celeiro Tyto onde de repente ele foi assaltada lá elevado número de João do vários pontos de pressão do Canário explicam Por que tu não pediu ajuda ninguém né neste momento por causa da violência co m a qual ele era arrastada de um 30 outro é o efeito que é nomeado no texto como tortura e ele digita redondezas antes de falar no lugar sem de fogo onde eu vi a lamúria de choro muito movimento e péssimo desse lugar além de ser escaldante em um

Será que ele tá perto de mim né como é nomeado no panfleto ou inferno nesse lugar ele colocava não havendo trabalho para ele né O que renova com imagem de homem trabalhador e honesto chega a primeira coisa que ele faz é que não tem trabalho para mim então não contaram e ele responde que não gerar também batendo um papo com essas vozes né há 8 sua recusa né de silêncio ele sofre com frequência sua língua está dentro da boca suas pernas estão quem não tem nada eu casal que arrancado e jogado ao

fogo ela é arrastado e meia um relevo acidentado no qual é a folgado queimado expressado por isso depois devolvido a sua vizinhança da Kauane tinha ficado passado por uns dias ele não foi imediatamente reconhecido para pelo Cava leiro porque ele trabalhar para quem trabalhava ver se tem horário é o empregador vai de Pergunta para ele o que o me e ele apronta casa de ma dor assim né amanhã assim olhando para lá de modo muito bonito esperança e tu é o nado O sacerdote é chamado a e ajuda abrir

a boca dele estava travada fechada e as enrolar a língua nele livre para falar a palavra gigante é o seguinte se apressou em recaiu sobre mãe assim depois ela me fez um vou mandar um chamada e sua presença Tipo ele n ão Descansou enquanto não arranhou e não tirou o sangue e é convencido difícil ser remédio para Deus me deixaria bem e tu não foi o erro capital conforme a experiência peça pois desde então ele melhorou sensivelmente e agora vai à igreja as promoções de bom o homem trabalhador que

desapareceu do trabalho vou toda coisa então eu estava irreconhecível altere por ele atribuídos amanhã que é uma bruxa Vitória ou com muito mais próximo do que qualquer coisa que ela tenha feito ou dito a tende a servirem como evidência contra ela né ou quando ela a Ele o completo não registra que ela foi levada a juízo por isso mas provavelmente não a mesma data da publicação ou a informação não seria uma mexida em vez disso ele fim da história sobre o político de meus pobres a em dois

parágrafos em ferro preto com umas dois exemplos contrários bastante resumido de um tão o título e no primeiro acho que vai pedir leite numa casa e empregados ocupado se preparar para o privad o de leite recusa né Isso fica porque ela sabe que é por elas estarem ocupadas é um abaixo retirou tudo favor que as mulheres estavam preparando uma casa de praia narrador ir comer na margem dessa passagem a observação mulheres são as criaturas brancas verduras mais rápidas do mundo é a relação do pedido

recusado a atingir o tratamento dos Leite já permeável imaginaram a né E até lá e a bruxaria não exigia muitas explicações sobre o papel cartão Grosso o tribunal vem tomar aqui a g ente vai pedir um alívio é um ele até pediu here pouco né da cidade Novo o nome da vítima explicando que ela vivia da caridade da boa gente vai encontrou ele ocupado né Igual as empregadas na tua casa ele recusou o pedido médico de esmola e tal mas não querer abandonar as ovelhas da qual ele tava cuidando Ou seja é um

pastor trabalhador igual aos outros e daí por isso só que ele recusou ajudar ela que tava pedindo implorando uma esmola aí depois Cacique vai embora quando ele termina o trabalho duas ovelhas começam a pular sem parar e ficam até morrer E aí é bem grosso quando foi para falar aqui ele não é encerramento tão grupo existe uma chance de contato destinar juntamente a explorar ao público uma opinião geral contra ela a fim de levar ela julgamento porque às vezes começava assim né e completa é

destinado às vezes não colocam tal que houve mas a licitação pública e o fechamento do contrato assinado dessa maneira que tempo nenhum para grupo tipos de conclusão apenas para os cristãos Mel pin bom então o que que eu queria resumir tempo de encerrar é que isso presta tem uma notícia mas é uma notícia bastante no a nossa empresa ou não que ela é a empresa atual ou no colégio você não tem como falar nada pensa tendencioso porque afinal de conta o seu recorte e você vai noticiar o seu ponto de

vista ele já já apresenta ponto de vista né E você fala por exemplo mais da vítima da bruxa já tá dando um ponto de vista aqui nessa época é é m uito mais obra é muito mais ativo ele se comporta como narrador onisciente e deixa de um panfleto que deveria ser uma notícia então é por isso que eu falo é questão é Letícia obviamente dentro do contexto no qual que é produzido era para ser uma notícia mas acaba aqui não né ele é ele é essa essa essa forma de agir por e digitar o público e vai ser todas

as referências do estereótipo da bruxa do que ela pode fazer o que ela não pode nessa época enfim aí depois a gente pode conversar m ais sobre cidade muito obrigado Fernanda Carolina ótima fala também eu fico muito feliz com o resultado da primeira mesa porque quando eu realmente pensei a dimensão literária no final da bruxaria a foi com a e onde estão na humilde onde falam de tentar pensar no leque mais amplo das refeições e felizmente a gente nós vamos ver a gente conseguiu eu tenho

uma questões para fazer mas eu vou primeiro passar a palavra para quem tiver questões e depois Eu a faço a que a gente t ira tempo eu vi que já temos alguma primeira pessoa Inclusive eu peço para quem tivesse ações o da ferramenta de levantar a mão a mais fácil a gente organizar Aqui ela faz a Maiara tem uma questão Maiara fica à vontade e olha não ligar a câmera pergunta muito apresentar Mãe na verdade não é exatamente uma questão é uma comunicação principalmente para mim da bruxa é interessante

porque o que que a gente finaliza outro tempo é que a mulher né ela eu não construída homem você já as ações dela Olha em volta do homem então quando a nossa essa estrutura rígida patriarcal próximo então mulher até quanto tempo dos filmes os livros ela era mocinha e quem era salva eu troco agonista e a gente tá vendo nestas narrativas atuais uma quebra gradual dessas estruturas patriarcais e eu queria trazer para vocês eu comecei a ler o livro do braço Soccer do Drácula e ele não sei quem

já leu mas vale muito a pena ele é um livro do século 19 e que que acontece tem uma versão nagel a que a menina ali na Ralph é praticamente a única mulher que coloca na narrativa e ela ela não precisa de muito inteligente e ela é muito importante só que a comparação dela da Inteligência dela não é porque é inteligente por elas e que tá lá ele fala nossa você tem o cérebro de um homem bom então assim é ele não coloca com ela como bruxa né porque já é século 19 isso não é curto mas os qualidades

dela são postas com um homem ela ela é inteligente Sagaz e na própria personagem men ina ela como essas mulheres da coleta por aquelas mulheres estarem pedindo direitos né tem que se escreve uma carta que acontece em um período parecendo esses momentos das entrevistas né então é que a gente tem contato com essa literatura vão ser assim mais para trás uma de nós quando a gente pega essas personagens rasas igual as bruxas tem que você falou a gente não conseguia identificar uma identidade nelas

apesar de elas serem diferentes é porque muitas vezes continuar colocar ele ele quer colocar personagem esportes mas ele tá ainda arraigado uma estrutura mas cultura patriarcal ele tenta trazer uma coisa nova fala não vou fazer personagem esportes mas no fundo ele tá enganado nessa estrutura que eu creio que nós mulheres ele como pessoas que têm contato né com com essa essas informações e conquistar dentro que são os agentes históricos temos que construir mostrar aqui não né e muitas vezes

autores deve-se traz como você falou eles estão ainda um arr aso Mas procura criar tal e o braço permanecer com isso ele traz a mina como a personagem muito forte né É melhor comprar celulares necessidade para falar isso mas ela é muito mais articulada que os personagens masculinos é maizena comprado um homem ela articulada curtiu a testa o ciúme ele não coloca com bruxa mas articulada por conta disso então a gente percebe uma mudança de Pensamento desse período até hoje daqui são as bruxas hoje

não é com o ser humano as bruxas somos nós que e stamos tentando quebrar essa estrutura de outrora somos nós que estamos buscando a liberdade tiramos poder de fala porque quem eram as bruxas de Salem não eram mulheres que foram acusados como você disse porque elas falar a mulher da Segurança não podiam falar ah e hoje a gente tá falando hoje nós uma mesa aqui para discutir Então eu queria mais colocar essa colocação porque eu achei muito interessante as duas falas mas muito o que eu terminar de

larga do braço cópia de analisar a m ulher sempre foi construída nas narrativas e quando era vista de forma aqui hoje se a reta ela era bruxa então pra se salvar da vida de bruxa ela tem casar ou seja ontem que virar freira então assim é hoje em dia você explicasse para as crianças eu expliquei isso pessoal do 7º ano as meninas ficarem formadas algo assim é assim que é que ter só isso não quero ser obrigado a casar sabe então hoje a gente tá vendo na questão é mais isso é muito bom e analisar

esse essa choque de narr ativas é interessante para a gente ver essas mudanças de esculturas na narração é uma bruxa não fica essa colocação que eu achei muito interessante as apresentações e bem essa esse lance da bruxaria de Mário valente descrente que a parte literário muito obrigada viu gente tem umas apresentações e obrigado Mayara pela questão ao Professor Ângelo a principalmente a fazer perguntas fica à vontade Ângelo Olá novamente primeiro agradecer aprendi muitíssimo com com as

apresentaçõe s tanto da professora Amanda quanto da professora Ana Carolina gostei bastante né Eh também não tem exatamente uma pergunta mas eu queria conversar a provocar vocês para ouvir um pouco na mais sobre isso é Amanda fiquei pensando quando você você tava lá tanto alguns exemplos fílmicos com você usou que não sou só filme que são tinha atrás então enfim o que já já nos mostra por exemplo que a Desde há muito tempo narrativas as mais variadas né sobre esse tema hoje a gente pode pensar na

quantidade imensa de filmes de é de jogos de vídeo game Mark abordam a questão da bruxaria não é sobre os mais diversos vieses Enfim então isso é interessante né é esse tá você tá aí no folga né É sinal que que vende que tem interesse tanto de um público acadêmico mais específico mas também tem um público geral né lembra por exemplo de novelas veiculadas no Brasil que apareceu um cenas de bruxaria entre aspas né com a tecnologia mais bizarra ali para mostrar determinado as coisas mas enfim que

mostra aqui no fim do público além de milhões de pessoas estava acompanhando aqui então eu você citou esses esses exemplos né É É eu fiquei pensando como não só com relação à bruxaria mas e sabes você tem estereótipos criados e idem né Literatura e cinema Veja por exemplo o Mercador de Veneza do cheiquisper né e que tem a figura do judeu como o sujeito de nariz grande que explora o outro que não abre mão dos seus interesses econômicos de jeito nenhum 800 e tal que está ali retratado como um

esteriótipo né então uma só a bruxa que que tem um estereótipo embora obviamente a gente esteja tratando dela aqui né Eu queria ouvir um pouco de você enfim até que ponto você acha que esses estereótipos ajudam atrapalho e eu acho que é um pouco as duas coisas mas enfim que ajudem que atrapalha tá É principalmente esses esses a filme com os esses que ou até de uma literatura é que não é exatamente uma literatura que a gente poderia chamar de romance histórico né mas enfim que faz o tema né para

o grande público né então ao seu ver isso ajuda o atrapalha né É em que sentido de repente a Carol onde eu gostei muito do documento que você é trouxe né na verdade quando você mostrou o documento eu eu fiquei também pensando na coisa do Mercador de Veneza lá Neve enfim tantos outros recursos que tem né eu lembro de viagens que eu fiz a a Londres né E como em vários lugares em Londres tem isso a casa da bruxa Oi Neva bichinho roteiro informações importantes qu e levam que levam a isso até a de

outros de outras questões que não são exatamente bruxaria não é mais que passaram a usar esse Imaginário existente não sei se eu tô equivocado na minha interpretação mas talvez dos grandes fenômenos né da cultura de damos assim inglesa contemporânea que é um Harry Potter Não quero pensar como algum modo também tá trabalhando não ia efetivamente com a coisa da bruxaria mas sim também né É mas a minha pergunta em outro sentido né Eu queria pensar o s eguinte ambas né mas a pergunta Tá

mais direcionada você Carol se bem que se depois Amanda quisesse meter também ótimo é ambas não são efetivamente da história né E como que você ver a história e não era o campo da história pra te ajudar a pensar as suas questões tá então enfim não é não são questões efetivamente mas queria ouvir um pouco da reflexão de vocês e muito obrigado tá pela pelas apresentações caixa de fato foram muitíssimo Ricas na e proveitosas e e obrigado  ngelo a bom eu vou em breve você faz porque temos mais

inscritos também viu engraçado porque eu não sei onde ela gente já se conhece há um bom tempo já unidade de não falar quanto tempo é aí a gente já pensa as mesmas questões não dá por exemplo ele citou a questão da bruxaria larga escala de folga e eu concordo né e eu fico feliz por conta dessa desse evento de pensar que a bruxaria que estava uma string na ela não está somente no ambiente acadêmico eu acredito que os muito con ta também da própria publicidade do trabalho da Silva Frederico aqui

no Brasil e isso ajudou impulsionou bastante né nos últimos anos então a minha primeira questão que será para as duas corretoras é pensar como o problema é que usar os resultados de cima estranho né da sua publicidade que a bruxaria tem levado têm alcançado hoje em dia Como vocês o formatinho dos resultados dessa de novo momento ele digamos assim E também para as duas professora e de um modo cada uma colocou isso de uma forma bem bem interessante e destacou como que essas narrativas ela possui

limite muito claro o sentido ou você se torna uma bruxa porque você quer e almejas a liberdade ou você adquire a ideia de uma um recado de uma honra que é de submeter-se a patriarcal lá então é Talvez seja uma pergunta como aqui de mais de uma resposta pessoal é como que vocês localizam a subversão dentro da frente contexto Esse é possível romper esse tipo de narrativa não só a partir do trabalho de v ocês mas também vai com a Amanda colocou né tudo o dia de hoje como e como romper essa narrativa

normativa quer dizer agora Amanda além de já temos já do trabalho quando seu trabalho não gosto bastante eu tenho uma outra questão deixou para localizar ela aqui que fala muitas anotações assim você já fala um pouco eu gostaria de ouvir um pouco mais sobre o título para poder agradar as filhas de EVA não só como você pensa título mais como você carrega as refeições e trazem reflexões do s eu trabalho a partir desse título para essa questão de tempo para você e para Carol e além das canções que

eu coloquei é uma pessoa muito muito curioso como que não sou termos esse conceito para identificar a figura da bruxa em são bastante amplo lá isso É bem interessante porque não sei se você já leu o Imaginário da magia do meu tempo ele faz uma breve discussão sobre os conceitos e como que é tão mais ricos dos conceitos na língua inglesa no que poderia quando o português Portuga l português do Brasil é um queria que você falasse um pouco mais por exemplo naquele já mandei viu fala muito da relação

não sabe aqueles conceitos mas também nos adjetivos à essas mulheres os adjetivos utilizados para referendar a ideia de que ela fumar elas são Napoli as bruxas Enfim então essa intenção tão palavra para vocês na ordem depois a gente faz mais uma rodada de ele faz bom então o primeiro Muito obrigado de moto eu adoro visse perguntas e conversar sempre que faz a gente pensar em outras coisas ou em tem poder conversar sobre isso é sobre como a Mayara não fez uma pergunta mas ela fez a colocação eu

queria dizer que Adorei a colocação dela porque eu acho que se a gente faz você trabalho né é justamente para gente conversar e pensar Poxa olha aquela pessoa tá lendo isso de forma diferente mesmo que seja um texto antigo um texto que já realiza tantos anos de uma forma específica né então ver a mina de novo com uma personagem que coxa é forte mas é por que ela tem características é aquela história a Elizabeth primeiro foi uma grande rainha que tava governou com um homem né aquela história que

se repete para ser nossas personagens da literatura também não é bem assim gostoso vi uma pessoa falando assim porque eu acho que é um pouco disso trabalho todo né e não é como é como as perguntas do anjo então e também comentários o Marco fez sobre a bruxaria tá no Messenger sobre está em voga eu acho bem curioso eu gosto muito porque quanto para mim quanto mais fala de bruxa menor é porque eu gosto muito que farão de Bruxas é sempre tem essa mais material Mas o que eu percebo também a pelo

menos dos círculos do pau erros mas tem alguns Versículos dos quais eu estava na academia melhor literatura que ainda existe algum receio alguma alguma ressalvando estudo desse tipo de assunto mas isso eu sei que não é todos os ciclos quando eu tô fazendo com a Carol quando eu estou com Bruno Telma dentro da Carol quando né ajeita r esse tipo de pessoas estudo fantasia bem fim a nenhuma ressalva disso mas quando eu tô nem outros tipos é um é um tema que às vezes mexe um pouquinho que as

pessoas de uma forma estranha tal a ter Centenário né para falar com a história por falar com o estudos culturais por falar com o feminismo é um tema que se mexe um pouquinho com as estruturas mais assim enraizadas sabe da academia no sentido da literatura então é um pouco assim inquietante perceber que as pessoas aind a tem esse sabe esse que com esse tipo de estudo mas o que a gente segue né a sobre o estereótipo eu achei muito curioso porque na verdade eu trabalho na Carol né

especificamente sobre o exterior descobertos durante as direções através da cruz Eu também professor hoje não tava fazendo tava pensando então fica à vontade que eu vou mexer bem por favor você fica à vontade para fechar nossa pergunta é meio difícil para mim dizer se ajuda ou atrapalha mas Eu acho que um p ouco dos dois eu acho que não é eu estou bem relativista em um monte de coisa assim eu acho que nós isso é muito muito 80 eu acho que esse periódico tanto pode ajudar como pode atrapalhar

porque por causa que eu tava falando quanto mais falar de bruxa melhor eu eu acho que quando vai falar depois tá melhor mas em questão anterior eu acho que vai também um pouco do com que a gente está vendo isso como como que a gente tá se constituindo como leitor então claro que se forma diferen te do perceber essas personagens e repetir o esteriótipo muitas vezes de criar esses periódicos pode fazer com que a gente aplique a precisar uma palavra bem bem simples assim só para ser mais rápido eu

não lembro de outra mais adequada agora é essa forma de ver essas personagens tanto para as mulheres que a gente está observando no dia a dia enfim né então eu acho que ele pode ser um tanto quanto é um atrapalho em algum sentido é o estereótipo surgindo E aí depende da costa.com voc ê tem porque aí a gente também já tá conseguindo criar outras ideias de Bruxas é felizmente a gente está conseguindo criar outras ideias de Bruxas mas eu lembro por exemplo de um livro que tem um filme né convenção

de Bruxas Asperger em português que ela vai tratar versão o livro do modal mais não lembro agora o nome do autor se alguém levar direitinho para descolar ele é construído no meu Doll rodou eu não lembro muito obrigada E então ele é construído em cima de do estereótipo da bruxa ele é toda assim né E todos os estereótipos da bruxa que se repete em cima da mulher ele tá tão em uma história muito legal eu não vou dizer como narrativa uma história Super divertida uma história legal de crianças ela

achei daquelas aliterações eu lembrei quando a Carol tava Ah mas aí é quando a gente repete ela tem aquele aquela coisa né como que a gente vai em direção às Bruxas depois então tem a possibilidade de você ler essa história de uma forma que mexo um pouquinho c om a nossa pensar a narrativa e pensar os personagens mas também aquela possibilidade de que a gente só repita ele que esse estereótipo criado seja depois perpetuado nas formas como a gente entende a cultura e como a gente entende as

mulheres de forma geral Então eu acho que tem os dois as duas possibilidades podem atrapalhar pode pode ser uma coisa boa sabe eu acho E aí para a gente espera fazer o trabalho da Carol lá né Tá lei para ajudar a gente os estereótipos de formas dif erentes para isso e não sei se a Carol Quer comentar já os estereótipos fica à vontade Carol que deixar para depois e fica mais interessante não conseguiu não né porque daí fica quiser comentar alguma coisa então quando eu trabalho com a questão dos

periódicos precisar bem a questão da formação da cristalização do estereótipo desde mestrado porque o estereótipo presente uma coisa negativa né dedicar assim pessoal pensar então periódicos e já entende como algo ruim só aqui todos os estereótipos tem um efeito A positivo dele o que é a gente não consegue absorver o nosso cérebro e toda a verdade sobre o mundo a gente não consegue estereótipo ajuda a gente aprender então tipo assim eu tenho estereótipo do que é ao país aí você vai para aquele

país você tem algumas coisas que você já sabe como é que não precisa aprender tudo do zero né isso em relação a pessoas assim em relação aos lugares o prefeito o problema do periódico é quando ele ajuntado com alguma carga a fetiva tendo positiva ou negativa porque daí ele viram preconceito Então você tem que ter eu acho que japonês estudioso que positivo partir daí teve alguma pessoa de ascendência japonesa e não é de Rosa você acha que é um ser humano horrível ela não tá atendendo aquilo que

você esperava aquela foto porque o esteriótipo megadiversidade então dele é justamente é uma gravidez leitura prontas entender uma coisa rapidinho o problema é que algumas e daí a pena matização e atrapalha no pe riódico é a gente entender uma toda a verdade acerca do objeto observado né E daí tu vai ali em relação às Bruxas que a gente tem algum estereótipo de bruxa eu penso principalmente em dois grandes esteriótipos né a gostosa e a feia não porque tipo eu tenho que eu acho que dá para mim

batalha bruxa poderosa o pessoal O que é bem do Romantismo dos pintores românticos e tal e você tem a bruxa satânica encurvada do nariz Comprido da verruga E assim a gente tem que entender a única coi sa assim beleza a gente periódica de tatuagem é muito recorrente e ela nos diz alguma coisa ela não é a verdade a respeito das pessoas que estavam sendo tratados e daí eu acho que isso é uma coisa que às vezes não fica muito claro quando a gente está trabalhando tanto literário quando você se de não

fica só é muito obrigada Carol eu acho que é bem na tela e eu falo Fala um pouquinho de porque senão é o meu o meu foco no tecido mas não tem como não falar disso E aí o Albert Tanto que a quele teórico do cinema né trabalho com narrativa cinematográfica ele fala que o problema dou estereótipo é quando ele ele reduz ele reduza uma ele aquela falando torna simplista de alguma forma que a gente entende e a reduzir por exemplo uma bruxa a uma coisa só uma figura só faz com que a gente reduza por

exemplo também as personagens femininas que se tornam podem um tipo dentro da narrativa e aí você tem um outro problema que é preconceito um tudo ele tá falando sobre a leitura de latino-americanos anos Estados Unidos mas eu acho que é bem compreensivo para comprar estereótipo que você que funciona e dessa forma e eu gosto muito de ver a Carol falando disso foi bom a gente tiver a chance de conversar eu vou mimi e na questão sobre os aspectos da história de como os auxilia no trabalho porque meu

trabalho também é todo eu não conseguiria fazer ele tem ser as leituras da história e o livro especialmente os livros calibã e a bruxa né da Silva Acredite foi assi m essencial pesquisa para eu poder entender as formas como a história tinha interpretado e depois a interpretado e a presença das bruxas e conforme ela foi falando de questões por exemplo de né sobre a participação das mulheres dos movimentos seregios sobre a mudança né do para o capitalismo E como a sua propriedade privada foi

instituída na família dentro de tudo isso foi fazendo com que eu conseguisse apontar nos elementos da estrutura narrativa coisas que eu não conseguiria apontar sem ter lido a narrativa historiográfica Então ela as ver se parece como situação em todos os momentos mas assim aquela a forma como ela apresentou me ajudou a perceber por exemplo como elementos estavam lá na as bruxas de Este é um dos exemplos que eu trouxe né a preocupação reiterada com os filhos dela aparece com frequência

na narrativa E aí eu pergunto assim se fosse personagens bruxos essa preocupação e aparecer começa a frequência se fosse em paz da história aparecer e aí isso tem a ver também com a Constituição da propriedade privada Constituição da família cansada como a gente não tem dessa mulher dentro da família né a parte da sexualidade especificamente me ajudou muito engraçado porque não aparece com tanta frequência na na cena phrenelith Mas ela tá falando sobre a forma como o capitalismo se instituiu o

sistema de produção né E aí eu consegui fazer associação que é como o sistema reprodutor feminino é associado sempre ao sistema a reprodução e Como por exemplo o papel da menstruação entendido como objeto não dá certo que não é é produto do sistema essa um resto do que não funcionou da que não foi produtivo que não aparecia lá mas me ajudou muito olhar de uma forma diferente então para o texto do carnismo e também apareceu em outros outros textos que foram aparecendo com menos incidência mas eu

tô se você fala todo mundo pegar tem um dia que tem um livro para indicar eu esse aqui ó falei esse aqui você tem qu e ler que tem que estar sempre contigo e aí eu digo que é a vida que tem querer tem que divulgar me ajudou em muitas coisas assim olhar as narrativas de outra forma e quanto ao como problematizaram os resultados né domésticas Marcos comentou eu acho um trabalho eu não esqueci não desafiador porque a gente é formado pela pelas narrativas da gente é formado pelo menos tem como

ele funciona E aí claro que é muito tranquilo falar aqui sobre tudo isso por exemplo acabei de falar sob re sistema reprodutor feminino tá tudo isso aí vocês escutarem né Ai que legal a gente tá conversando sobre isso mas Experimenta falar isso no contexto e as coisas começam a ficar um pouquinho mais complicadas E aí que eu acho que até parece assim o peso do mestre como ele funciona é a forma como ele opera na nossa cultura mas eu como eu falei eu acho que é bom e se fale de Bruxas eu não sou

aquela serva tu vai netpark chato vai falar um monte de Bruxas Não é bem assim ah eu acho qu e tem que falar sobre bruxas e eu acho que talvez a forma de problema quiser trazer não só fazer formas diferentes de lê o mês tem porque eu acho que por exemplo e trazer narrativas para os adolescentes e com as crianças vezes é mais fácil eles estão envolvidos com o Messenger não tem como eu falar para ele dar um trabalhar em inglês mas o que como que eu vou partir disso para trabalhar outras coisas

então por exemplo se eu tenho o livro do aqui lá o texto dramático do Arthur Min as precisa nem eu tenho o eu te tomar Feiticeira negra dos além dela responder né então acho que essas são formas de trabalhar e problematizaram senhor homens têm do jeito que não exclui ele porque a gente não tem como escolher né mas eu acho que do jeito até de trazer eu vou trabalhar dentro do mestre mesmo trazer ele para mim trabalhar porque não trabalhar né Eu não trabalho essas personagens que estão lá com

frequência E aí eu acho que se a gente procurar novas formas de ler a gente pode ir lá inclusive aquilo que é ler a mina né do Drácula que foi construída assim mas a gente está mudando a nossa forma dele não quer dizer que a gente não possa ler aquilo que eu conto o favor de ler muita coisa mas como que a gente vai ler elas as duas partes faz bastante é bastante relevante E aí aquelas e como localiza a sobrevivência subversão e como romper com essa narrativa normativo aí aquele pepino né que ele

pergunta aquele aquela aquela pergunta que surge todo di a se eu lembro que quando eu comecei fazer uma pesquisa nessa área foi isso era uma das minhas em que passando perguntava com meu orientador ficar mais e como que a gente faz isso como que eu não tô falando sobre as coisas pessoas né como que elas vão tá disposta a me escutar e eu mas eu acho que é um pouco disso você de mudar as formas como a gente nem tava na minha outra fala e tentar ainda que seja difícil mas tentar ser um

pouquinho paciência às vezes eu tenho um exe rcício que eu tentando fazer quem sabe eu quero que as pessoas discutem sobre bruxa não tem que tentar ser um pouquinho para sempre a vocês eu não sou muito sei que não teríamos bonito Às vezes eu não sou muito paciente como eu deveria ser mas assim para tentar romper com a narrativa normativa eu tenho que conversar numa forma que tem que ser acessível para as pessoas porque eu também era machista né Eu também era também crescer nesse mundo assim eu

não era extremamente paga sem a minha leitura diferença tiver chance de ter uma mãe que já era feminista muito sentido mas assim eu tinha aspectos comigo que eram assim foi porque alguém parou para falar comigo sobre dismantler né que eu comecei a repensar as coisas então eu tento pensar um pouco assim às Bruxas sabe ainda que seja o exercício comigo cansativos E aí eu só falo um monte de beijo para todo mundo aí as pessoas ela já sabe assim depois eu não vou falar mal de bruxa numa famosa

essas coisas perto d a Amanda puxando ela fica mesmo ela fica mesmo mas eu tenho tanto conversar sobre essas peles e sobre o título né degredados filhos de EVA e quando ele faz parte de um pouquinho roubado de uma sessão da Minha tese E aí quando eu tava trabalhando o início da ideia da Minha tese a trabalhar com narrativa fílmica também né aconteceu com a narrativa literária Tomou todo o espaço não tinha mais espaço para filme que ela ficou de fora mas eu tinha pensado sempre em trios bem

E especi almente entre os de mulheres porque elas não era o cara não sei então é uma das mulheres que é surgiu o foi ali né mas aí depois quando eu tava pensando essas mulheres que não tem muita nós não temos muito alternativas porque eu vi a gente vê aquela a personagem que eu esqueci o nome agora do filme lá da bruxa né que ela não tem alternativa O que resta para ela você tá vai Carol coloca Mazzini ao Mazzini obrigada eu acho tão lindo o nome dela esqueci tô com a memória ruim e aí a Tomazini
não tem muita alternativa a história dela lá está na bruxa porque esse que sobe aqui essa para ela mas eu estava pensando sobre essa falta de alternativa né ou você é Bruxa Má porque você é ligada que eu tô sexualidade você abra Conta isso ou você não é e você aquela bruxa boazinha que não têm voz e não tem muita graça da história e foi a partir disso que surgiu a Eva para minhas em porque eu pensei a partir da sala da Nick Ball também E aí eu preciso estamos com presas vai aparecer né Para mim

ir aí eu lembrei de mim assim como esse católica e clamou formada pela narrativa Cristã pode falar mal né que eu pensei que a gente pode falar pode incluir no discurso E aí eu lembrei da propriedade né daí eu lembrei da oração vocês vão lembrar porque vocês vejam eu não sei oração aliteração presente na oração e o papel é tão importante que ela fica eu não eu não rezo salve rainha e ela tá na minha cabeça lá tá ela se Manteve Então para mim ficou assim salve rainha tá assim se es sa fala

degradado as filhas de chamas tá lá na minha cabeça assim é porque eu fui constituída assim as coisas que não é não entendimento eu sou o teclado da filha dela também quantas nós não vamos sabe então foi essa fala eu pensei por que que eu lembro disso ainda então lembre disso ainda porque eu lembro de muitas outras coisas né pelo menos ao meu psicológico foi constituída assim eu não lembro às vezes de forma consciente Então é assim que leva apareceu no título e aparec eu na na no título da fala

eu acho que é isso desculpa tempo falando eu me empolgo falando lembro se a gente agora porque não me foi perguntado nada problema mas eu gosto de comentar cobrava porque ela aparece no Tratado Por que diabo gosta mais as mulheres porque ele vai passar e as mulheres a bruxaria satânica pressupõe pacto com diabo né inclusive algumas pessoas são condenadas com base num rápido presumido quando não tem conquistam e você achou mamar o Jabu a gente agora já mesm a configuração maravilhosa tudo eu tenho

estranho mas as pessoas a lógica clássica e medieval mas há limite das modernas ela leva em conta a Eva como a raiz de todo o mal da humanidade Porque ela foi enganada pelo pai da mentira o cara que se rebelou contra Deus o cara e ela foi lá e nossa tem nada quero comer conhecimento vou começar a Oi Adão foi enganado por EVA isso posso também tem interior ele mas dessa lógica e fala mais não eu acho que nem na própria questão lógica cima dessa loja que tu acha eu acho um barato porque porque era

mais mapa que ela é mais fraco apresentada pelo coisa deu e daí foi tentado pela é uma humana e na melhor das hipóteses uma hipótese de que os teólogos não admitiu mas na melhor das hipóteses seriam igual mais furacão não tem também eu não concordo com essa lógica da Fraqueza não é uma figura 1 em tudo existe um tem um trabalho que fala aqui o diabo aparece como um dos aparece como um espasmo quando eu tô falando do diabo assim ao d iabo a sua com a permissão de Deus e tu é sempre paz mano

tratado por que tá falando sobre os demais enviado ele tem que falar que diabo tá ficando com a permissão de Deus em nenhum momento fica claro e nenhum dos tratados que eu li Por que que você tem que querer ir atrás das bruxas e ela fez instrumento do diabo para punir os únicos ou para testar um super idosos na semelhança de Jó O que que tem que conhecer aquela coisa permissão de Deus o que que Deus não deixa eu não quis esse não deixaria então então assim existe uma uma por tudo bem

antropocêntrico de que o homem pode ajudar deu né embora ele jamais poderia dizer para mim que não pensam e se você e eles estão falando mas eu acho interessante de tudo é porque no final das contas quem é a bruxa é sempre uma posição política eu não tô vendo que ele não acreditou em Bruxas eles acreditam em Bruxas o que as pessoas me mudar de Hamburgo ele fala uma coisa fantástica porque as bruxas preocupada s aceitam ajudar o leite e não usar ele e aqui na frente com os olhos não tinha tudo em

casa já que ele estava em bruxo então eu acho eu acho muito interessante quando as pessoas quase ele tem um livro desse tamanho o peitão com demônio está traduzido teleduc é que ele vai falar isso também Consegue seu área de atribuir a combinação das bruxas a outras coisas que não à frente a única deixa uma coisa tão política mas eu quero é óbvio que assistimos hoje em dia mas próxima Interessante não quem está assim ai eu odeio mulheres então daquela fazer eu vou comer nada comer não é

esta lógica a lógica É eu sei que as mulheres são fracas e filhas de EVA então alguém que elas estão tem nem ao diabo Então eu tenho uma crença né e é a medida do tempo conforme a diferença muda muda quem é a bruxa fica bruxa no Império Romano cristão e a bruxa da igreja católica em algumas figuras específicas Mas eu também tenho condenação judeu você tem combinação de proteção mais In glaterra que é onde eu estudo tem que a bruxa católica você tá rezando quadrinorte para fazer um Exorcismo filha

você é claramente uma bruxa que tá usando uma hóstia consagrada Olha aí e a religião a bruxaria você põe porque ela faz exatamente igual a religião mas a religião oficial né a religião é muito mágica pensando para saber mesmo você tem posição de mão você tem a anunciação de determinadas palavras que criam algum efeito quando o padre vai pôr a mão ele que todo um gestual que ele tem que fazer na hora da Consagração você pode escolher um parceiro Dote é o poder oficial então como é bruxaria e uma

bruxa fazer a bruxaria porque ela não é o poder oficial não é reconhecido e daí tava Acho interessante é que a Associação dos judeus com a bruxa você tem várias mar tratados em vários pontos não falar não as bruxas estavam não comi nada como judeus e com o petróleo podem infectar a água de uma cidade e sabe então grupos excluídos são ameaças internas no momento de pés em momentos de fome você tem que achar uma causa para isso esse Deus é bom a causa tem que ser o diabo eu estou aqui quase

esse falando ele tem ele vai pensar no contexto das infecções então tipo e é uma lógica e ele depende muito de um jeito muito interessante como eles pensavam tudo em o pó e eu tenho a gente ainda tem um pouco assim mas eles levaram aos termos a Deus diabo e Reborn tirano o homem EA mulher clique Então ela é toda essa lógica é construído em cima disso você tem a Sexualidade reprodutor da mulher caça que transa filho e você tem a Sexualidade da prostituta ou da bruxa vai trabalhar agora que vai

trabalhar com uma tá bebê né já reparou um pouquinho da bruxaria geralmente não quis comprar a qualidade de vida como saudável normativa mas também são que me conta reprodução né Eu estou respondendo um pouco das perguntas do do Ângelo já tentando entrar então eu acho o chão anteriores A Daiane para aqui ela é da letra mas ela também trab alha aqui história eu acho muito legal que ela vai falar de periódico a figura da bruxa então além de ser bonito escolher uma fantasia de poder né ele é Ah e

não só uma fantasia de poder das mulheres uma conta de poder dos homens mas assim ela vai depender e tantas mulheres da época que confessam o crime ela tem uma fantasia de poder não é falou em posição a ela porque minha mulher como sempre sendo vítima também um pouco machista né ela também tava investida na cima tem um relógio maravilhoso de um processo e um wi-fi deve chegar lá na casa de uma mulher uma Senhorinha manca de 80 anos tem uma perna assim fala para ela Nossa mas você transava com o

diabo depois de três dias que não deixa ela dormir que ele fazer essa costura diferente passando sono ela falar e precisava que já e era bom é a melhor do que o meu marido falecido existe a lidar com testar ai vocês vão ouvir e vocês são todos ruim e tudo a descreve a outra gente alto Moreno e que você tem é uma re sistência dentro daquilo que ela tá militar Dani mas existe uma forma de resistência dentro daquela daquela limitação né e eu acho que existe os caroços atuais a bruxaria e uma

misteriosa e essa bruxaria positiva mas eu levo o estereótipo para mim e as lutas um beijo beijo da voz dessas mulheres uma boca daquela do privada então a gente transforma bruxa narradora e Tenta arrumar motivos até implicar tenta dar soluções assim eu acho muito legal sua mão antes de no livro o versu s Atlético tem um momento que ele fala da história de hagar e Ismael e vai explicar por que as mulheres se voltam ao diabo em um parágrafo ele fala é agora de boa agora muito maior rezou para Deus

usou para Deus mas não respondeu Deus estava do lado de Abraão então jovens veio e assim nem Abra sua mulher que foi responsável por Deus então jogos uma figura atraente mesmo é a figura eu não tenho que vocês lembram da história de hagar e Ismael na bíblia agora ela era escravo do de Abraão e Alô era casado com Sara sara era muito velha pedalo e daí a senhora chega a Sobral e fala oi eu precisava de maneiro né Então como eu não posso mais da Luz pega H ela pode ter um verdadeiro e fica

dizendo fala internos desculpe mas assim você tem um senhor eo escravo e nas Ismael é o filho de olhar o e depois muito lindamente né é bondoso do bem ele falar não para você tem muito legal deixando teu marido teu olho dele então vou te possibilitar e o herdeiro da inatividade e daí Ismael começa a ficar com ciúme de Isaque Porque ele é o mais velho mas ele é um bastardo e daí Abraão tem a Brilhante ideia sugerida por um Angela não lembro mais de deixar abandonar garis maior muda Gerson E aí

o pãozinho Patriarca judaísmo Essência em consequência também do cristianismo abandonou a escrava na qual o buraco ali assim põe a ter um é o de fazer uma das Artes quando ele não serviam mais então aqui os nossos mitos fundadores do Judaísmo do cristianismo e da muit o agressiva contra as mulheres na equipe Então ela como vilão pegar ela queria matar o Isaque o filho dela eu Éder o legítimo e a irrita mas aqui atende a bruxa o que existe uma bruxa relação dessas mulheres que tipo Ai ela tá

enchendo o saco e gente faz com ela né Aí eu acho interessante porque o exterior Escolha entre de formas muito interessante número de já dizia no home theater já me marcaram perguntando por aquele aspecto dizer que a ministra Damares é uma bruxa a bruxa ma is feia chata irritante não sei o quê e daí eu falei cara a Damaris Ela é perfeita para ser a denunciante de bruxaria para ter uma das mulheres e vai procurar a marca do diabo porque na Inglaterra não era a única que faziam isso não eram

mulheres de boa fama de boa reputação mas assim tem como discurso ali é um curso predominante do que você entende como bruxa a bruxa vai ser amar ou vai ser a heroína dependendo da sua posição política Olá pessoal você escolhe qual é a bruxa qu e você quer porque a gente tem estereótipo tem que escolher qual é a bruxa gente que é para mim isso é legal mas também problematização da bruxaria mentirinha né porque por exemplo se fala muito sobre a inquisição quem manda o bruxa na Idade Média mas tem

que falar Bruxas acontecendo dentro das modernas a gente fala em Milhões de Bruxas queimadas nem escutar população da Europa meu pai é porque a gente queimar milhões de bruxa ele do mundo muito triste condenam a morte roubar na Ingl aterra roubar a casa da propriedade do vizinho é passível de pena de morte o Whindersson que condenam a morte tem teste você não tem condições de numa Europa dessa época queimar 9 milhões de bruxa que tomar alguém fala né a gente tem as estimativas de em Bruxas ao

longo de 300 anos mas assim é que a gente está tão sentir os número tem alguma muita coisa né mas o pessoal mais assim tipo assim algumas pessoas até chegar a falar de um milhão de bruxa considerando aqui para uma horta seria Popular histeria coletiva que morreram na na cabeça equipamento e tudo mais mas eu tenho a gente não tem um a tampa nos não mas a gente alarme esse número já foi sugerido que era para comparar com o local sujo dele para a gente conseguir porque holocausto judeu Pelo menos é

uma coisa universalmente reconhecida causa de mim podem determinar do grupo bizarro e daí existe uma ampliação do número das bruxas para aparecer que é mais até a operadora não falar do Pânico para usei das b ruxas condenadas do naquele ano não tem um processo de nós deram está envolvido o um respeito dos genes primeiro traçado eu sempre 90 acusada dentro do mesmo processo tem muita coisa né a gente acha que o convívio nosso então a gente pensa nas pessoas como números não como indivíduos Neo a

nossa dificuldade de utilização enquanto a sociedade não nível pessoal é então aqui então submeter que eu revelar da bruxa vai na vó oi perguntei a você se um pouco mais fofinho só por conta do te mpo tudo bem tudo bem eu já estou terminando é a questão da sublimação Depende do que você entende como quiser e nada na sociedade então a bruxa ou errada numa sociedade que você não pode fazer você não pode impedir concepção essa bruxa vai ser uma pessoa problemática numa sociedade atual em algumas

parcelas da população acham fundamental Você tem o planejamento familiar a bruxa pode também eu acho a mesma imagem de bruxaria ela corta positiva pode ser negativa dependendo da sua o pinião política o Harry Potter eu achei muito interessante com ele e o Ângelo ficou é e ali não é que tomar bruxaria é só uma faculdade fechado e a inteira bruxa e ela bebe na fonte da bruxaria que é mais associado ao masculino EA bruxaria e a Bruxaria no dica Você estuda você aprende você lança abrir o seu tipo

uma língua que não é a sua língua o hotel uso uma língua outra e daí é uma religião assim mas enfim a bruxaria mais tradicionamente associado ao feminino é a brincar imputa é sempre uma bruxaria na língua vernácula você faz um feitiço que eu restinho de mais do que hoje em dia aparece um abrigo infantil né tipo daí a gente tem no Caldeirão e tudo mais eu tenho outra bruxa no inglês então vários eu vou passar rapidinho eu tenho uma festa inteira da minha tarde falando sobre isso a forma como

presente você tem ganhou tem o Dark falando e a operação do que alisa da Bíblia mas é que dewey não é muita estar ativo não é aquele trago seu amor em sete dias é um infectado da personalidade dela então quando perdeu e Esse aspecto ativo Esse aspecto da vontade da bruxa da vontade da mulher para dizer alguma coisa lá nem pensou ele por ela existir é uma coisa fácil Iva então daí vem o tipo charme mas achar me veio em campings encantador então todas as palavras de feitiço enfeitar aquela pedra

se sentir uma característica um traço de personalidade e quando vira um traço de personalidade quando pede Esse aspecto da e da deliberação fica pos itivo então quando a mulher deixa de ser esse efeito de liberado é positivo porque ela tem reduzir e ela cai na frente batalha tenho que batalha negativa geralmente o aposta positivas de vez em quando mas geralmente ou negativa né enfim Desculpa falei demais olha tipo de modo dado o avançar da hora e aí Claro conta disso embora a gente tenha mais

perguntas eu peço para que vocês derrube os seus respectivos meios que a gente faz para baixar também dúvidas sugestões para quem tem pe rguntas para fazer mas a gente encerra a mesa de hoje e mais uma vez eu reitero a minha imensa felicidade é é tipo a presença de vocês por ter essa mesa tão brilhante dá uma enriquecedora com temas ainda que complementares ao mesmo tempo diversos agradeço mais uma vez a Amanda Ana Carolina ela lá a gente vai apresentações aproveito também para convidar todos e

todas as nossas segunda mesa e curte título é o cerne das perseguições as bruxas que contará com a participação das professo

[EDIÇÃO 4] Mesa 1: A dimensão literária do fenômeno da bruxaria



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