RECUSEI CLIENTES E ELES AINDA FICARAM FELIZES
RECUSEI CLIENTES E ELES AINDA FICARAM FELIZES
RECUSEI CLIENTES E ELES AINDA FICARAM FELIZES
e Eu recusei o cliente e ele ainda saiu feliz e olha não foi apenas uma vez foram várias vezes quer descobrir o que que eu fiz eu assistir esse vídeo até o final que eu te explico o Oi e aí designers e Amantes do Design tudo bem com vocês meu nome é Rodrigo Silva sou publicitário e designer gráfico e você está no canal design de conversão o canal feito para ajudar você a criar suas artes pensando de uma forma diferente pensando em resultados e é ímpar recusando trabalho ó tá fazendo ganhando
dinheiro em calma aí que não é bem assim eu não sou louco e ainda não estou rasgando dinheiro tá existem três coisas que pessoas profissionais ou empresas muitas vezes deixam a desejar que são maturidade integridade e honestidade são três valores que fazem parte de um conjunto que formam o bom profissional muitas vezes recusar cliente recusar trabalho não quer dizer que você está bem financeiramente não quer dizer que você é rico não quer dizer que você também esteja desfazendo de de terminados
clientes muitas vezes quer dizer que é sinal de maturidade integridade e honestidade e eu explico por quê primeiro isso não aconteceu em toda minha vida e não acontece sempre são casos específicos que onde eu tive a oportunidade digamos assim de recusar o cliente ou a proposta de trabalho que o cliente queria que eu fizesse para ele e nesse vídeo eu vou contar 2 é o primeiro foi um pedido para criar um logotipo para um blog isso foi dado o início do canal design de conver são ele estava começando
Acho que em torno de quase um mês uma pessoa entrou em contato comigo solicitando a criação de um logotipo teu naquele primeiro momento ele solicitou o serviço e eu passei o valor do orçamento para ele EA resposta dele foi Nossa eu achei que era mais barato para mim tá pesado aqui é onde vai entrar o termo maturidade e qual é a maturidade é você entender que nem vi o que você está de profissionalismo que você consegue ter uma visão holística que que ela visão no lixo é você analisar todo o
contexto de um diálogo que você está tendo com o cliente eu não existo da seguinte forma se o cliente ele chegou até mim primeiro ele comprou o valor no tipo de serviço que eu peço segundo se ele analisou que a minha proposta de trabalho está cara é caro comparado Ok então eu tenho que fazer essa análise é caro comparado ao que a é uma é ele não enxergou o valor o valor financeiro em relação a minha tarefa ou ele está completamente enganado em rela ção a Quais são os valores relacionados aquele
tipo de serviço prestado por mim ou por qualquer outro profissional é óbvio que com experiência e muito contato com cliente muitas vezes você consegue pescar através da forma do Diálogo né ou seja da Fórmula comunicação certos elementos que vão indicar em que jornada Em que ponto da jornada está aquele cliente então naquele aquele princípio de conversa me passou uma certa insegurança por parte do cliente é um cliente que ainda estava co meçando Então eu fui fazendo algumas perguntas para tentar
entender do que se tratava que ele pedir E durante essas perguntas eu descobri o seguinte eu descobri que ele era um total iniciante em relação ao design para estava acompanhando o canal o canal também estava começando ele sentiu dificuldade no processo de aprender a criar o próprio logotipo que eu decidi a situação de não saber resolver aquele problema ele teve acesso ao meu contato e achou o que segundo as percepções de vi da dele e de tudo que ele já viu até que em um momento em relação ao
design ele Talvez achou que o valor seria menor ao solicitar o meu serviço mas isso não é o fator de desmerecimento do meu trabalho mas sim é falta de conhecimento de comete funcionava a prestação de serviço de criação de logotipos ao perceber isso eu comecei a fazer outras perguntas para ele até chegar ao ponto de eu perguntar para ele você já escreve o blog ele falou ainda não é algo que eu vou começar tá o que você vai começar você já tem muita experiência tem domínio do conteúdo que você
vai promover e ele comentou também não é algo que eu quero testar eu virei para ele sair se algo que você quer testar Por que que você quer nesse momento investir financeiramente para construir um logotipo e o que você nem sabe se vai dar certo aí eu já joguei uma pulga atrás da orelha dele para ele parar para pensar em seguida eu fiz outra pergunta para ele você sabe como administrar um blog você sab e que ele é um blog você sabe criar conteúdo fazer postagens e ele respondeu sim eu sei fazer
então foi um momento da minha recusa e deixei ele feliz eu não falei para ele falando é o seguinte nesse momento você não precisa de logo nesse momento você precisa começar o seu blog criança conteúdo coloca para rodar se você ver que teve resultado Se começar a virar se você perceber que teve crescimento aí é o momento de você analisar se faz sentido você adquirir ou solicitar um serviço de logo a ti não faz sentido nesse momento você investir em algo que não sabe se vai dar certo aproveita
esse dinheiro que você talvez investiria na construção desse logo investe num servidor bom para você publicar o seu blog a analisar eu desejo para o matador do Twitter eu disse para ele quando o Twitter começou lá atrás o primeiro logotipo do Twitter Eles pagaram $25 se eu não me engano e foi de um banco de imagens banco onde tinha o logotipo já pronto até o final dessa convers a ele foi lá me agradeceu e ele falou o seguinte frase aqui olha não tem preço a resposta que ele me deu ele ligou
para mim e falou o seguinte Rodrigo agradeço muito tudo que você me falou agora qualquer outra pessoa não iria falar dessa forma comigo pois ia pensar apenas no meu dinheiro então perceba aqui na resposta desse cliente está os três valores maturidade EA maturidade profissional está integridade que a integridade lá misao com o texto entendeu contexto do cliente e por fim a honestidade que é eu ser honesto com o cliente junto com a integridade de mostrar para ele que talvez não é o momento dele
ter aquilo não é porque ele o que seja melhor para ele naquele momento eu sou um profissional que trabalho com isso e posso dar dar a melhor orientação para o cliente o segundo cliente que recusei já faz parte de um círculo de amizades dos amigos que eu fiz em alguns treinamentos estava no processo de lançamento do canal quando ele me procurou perguntand o se eu não poderia desenvolver o site para ir Thomas marcamos uma reunião online A gente conversou debateu sobre o assunto nessa reunião ele
apresentou todos os detalhes tudo aquilo que ele precisava para o site dele ele queria uma área para membros ou área de academia com conteúdo mais profundo em relação àquela proposta do site dele em nossa conversa eu percebi que era um trabalho muito grande era o projeto muito grande exigir muito tempo de trabalho e financeiramente de uma cer ta forma valia muito a pena pelo tamanho do projeto que era só que aí eu invoco os três valores uma atualidade honestidade integridade E durante essa com tô
fazendo algumas perguntas-chave eu consegui extrair o que de fato ele precisava analisar todo o contexto de forma holística e entende que naquele momento não era melhor momento para ele ter aquele conteúdo ele estava vislumbrando o alvo que na realidade precisa ser de tempo ou seja para sair do ponto a para chegar ao ponto b você precisa passar por essa jornada naquele momento ele estava analisando o Fim da Jornada estava esquecendo de todo o caminho que eu precisava percorrer antes e da mesma
forma que o primeiro cliente ele estava Apostando em algo só que ele já estava querendo entrar no jogo apostando muito alto não tem problema algum você entrar no jogo apostando ao a questão é que quando você conhece no jogo saber apostar não é mais forte é saber quais são os caminhos e conheceram a dinâmica do jogo par a que caso houver e as suas perdas não sejam tão grande assim só que deita daquele contexto dentro da nossa conversa eu percebi que era o início de um jogo e falta de conhecimento
do jogo tem um ali dentro daquele nosso diálogo de aproximadamente 40 minutos ali eu pude trazer luz e relação aquilo que ele estava planejando e idealizando então ele percebeu que de fato o que ele estava querendo era algo grande demais que naquele momento que ele estava iniciando aposta dele financeiramen te talvez não valer a pena e o melhor de tudo isso eu consegui dar outros caminhos muito melhores para ele que aprimoraram e muito lançamento do produto dele aí talvez você possa me perguntar
Poxa Rodrigo tá bom se recusou o primeiro cliente foi do logotipo um valor até baixo e agora você recusou um projeto de um valor mais alto porque que você faz isso maturidade integridade e honestidade Nem tudo é dinheiro e para um grande profissional isso vale muito tá acontecendo o seguinte tan to primeiro acontecer segundo o cliente eu simplesmente pensando dinheiro poderia atender eles projetar fazer o que eles estavam pedindo entregar E no fim Nem um nem outro teve resultado nenhum nem outro
através da minha comunicação da nossa conversa eu pude ajudar a transformar a forma de pensar e ele acabou seguindo o caminho que ele estava seguindo e talvez não tenha dado certo o primeiro que solicitou logotipo seguir um outro caminho mas posteriormente entrar em contato comigo pa ra solicitar o serviço o segundo manteve-se no caminho só que com uma outra dinâmica de pensamento Baseado Em algumas das sugestões que havia dado para ele começou a ter resultados mais expressivos e ele entrou em
contato comigo só que agora eu estava em outro momento tanto para um quanto para ela para outro eu estava em outro momento agora minha recusa não foi em relação ao que eles queriam agora minha recusa foi em relação ao momento que eu estava vendo só que o fato de o demonst rar maturidade integridade e honestidade fizeram com que eles enche um algo a mais em mim como profissional deram mais confiança e tranquilidade para que eles pudessem voltar depois novamente em solicitar um serviço comigo por
isso nem sempre o dinheiro eu tenho uma frase que ela é muito importante na minha vida profissional e ela faz muito sentido para muitas coisas a frase é o seguinte na maioria das vezes o cliente não sabe o que quer parece óbvio né você talvez como cliente Eu t alvez como cliente Como assim eu não sei o que quer intense uma coisa se você está em busca de algo se você quer comparar ao adquirir algo você está querendo algo que não é algo que você produz Então você está querendo algo produzido
por alguém profissional que produz aqui então as suas referências em relação à produção a qualidade a funcionabilidade daquele tem aquele produto daquele serviço você não tem conhecimento profundo que tem conhecimento profundo é o profissional pelo qual que você estava entrando em contato então é natural que o profissional na maioria das vezes sabe muito mais o que o cliente quer do que o E aí E como eu disse no início eu não sou louco não rasgo dinheiro eu não faço isso sempre a questão é que
você analisa o contexto do cliente você através da conversa com o cliente Você já consegue identificar em que ponto da jornada o cliente está e boa parte dos clientes que chegam até mim já tem um nível de maturidade mais elevado em rela ção a solicitação do trabalho só que algumas vezes dependendo do contexto eu vou estudar mais vou aprofundar a conversa com o cliente para mostrar para ele que talvez o que ele está querendo de mim não seja exatamente aquilo que ele precisa para ele naquele
momento Essa é uma regra minha talvez se fizer sentido para você pode ser uma regra que você pode adotar então de uma certa maneira eu posso dizer eu posso recusar clientes porque eu tenho maturidade eu tenho integridade e e u tenho honestidade que dão que são a base e me dá um suporte para fazer isso percebe que esses três itens não tem nada a ver com dinheiro e quando Eu recusei o site que financeiramente já vale muito a pena eu não tava tão bem financeiramente assim eu precisava daquele dia só
que não era íntegro e ferir o valor meu de honestidade então na minha opinião ser um profissional é muito mais que fazer o seu trabalho bem feito é um conjunto de valores que somados trazem muito mais confiança c onforto e segurança para o cliente então mas você pode perguntar e como é que você faz isso Rodrigo e chama-se poder das perguntas sempre pergunte não fique apenas no nível superficial muitas vezes a dor do cliente a dor que eu falo é a dor e busca de uma solução para um problema que o
cliente tem muitas vezes a dor é apenas superficial é a mesma coisa que acontece quando você vai no médico o médico vai te perguntando um monte de coisas para entender o que de fato se trata aquela do r você chega e você fala estou com uma dor aqui isso é um sintoma superficial o médico vai trazer várias perguntas para tentar identificar Quais são as possíveis causas desse sintoma dessa dor esse linda o identifica ele vai solicitar exames para que ele possa de fato entender porque que você
está tendo aquela dor é a mesma coisa com cliente na maioria das vezes ele está mostrando para você apenas a ponta do iceberg apenas a parte superficial do que ele mais precisa e se você c ompreende se você sabe fazer as pergunta se você consegue extrair coisas maravilhosas você consegue fazer uma relação entre profissional e cliente que se torna algo maduro Você pode ter um cliente para a vida toda e o melhor esse cliente vai ficar agradecido por você talvez recusado o trabalho dele mas
ter aberto o olho dele para outras coisas então é isso espero que esse conteúdo tenha sido relevante para você esse foi Deixa seu like inscreva-se no canal se não for inscrito
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