Webpalestra - Transtorno do Processamento Auditivo Central: quando encaminhar?

by - outubro 30, 2021

Webpalestra - Transtorno do Processamento Auditivo Central:

Webpalestra - Transtorno do Processamento Auditivo Central: quando encaminhar?



tudo bem então eu sou madalena eu sou professora da universidade federal de santa catarina nessa fonoaudióloga já formada 19 anos né estou aqui estou aqui na universidade desde 2004 então é um prazer muito grande participar desse processo o projeto telessaúde qual é o que a gente sabe o quanto é importante capacitar os profissionais né da atenção básica que são que é por meio desse diálogo que a gente consegue melhorar aponta então estou muito feliz de poder estar aqui né é a

minha experiência maior dentro da fonoaudiologia é quarta auditiva néon o nosso tema de hoje é o transtorno processamento auditivo central e também trabalho com outras questões da área de ti vi que vou falar pois por um pouquinho ao longo da palestra certo então é o tema nosso da da aula de hoje que é o transtorno do processamento auditivo central é um assunto que surgiu no brasil desde 97 no trabalho já que com crianças que têm esse transtorno desde 2000 né então um assunto que já t em um certo

tempo mas mesmo assim de ver que vários municípios não têm é profissionais que sejam capacitados para fazer esse encaminhamento e também essa intervenção dessas crianças ou adultos ou até mesmo idosos na então por isso a gente pensa a gente né faz parte da equipe do núcleo envolver do hospital universitário neves trabalha com muitas crianças de aprendizagem que a maioria tem esse transtorno escolheu esse assunto pra ver o quanto é importante todos os profissionais têm ate nção pra ele então assim

a gente pensando um pouquinho nas estruturas do sistema auditivo como um todo a gente teria na primeira figura a parte que a gente chama de sistema auditivo periférico nec famato tesouro e externa esse pavilhão que a gente pode ver na parte externa né aí o condutor onde está a ser a parte dele a média ea parte que tem a cópia é aquele cara condição as células da audição então essa parte periférica é extremamente importante que a gente receber a informação né e ntão na infância o mais comum é as

crianças ter infecção de ouvido que são as otites né então na parte do meio onde tem aquele sozinhos a gente tem muito líquido né a gente tá na época agora começou a esfriar então é muito comum as crianças terem muitas infecções de ouvido que são sazonais são passíveis de tratamento mas otite de repetição das dores de ouvido freqüente elas vão deixando sequelas e a gente sabe que as otites hoje em dia são as principais causas do transtorno de proce ssamento auditivo central que vou falar mais

tarde porque porque ora criança escuta de uma forma então que ele escutava forte quando atacou essa infecção de ouvido ela escuta baixo à época ela sai do quadro e ela ouvir de novo de o som de uma outra forma com essa distorção do parâmetro acústico é uma das características que a gente mais percebe nas histórias às crianças que têm extração do pensamento ao tipo central então nessa parte do meio da primeira figura depois avançando um pouquinho a gente tenha coca que ficará com ditam as células

da audição então ali a gente vai ter várias células que são muito importantes por agente recebeu a informação e se transformado num impulso mecânico e elétrico então sempre que tem células é lesionados nessa cóclea a gente vai ter uma perda auditiva e muitas vezes a maior parte dos casos a perda irreversível né têm tratamento mas é diferente da primeira condição que a gente pode tratar com medicação né e caminhando mais tem essa figura do lado que partiria ao longo das sete têm medo que parte da

região da cóclea a gente vai ter essa estrutura ao lado que vai ter todo o caminho que havia objetiva fácil para chegar até o córtex auditivo então a gente vai falar um pouquinho hoje do processamento auditivo que nada mais é esse caminho que a onda sonora faz desde que chegou no pavilhão até o córtex auditivo que fica no shopping temporal esquerdo então todo esse caminho o som faz até chegar no córtex é o proces samento auditivo então é nada mais é do que do que o que a gente faz com que a gente

escuta certo então assim os distúrbios da audição a gente classifica as duas formas né então tem o mais comum que é quando acontece o sistema altivo periférico que a gente vai ter uma perda auditiva porque o indivíduo teve um prejuízo na recepção da informação sensorial né então aquilo que eu falei antes na parte do meio possa com líquido ou na parte mais do caracol ele utilizam de células então eu vo u ter uma perda auditiva é certo que geralmente uma alteração que a gente chama mais orgânica o

transtorno processamento auditivo central quando ele é puro né o paciente não tem nenhuma alteração nessa parte periférica então não tem líquido ele não tem lesão de células mas mesmo assim ele tem dificuldade de analisar essa informação de tive então maior parte dos indivíduos que nos procuram eles relatam eu não escuto bem os pais falam muito a ele é muito preguiçoso chamam e não atende aí nós fazemos um exame auditivo mal demetrio a gente verificar que esse indivíduo não tem perda auditiva

nenhuma né então de fazer exames especializados a gente verifica que não tem essa pergunta é né então a gente pode pensar que sempre que o paciente tem uma audição normal mediante uma queixa dele não escutar bem deles e desatento desligado que ele possa ter transtorno processamento auditivo central porque ele vai te inabilidade para lidar com essa informação sonora então assim a parte periférica como eu falei antes a gente divide ela que não é o foco do nosso da nossa aula de hoje né é ela se

divide em três conceitos principais quando a gente tem problema periférico onde tentam a perda condutiva com a imagem mostra ali que pode ser até uma cera que a gente tem ouvido é que a ser nada mais é que uma proteção do ouvido mas ela tem que ser removida porque ela pode causar uma dificuldade que o indivíduo houve né e é condutiva também quando a faa afeta aquela parte que a gente conversou antes que o paciente pode ter líquido na orelha média e com isso ter o tipo de repetição né a perda

mista seria quando o paciente tem um problema tanto na parte do combustível como na parte que a gente chama sensor neural que a cópia e ela é só censório neural quando afeta essa parte do caracol da cópia onde estão essas células da audição então essas células ciliadas na opção que estão dentro da cópia são as principais células para fazer a amplificação do som então com o som pede muita energia passando no meio aéreo para o meio líquido essas células têm papel de amplificar essa informação

sonora que foi perdida então quando de televisão dessas células podem selecionadas que o mais comum é pelo ruído desse trabalho no ruído pessoas tomam muito antibiótico né um trauma acústico é o próprio envelhecimento né é então essas células a opção passa a fazer essa função de amplificar o som é o indivíduo então ele tem uma perda que geral mente é reversível então assim na primeira as condições da perda se condutiva né geralmente o tratamento é médico nem tão próprio pediatra geralmente é

o profissional que na infância a maior parte dos pais levam e é o que soluciona esse problema com medicação né é quando é um caso mais grave que é passível de um tratamento clínico é e cirúrgico é o médico otorrinolaringologista que passa a companhia esse caso e se a gente tiver um problema censório neural né a gente vai precisar de uma equipe pra fazer essa esse tratamento então assim quando a gente tem as células da audição lesionados a gente vai ter problemas então pra ouvir então ali nessa

nenê 61 audiograma imagem uma audiometria então sempre paciente faz um exame para saber se ele está ouvindo bem ou não a gente faz exame no gráfico é chamado de audiograma então a gente tem do lado é esquerdo nas frequências que são as frequências mais graves que são os grossos e mais para a direita os sons mais filhos que são os adultos né então aquela região ali que está sim a gente chama que a banana da fala então geralmente a audição normal é de 0 a 25 então é onde estão a maior parte das

consoantes as vogais e consoantes se concentram muito na região sons bem finos sons agudos então a inteligibilidade sons é muito importante pra gente ouve e é muito muito importante no desenvolvimento criança que essa opção seja preservada para que ela possa ouvir ela tem uma boa recepção para ter uma boa e xpressão quando o indivíduo tem lesão daquelas células que a gente estava falando anteriormente né então a lesão pode ser uma lesão então voltar aqui a lesão pode ser uma lesão por

exemplo como a gente tem nas áreas sublinhada onde o paciente passaria a ter uma perda profunda então ele deixaria de ouvir todos aqueles sons de fala ele vai ouvir sons de alerta então somos muito fortes né geralmente todas as células foram perdidas então o paciente que tem uma perda importante que houve só se somos muito fortes uma perda onde houve só çom 50 60 ele deixa de ouvir a fala então ele vai precisar de um tratamento da então por exemplo essa essa parte vermelha né se o paciente o

mínimo que ele escuta são sons ali ele vai precisar de uma amplificação que é prótese auditiva porque a nossa fala geralmente em torno de 50 a 60 então o mínimo que a gente ouve bem baixinho ser linear de então deixa de ouvir com muitas informações importantes então o tratamento gera lmente é o tratamento com o otorrinolaringologista e com fonoaudiólogo então essas células ciliadas sempre ficam né podem ser solucionados então com aparelhos de amplificação sonora individual indicou fala mais

popularmente próteses auditivas entre elas têm essa função de amplificar o som e elas passam a fazer a função dessas células ciliadas que o paciente perdeu né a gente tem um programa nem todos os estados do brasil né existe uma portaria nacional já existe há algum tempo e todos os estados do brasil eles têm centros que são de média e alta complexidade em saúde auditiva onde cada município pode fazer o encaminhamento então a gente tem um das pessoas que são do estado de santa catarina a gente

tem a secretaria de saúde se a gente entrar no link da saúde auditiva existe um encaminhamento próprio que esse paciente pode ser encaminhado por qualquer profissional da rede de saúde é porque existe um local que a gente vai preencher que disse o paciente se o profissional é desconfia que esse paciente tem uma perda auditiva e se essa perda foi confirmado nada é melhor ainda porque o paciente vai chegar com essa confirmação então a gente tem na renda em santa catarina um serviço do sus de

concessão dessas próteses auditivas que eles vão para um centro de referência onde tem vários centros de referência nas diferentes regiões do estado em santa catarina que fazem essa concessão esse atendimento das próteses auditivas quando o pacient e tem uma perda muito importante como foco mostrar aquela figura anterior de uma perda profunda ou seja o paciente show vai ouvir sons que são superiores a 90 bebês que são sons muito fortes que é uma explosão barulho muito forte também não entendi

nada nada de fala a gente sabe que nesses casos as provas obtidas não são suficientes para esse paciente entender a fala então existe toda uma um critério de inclusão mas em caso de perda severa profunda é indicado implante coclear que a gente vê na terceira foto né que é uma é uma é um é feito mediante uma cirurgia né então esses pacientes não podem ser encaminhados direto da atenção básica para fazer essa cirurgia nem tão ou a gaúcha universitário aqui da universidade federal de santa catarina

é o único serviço de referência em alta complexidade que faça essa cirurgia pelo sus existem serviços particulares mas pelo sus é só água o que faz então todo indivíduo que vem pra fazer a cirurgia ele é encaminhado de algum serviço de referência de saúde auditiva ou seja ele foi ao local se verificou que ele não teve aproveitamento com as próteses auditivas é encaminhado para o hospital universitário então a ponte o serviço de média e alta complexidade em saúde auditiva que encaminha o

hospital universitário então o paciente faz uma cirurgia ele passa por todo um processo a equipe multidisciplinar e se ele tem critérios ele vai fazer uma cirurgia de implante coclear com o médico otorrinolaringo logista e após 30 dias e atinge essa parte externa é que a gente tem mantena que tem um ímã com a parte interna e quanto mais precoce e tratamento for feito melhor é a possibilidade da criança poder ter uma linguagem normal não tem várias pesquisas que mostram que se a criança até os 2

anos ela for implantada ela desenvolve a fala normalmente é uma coisa que eu não falei mas que é muito importante obrigatório de uma lei nacional que toda criança quando nasce faça o teste da orelhinh a né então ele é muito importante pra gente precocemente já encaminhar essa criança para selar a falhar para encaminhar percepção auditiva para vencer apesar de uma prótese auditiva do implante coclear é uma prótese auditiva já pode ser utilizada um dia de vida geralmente não é porque a gente

possa fazer um diagnóstico é fundir ser feita em dias de vida geralmente são 12 meses um mês o implante coclear a gente precisa de um tempo maior pelo crescimento ósseo pelo diagnóstico te m que ser muito fidedignas né mas geralmente a partir dos doze meses a cirurgia de implante coclear pode ser realizado bom então esses casos que eu falei anteriormente do de perda auditiva tratamento com o aparelho quando a gente tem uma lesão é das células ciliadas da copa então o indivíduo não entendi porque

ele tem uma lesão nas células que foi indicado por meio do exame e adequar o tratamento é o ideal agora ele vai falar do tema da nossa aula que é o processamento auditivo centr al então como eu falei anteriormente o processamento nada mais é que todo o caminho que a onda sonora faça isso ela chegou até chegar nosso córtex auditivo então é tudo que a gente faz com que a gente escuta tá então é ea gente vai avaliar a eficiência e eficácia que o nosso sistema nervoso o time o central tenta lidar com

essa informação auditiva então muitos indy a maior parte dos indivíduos que nos procuram que têm alteração de processamento eles ouvem bem mas eles têm muita dificu ldade eles falam muito eu escuto mas eu não entendo é muito comum se ligado problemas de aprendizagem porque como se essa onda sonora chegasse no nosso córtex auditivo mas ela chega devagar a criança perde muita informação então com isso ela é desatento é desligada e ela tem muito problema de aprendizagem linguagem então é o

processamento a gente fala que ele é o resultado de uma conversa que a orelha tem com cérebro não é porque é um personagem chega na nossa orelha e o cér ebro tento milissegundos analisassem formação então o nosso sistema é muito rápido e no segundo a gente recebe várias informações né e é muito muito importante que os primeiros anos de vida da criança os três primeiros anos de vida da criança a gente tem muita formação de células neuronais né então muita transformação muitas assinaturas são

feitas então os três primeiros anos de vida é fundamental que essa criança tem um meio muito adequado de estimulação então não adianta só ou ve bem ó tem que ter uma estimulação adequada para que essa conversa do que ela ouça com cérebro também seja adequada e eficiente então a estimulação precoce também é um dos indícios que a gente verifica nas crianças que têm essa alteração no processamento geralmente ambiente não é adequado em casos principalmente né de mães que não tiveram a

gestação planejada é o que tem negligência às questões sociais a gente ver como a situação não é adequado e surgem os problemas do processamento auditivo central então esse processamento auditivo central e depende de dois fatores que a gente fala sempre que são fatores bottom-up né que seria via auditiva ascendente um besouro ele externa até chegar no córtex auditivo então vou ter que ter uma boa eficiência uma boa eficácia do som passar rapidamente por várias estações tão cada estação da

via auditiva tem uma função como falei anteriormente na cópia o som vai ser detectado o nosso tronco encefálico que é uma via intermediária antes a gente chegar no córtex é muito responsável pela localização sonora que a criança já começa a localizar os seis meses são seis meses a criança já tem direção direita e esquerda três anos de idade a criança já tem de estar cinco direcções estabelecidas que a direita e esquerda à frente atrás em cima da cabeça então ela perceber a funcionar em todos os

jogos é muito importante então quando ela tem definido por que essa estrutura que a gente conhece de tro nco encefálico está pronta né então é muito importante uma boa localização para a sala de aula saber quando a professora falando é que tal coleguinha também é importante ter essa maturação dessa vida mais adiante a gente vai ter o córtex auditivo é que fica na parte esquerda do cérebro responsável pela análise da informação verbal linguística entendem histórias compreender os sons né a criança

tem que ter um bom é um bom ano otan geralmente é que você fica um homem só ouvindo falar ma is tarde poder desenvolver a fala né então primeiro ano de vida é fundamental que ela ouça bem tem um bom modelo para lá começar a falar né então a criança já tem uma excelente compreensão a gente consegue ver comandos verbais simples a partir dos 9 meses nem uma coisa que a gente sempre testa com a canção nove meses a gente fala dá tchau e a crianças ou vida teatral a gente cantar um parabéns os novos 12

meses esperado a imprensa de tchau que ela bata palminhas né a gente cantar um p arabéns a criança já ouvi então já mostram sinais claros que ela tem uma boa compreensão certo então assim as estruturas elas têm que estar prontas para a criança tem essa boa compreensão do processamento onde tem a parte esquerda que responsável pela informação verbal né ea parte direita é responsável pela parte não verbal que seria o que a questão de inferências né entender por exemplo a moral da história é uma

piada questão de duplo sentido que são questões muito importantes pa ra a interpretação de um texto nem saber as inferências é que não quer dizer então na avaliação do processamento auditivo central a gente vai avaliar todo esse caminho que o som faz até chegar no córtex auditivo ea gente vai simular situações do dia a dia com sons de fala pra ver como é que o ensaio esquerda tá analisando a parte direita que é pra ver como é que os sons não ver mais trabalho e também como essa via auditiva

se comunica né então o bottom up é toda essa via ascende nte eo top down seria a fórmula formulação e outras que são responsáveis pela forma formulação do conteúdo lingüístico né então a parte frontal que o planejamento vai ter uma área motor onde vai ser planejado os órgãos foram articulatórios então a gente vai avaliar também como é que o planejamento como é o discurso essa criança né eu falo criança que são geralmente o que a gente trabalha muito com identificação precoce diz mas acontece

muito do transfor processamento auditivo cen tral também se presentes em adultos a gente tem vários estudantes da universidade que a gente faz apoio como possibilidade que estão com dificuldades da universidade pará passar de fase e a gente tem vários pedagogos que nos encaminha para fazer essa avaliação também então os adultos então assim quando o indivíduo tem é uma alteração de processamento auditivo é porque ele tem uma inabilidade auditiva ou seja é a capacidade que a gente tem de lidar com

a informação auditiva entanto re cebe sons então por exemplo eu estou conversando com uma pessoa junto tem um burburinho tem um barulho mas eu consigo manter essa conversa é porque eu tenho essa capacidade de manter a atenção e esquecer então chama isso de figura fundo que a capacidade que a gente tem de lidar com a conversação manter a atenção e esquecer o barulho de fundo então a habilidade auditiva nada mais é que uma capacidade que o nosso cérebro tem para lidar com as informações estão

na avaliação do proc essamento auditivo a gente vai avaliar a eficiência as capacidades de sujeito tem que lidar com essas informações então assim a gente testa diferentes habilidades né então a gente testa na avaliação se o indivíduo localiza-se lateraliza que a gente avalia por meio de fones de ouvido se discrimina se ele percebe diferenças de sons um banco são diferentes garganta são sons parecidos que chama de paris mínimos né então as pessoas têm muita troca na fala geralmente é porque

no céreb ro dessa criança esses pares mínimos não têm uma boa discriminação então a criança exposta vários sons do cérebro dela adquire traços sonoros que conseguem perceber a diferença de sons ela tem essa discriminação mais tarde ela poder passar isso prescrita a criança que não tem essa discriminação sonora ela vai falar errado também primeiro a gente escuta para depois falar para mais tarde a gente tem processo de alfabetização toda uma rede né o reconhecimento que ela ouve saber
o significado das coisas né a gente avalia muitos aspectos temporais são relacionados à criança perceber a diferença de freqüência sabe que eu sou grosso que é um som fino um som longos um curto um som forte um som fraco então assim parece muito simples mas são conceitos que a criança vai aprendendo mais tarde geralmente tensa aspectos temporais definido somente na adolescência a gente tem para a normalidade desde os 7 anos estabelecidos né mas são testes que a gente faz da criança houve por

exemplo três sons pedro py pó fino fio grosso como atividade simples 10 eu vejo a criança discrimina se ela sabe a diferença de freqüência ela reconhece as frequências ela tem memória pra gravar e se ela consegue dizer pra mim que foi grosso grosso filho então a gente avalia o hemisfério direito reconhece o som grave do adultos percebe a diferença como comunica com esquerda pra dizer que foi grave foi a gota então a gente faz muito testes temporais são muito importantes a gente a valia como é que

é o reconhecimento da criança mediante sons competitivos então vou dizer para ela manter uma actividade de escutas direcionada que acontece muito na sala de aula ela vai prestar atenção em frases e juntos são dados a uma história então tem que esquecer aquela história o ruído de fundo e prestar atenção então em atividades direcionadas então como eu falei antes aspectos temporais a gente trabalha muito com eles que geralmente estamos na nossa avaliação as que mais dão alterados então os aspectos

temporais eles são muito importantes para a questão da fala da música e da leitura então assim essas habilidades como falei anteriormente são habilidades imprescindíveis para a criança tem uma boa aprendizagem mais tarde ela ser um adulto independente não da criança geralmente vê que tem um fracasso escolar vai ter uma questão social às vezes na adolescência e tem toda uma dificuldade que a gente observa então essas habilidades de processamento auditivo sã o muito importantes canais interpretação

do som então uma boa sociabilização então o transtorno processamento auditivo central acontece quando essa canção esse adulto tem uma inabilidade para analisar e interpretar o som então esses indivíduos previamente fazer uma avaliação do processamento auditivo eles já fizeram uma audiometria e eu verifiquei que eles não têm problemas de audição então por isso que é conhecido como perda auditiva funcional ou seja o paciente ouvir mas ele não lid a bem com aquela informação geralmente é

lenta processar essa informação então ele tem pobre performance nesses testes que a gente faz trabalhar suas capacidades auditivas as principais características do indivíduo que tem transtorno processamento auditivo central elas são muito e 16 no processo de alfabetização é um indivíduo tem dificuldade para aprender porque na aprendizagem vai ter questões de memória de retenção de atenção ele tem que ser rápido para prestar atenção no que a professora falou que ela coloca no quadro para escrever

uma vez que seu coleguinha está falando então várias funções executivas que ele vai ter que trabalhar então isso é muito visível na aprendizagem então tem dificuldade para aprender para entender né aquela criança que toda a gente tem que falar amplo que né então é muito visível essas queixas na dificuldade de aprendizagem de seguir instrução oral e com isso eles são muito dispersos são muito agitados na o teto de mais um dia de sol já não entende de tudo isso da dificuldade

sociabilização geralmente eles brincam com crianças menores crianças muito maiores porque a eles fogem das regras da idade a gente trabalha muito com a equipe de pediatras trabalha muito com psicólogos e enfermeiros né porque é geralmente o pediatra geralmente o profissional que geralmente os pais mais procuram começam a conversar da história da aprendizagem da dispersão né então a gente recebe muito hoje em dia o encaminhamento de psicopedagogo de pediatra de crianças que têm essa queixa de

ouvir bem mas são dispersos então é muito importante que trabalha no processamento auditivo faça parte da avaliação dessa equipe multidisciplinar pra gente ver se realmente é um problema por exemplo um transtorno de atenção ou pode ser só um problema de processamento auditivo central então essas crianças têm muita dificuldade em ambientes ruidosos né porque aí a inabilidade da obtida são mais visí veis então ele tem dificuldade para acompanhar a conversação em ambientes que tem barulho então todo

mundo vai ter dificuldade para lidar com informação em ambientes barulho mas a gente realmente é ter recursos que a gente consegue fazer para esquecer em formar sem prestar atenção numa aula são empresas que não conseguem de forma nenhuma prestar atenção e elas têm muita dificuldade para analisar é muito comum não consigo entender o que lê e com isso eles têm muitas trocas de letras na escrita e também na fala né o transtorno processamento auditivo central ele pode ser a causa principal problema

de aprendizagem mas muitas vezes ele coisa este pode ser uma comorbidade com o transtorno maior então é pode ser uma comorbidade muito freqüente como a dislexia então o indivíduo tema dislexia ea gente faz uma avaliação do processamento auditivo a gente verifica que algumas inabilidades auditivas estão prejudicados então isso pode acontecer e é trabalhado na terapia também essas inabilidades auditivas que vão ajudar nesse processo de aprendizagem é no transtorno dessa tensão entre a atividade

também é muito comum que eles tenham também essa questão de processamento auditivo alterado a gente verifica que com a indicação correta da ritalina quando tem melhora muito a questão da atenção da aprendizagem eo desempenho desses pacientes melhora muito né e casos de doenças neurológicas também afetou áreas auditivas que são responsáveis pela compreensão a gen te pode ter uma coluna me como unidade de processamento então a avaliação do processamento auditivo central vai nos permitir avaliar o

funcionamento dessa via auditiva central e verificar como indivíduo lida com essa informação do sistema nervoso o tivo central então ela vai ver a capacidade do indivíduo tem de lidar com essas informações do nosso sistema desde a parte periférica até essa parte central né então como é feito esse esá né então a gente faz exame numa cabina curso de ca sa mesmo a cabina de efeito no time teria então preciso de um audiômetro né e um audiômetro onde vão ser os testes todos especiais que a gente

faz geralmente vendem softwares que via o diâmetro são acoplados no onde o metro e o paciente vai escutar a informação então a gente vai simular situações o indivíduo tem dificuldades no dia a dia então se não há situações de escuta difícil pra ver como ele se sai então todos os pés têm sido estudados no brasil começou em 1997 w estados u nidos foi pioneiro nessa falha no processamento auditivo central ea gente têm todos mais padronizados para cada faixa etária então toda a normativa para dizer

quando uma criança é alterado é porque foram testados em indivíduos normais a gente tem a padronização da indivíduos normais indivíduos com a gente pode fazer essa avaliação também me desculpe de formalidade indivíduos que têm perda então assim os profissionais que mais encaminham para fazer essa avaliação hoje em dia são neur ologistas né que estão vendo caso psiquiatras hoje em dia na verdade porque a gente sabe que a questão deve ser sempre a atividade tem interesse no psiquiatra otorrino

muito pediatra nos encaminha psicólogos pedagogos psicopedagogos que fazem a avaliação das funções executivas em caminho muito para ter um diagnóstico o próprio ronaldinho que faça uma reabilitação encaminha para o colega que faz a avaliação ea escola a escola temos nos vários professores a gente tem feito muitas f ormações continuadas nas escolas que se expressar em atenção os sinais que a gente está conversando então a própria escola hoje em dia tem nos encaminhar também muito pra fazer

essa avaliação da adi quando eu posso encaminhar esse indivíduo para fazer essa avaliação do processamento ao tio central no brasil a gente já faz essa avaliação a partir dos cinco anos de idade respeitando a maturação da via auditiva central eu sei que é diferente o processo de lidar com a informação d e uma criança de 5 uma criança de 12 que já tem uma maturação mais completa então existem testes especiais que a partir de cinco anos a gente já consegue avaliar e é muito importante que são os

sinais aos cinco anos que seja feito esse encaminhamento para não esperar que essa criança tenha todo um problema de aprendizagem na escola aprender para iniciar o quanto antes essa intervenção então assim contra indicação é não poderia ser encaminhado para avaliação que indivíduos doentes q ue não têm o português como a primeira língua porque são testes que o indivíduo escuta nem vai tentar cabine com fones ele vai escutar teste foram padronizados para a nossa língua então tem que ser

pessoas que o português é a língua primária né desempenho intelectual rebaixado então quem é paciente até o déficit intelectual lévi a gente vai conseguir fazer a gente sabe que o orçamento vai ser uma comunidade mais mais contesta o actual leva a gente não consegue fazer o indiv íduo vai ter dificuldade para entender as instruções então não dá pra fazer um atraso muito importante onde a fala e nem inteligível não consigo nem entender a fala também não vou conseguir avaliar o indivíduo vai ter

que falar alguns comandos e indivíduos que têm uma perda auditiva muito é importante também a gente não consegue falar ou fazer exame então seria ter uma perda moderada que é possível fazer essa avaliação então os objetivos dessa avaliação seria contribuir nesse diagn óstico multidisciplinar que o ideal por exemplo a gente sente muita falta à nossa clínica escola é a gente ter um método uma equipe multidisciplinar para trabalharmos e receber o encaminhamento de colegas que é que o paciente

está fazendo um diagnóstico gerencial dislexia ou de um o dth e encaminha para ter uma uma avaliação a mais para o seu diagnóstico dessa criança não volta pra gente tão quanto é importante de trocar as informações profissionais avaliarem a gente ver como é que o paciente sai com essas informações em diferentes avaliações né o objetivo principal é contribuir nessa nesse diagnóstico multidisciplinar o principal motivo central sozinho ele não dá diagnóstico de atenção e hiperatividade é uma coisa

bem preocupante que a gente recebe muitos pais tal profissional encaminhou que falta só um exame para ver se tem tdh então o nosso exame não serve pra isso que serve para avaliar como indivíduo se sai mediante situações de escuta difícil é ele vai direcionar terapia fonoaudiológica porque eu faço uma avaliação para saber como sujeito está e eu vou dizer não vou só mostrar para o paciente o que isso é um problema a gente tem como reabilitar então tudo isso tem uma solução então a solução é

a gente trabalhasse na habilidades auditivas estão muitas vezes ficam muito tempo e ter a fifa não ideológica trabalhando só fala inspiração articulação e nunca foi pensado no processamento muitas vezes ele faz essa avaliação do pro cessamento auditivo central e vai complementar na terapia o trabalho com essa sina habilidades auditivas a gente consegue ter uma medida quantitativa para uma característica quer qualitativa então assim no processamento auditivo central a gente vai trabalhando

é questões de nós que o conhecimento é como é que a apreensão desses on no cérebro do indivíduo então a gente avalia quatro regiões pensado quatro questões principais que seria a decodificação seja como individualizar es sa informação auditiva então chegou informação no mar responsável por compreensão por entendendo ver como ele decodifica essa informação a gente trabalha muito a organização então chegou informação como ele retém como organiza esse pensamento a codificação que tem a ver com

informou a formação linguística então ele decodifica primeiro ele vai ter que preparar para formulá então tem muito como uma codificação estará alterada indivíduos que têm dificuldade de linguagem então indiv íduos que têm atraso muito importante crianças que não têm uma boa compreensão da da informação fala errado não tem uma noção do significado tem um vocabulário muito pobre né eu não verbal que é pra ver a parte do hemisfério direito que a questão da inferência então são as quatro áreas

principais que a gente vai está avaliando no processamento auditivo central então assim nas escolas nem a gente vê que há muita dificuldade do indivíduo é compreender essas situações né porque ele tem que seguir instruções da fala que vai degradar então ele escuta um pedaço da fala do professor incompleta então quem tem uma boa habilidade auditiva vezes escuto bsi eu sei que a bicicleta mas o indivíduo que tem problemas de processamento auditivo às vezes não consegue fazer esse fechamento que

não tem muito claro esses conceitos então assim as habilidades auditivas são muito importantes nesse processo de aprendizagem né então na escola como tem um ambiente que a gente sabe q ue no brasil a gente não tem salas assim tropas que a gente na escola pública porque o ideal era a gente tem um físico primeiro muito adequado pra essas coisas terem menos esforço auditivo netão salas bem tratadas com boa acústica que os professores pudessem ter microfones né existe hoje em dia o sistema fm que é

um o tema que geralmente quando o indivíduo tem essa de inabilidade auditiva ele pode ficar como escuta que chega falando purificada do professor ali e diminuir o ruído de fundo então existem esses recursos mas a gente sabe que a maior parte das escolas não têm essa crítica tão boa né então o ideal seria primeiro de tratar essa aula para o indivíduo ter menos esforço né então assim como nas escolas cada vez há mais dificuldade nessas situações de escuta difícil isso há um aumento das demandas

habilidades auditivas então requer um esforço maior do cérebro e lidar com essa informação e com tudo isso a gente tem cada vez mais encaminhamento da avaliação é não só isso que tem aumentado muito a questão do encaminhamento para avaliação de sabe cada vez hoje em dia é o ambiente as muitas as crianças ficam muito tempo perto do ambiente lingüístico adequada não sabe que a escola é um ambiente bom mas muitas crianças vezes ficam com a voz ou pessoas em casa o baú algum familiar que não

estimula muito a criança fica o dia inteiro só vendo televisão que não é um ambiente linguístico de alta resistência do mais freqüente é esse ambien te lingüístico não ideal atrás importante na fala né então tudo isso tem aumentado muito a demanda para essa avaliação então aqui o estudo é um pouco antigo mas ele é muito importante os seus conceitos que mostra que as chances que tem distúrbio de linguagem importante e na leitura são os casos que mais tem transtorno processamento auditivo central é

porque as crianças geralmente têm dificuldade de atenção geralmente têm questão de memória e elas são muito ligadas ao desempenho nessas tarefas do processamento né então é sempre que têm dificuldade de atenção memória não vai ser só valesse um processamento auditivo central que que vai ser indicado que vai precisar de avaliações mais abrangentes com equipe multidisciplinar mas essa avaliação tem uma contribuição muito importante aqui um estudo então dessa autora que avaliou 68 crianças

que tinham transtorno processamento auditivo e elas têm dificuldade de linguagem e também de leitura né então foi feita uma avaliação de linguagem da leitura e uma avaliação do processamento auditivo central não se tinha suspeitas as crianças que tinham deputados linguagem de leitura elas tinham transtorno processamento auditivo esse e civil next de leitura de linguagens 72% as coisas tinham esse transtorno pensamento motivo central então ele é uma das principais causas assim pra essas

alterações né 47% que existe nessas áreas é obrigatório de atenas 3 né então é muito importante quando a gente t em essas queixas que a gente encaminha para fazer esse exame é então 86% dos casos que têm diagnósticos o pensamento antigo central referem problemas de aprendizagem então muito adulto hoje nos procura porque ele fala que é desatento na sala de aula se ele não a notar-se não gravar o professor falando e não consegue acompanhar e aí no histórico da aprendizagem dele fala que ele repetiu

então geralmente têm histórico é importante então assim em santa catarina onde é feita essa avaliaçã o é que aqui a gente tem a nossa realidade então na clínica escola de fonoaudiologia da universidade de fazer essa avaliação a gente não tava esses regra não é regulado ainda por prefeitura nem pelo estado porque a gente tem muitas coisas na clínica que fazem então é a gente aceita essas crianças mediante encaminhamento de um profissional então tem um encaminhamento profissional ele ficou que têm

essas queixas esse paciente pode vir fazer essa avaliação não é esse encaminhamento não pode ser feito por compor a marcação telefone ele é presencial é o hospital infantil joana de gusmão também começou a fazer se ouvir no final do ano passado também é essas vagas são pelos 'red tá então são feitos a fundação catarinense de educação especial que tem toda uma rede de cuidados com os escolares também faz tão são os principais serviços da capital que fazem essa avaliação então assim é prevenindo

esse transtorno processamento auditivo central então a gente como profission al da saúde o que é o principal nessa de 50 os pais é que o ambiente lingüístico é o adequado à questão de contar histórias sempre contar quanto mais histórica criança houve melhora escuta mais vocabulário arrependa memória então são duas questões que são muito importantes para uma boa organização é falar corretamente não incentiva a criança fala errado admitiu estão tudo isso é é muito importante a gente sempre orienta

os professores na pré escola o quanto é importante na sala de au la trabalha a música né somos competitivos a criança pensar já em trabalhos com riman há várias coisas que ela pense no som é muito importante a questões do ambiente acústico neves tem um ambiente de uma escola que não seja perto de locais com o barulho é muito importante né ea gente faz uma triagem escola para identificar problemas precocemente para a gente verificar essa gente consegue fazer um encaminhamento precoce então assim

quando o paciente faz essa avaliação e civil que ele tem esperança no orçamento a última central isso vai ser possível a gente conseguir trabalhar sem habilidades auditivas mediante uma reabilitação do processamento né a gente faz um treinamento auditivo na cabine né o fonoaudiólogo por softwares são apresentadas várias situações para trabalhar essa sina habilidades auditivas então a gente trabalha isso em conjunto porque geralmente indivíduo que vem tem alteração de fala de linguagem de

aprendizagem então é trabalhado junto e isso geralmente com psicólogos muitas coisas também tem outras questões com o psicopedagogo e agentes a base na habilidade auditivas ea gente realmente solicita aos familiares o próprio adulto que vai fazer essa avaliação que após um tempo de trabalho dessas a inabilidade auditivas que se repita essa avaliação tá pra gente verificar se houve uma melhora dessas inabilidades auditivos então fica a critério do profissional verificar o tempo é geralmente

seis meses a um ano então os maiores desafios que a gente tenha prestado a uma era de tecnologia muito grande né então aumento da tecnologia os escolares cada vez mais eles estão muito mais visuais que auditivos então o tempo de atenção dos escolares cada vez menor dos escolares universitários então em situações de atenção auditiva cada vez a gente verifica que o tempo é menor então é uma grande idéia ganha um grande desafio de trabalhar com esse novo público né então a demanda auditiva cada vez

está diminuindo mais e com tudo isso eles têm essa dificuldade que diminui muito a concentração isso tudo muito então essas questões do transtorno processamento auditivo central a então assim é muito importante a gente se motivar esse bom ambiente a curso de estimulação né porque a motivação como slide esse nome de transformação em passo em relação à direção então tem todo o ambiente lingüístico adequado é vai ajudar no processo de alfabetização para adultos e 1 em bom sucesso nem tem uma

boa sociabilização certo então eu fico à disposição de vocês né fala um pouquinho do que a gente faz nem teria várias outras coisas para falar mas ele tem que falar geral para dar os conceitos e os que as questões principais de encaminhamento fico à disposição vai do município de mafra pergunta é boa tarde com quantos anos pode fazer a cirurgia de correção de imagine fazer o implante coclear necklace cirúrgico aumentei lá no início né então assim essa cirurgia como falei anteriormente o passe é

o indivíduo é que vai ser encaminhado ele já fez toda uma avaliação auditiva e identificou que ele tem uma perda muito importante seja de sol e sons de alerta nem escutar nada né e mesmo assim o indivíduo tem que tentar usar prótese auditiva porque a gente sempre tenta que ele tem uma reabilitação sem fazer uma cirurgia né por ser hoje por mais que seja feito pelo sus ela tem um alto custo uma cirurgia muito caro um dispositivo interno em torno de 60 mil reais então para o sus também é t em seu

curso então porque tem muitos critérios de seleção é tão assim a meningite ea gente sabe que uma das principais causas da meningite bacteriana para a perda auditiva então assim um caso assim que foi por meningite ou que é uma surdez que foi feito um estudo genético foi comprovado a causa pode ser feito é de 9 a 12 mês em outros casos é feita a partir de um ano de idade a partir de 1 ano de idade pode ser feita essa cirurgia o paciente passou por todos os critérios de uma equi pe que é o

motorzinho social que tem toda uma questão de cuidado por um segundo cabo de manutenção né e um psicólogo também pra ver como é que a família estruturada pra habilitação então assim é como falei anteriormente é muito importante trabalhar questões de memória então a gente trabalha muito questões assim brincadeiras em haia foi na feira financeira e comprei laranja uva laranja uva maçã laranja uma banana coisas que fui à farmácia e fala coisas trabalha questões de me mória né trabalhar contação

nevão contar uma história única cada um pode ser um personagem essa questão eu falei do hemisfério direito né um vai trabalhar um personagem aumentar em todas amplo lobo que falar mais grosso que fala mas sim então sabe a diferença da voz para o personagem adequado contar uma história no final da história conta como era mesmo do fulano sicrano aonde que foi então saber as partes da história muito importante trabalhar rima é muito importante na antes at é da formalização brincavam brincar em

palavras que rima com o cão chão que vai trabalhando auditivo né então existem infinitas coisas aplicativos hoje em dia se você entra nela quem de todo mundo tem celular de colocar treinamento para habilidades processamento auditivo central o treinamento auditivo existem vários aplicativos gratuitos é que a gente pode trabalhar com as crianças onde as crianças gostam muito mais disso que só atividades assim de interação né então só houve re solver o problema também é muito é muito

interessante outra seria por exemplo vou contar uma história ou deixar a televisão ligada pra ver como ela presta atenção na história esquece a televisão né tira a letra de música a música que não conhece e se envolve conteúdo atenção lembrada música seria alguma dessas dicas de atividades não tinha 15 pm a criança foi diagnosticada tardiamente é o que você sugere de trabalho deste motivo como falei anteriormente quanto mais é p recoce melhor né mas quando a gente trabalha com crianças que por

exemplo só são a maior parte da sociedade que são encaminhadas pra gente trabalha justamento altivo central como hoje em dia se realmente se repete só após o terceiro ano a gente ainda recebe muitos insetos e acho que 60 por cento dos casos que a gente recebe é após o terceiro ano porque se verifica que repetiu que não está indo bem na escola não é geralmente a equipe pedagógica avalia né e aí é outro profissional qu e acompanha acaba encaminhando a criança geralmente o nosso encaminhamento não

tem sido precoce então assim é muito importante não só o trabalho dos pais nem na primeira infância ele consegue orientar a família uma boa família consegue resolver né mas assim nessa idade é muito importante um acompanhamento com o profissional que o fonoaudiólogo vai trabalhar com as finalidades auditivas né e a gente tem vários formas de trabalhar na terapia fonoaudiológica então a gente possa activid ade quer fazer em casa mas é muito importante um treinamento auditivo assim tem que ser

semanal que pode fazer na própria cabine uma terapia auditiva né ou com softwares para trabalhar questões memória atenção e em casa de estimular isso naturalmente existem sócios que a gente tá acesso dos pais trabalharem em atividades mais simples como falei anteriormente de contação de história de atenção de trabalhar com notas musicais né perceber a diferença de sons né esse paciente geralme nte não são só processamento além de trabalhar isso a gente trabalha muito a questão da aprendizagem da

compreensão e da muita consciência do som que chamou de consciência fonológica que é o que a maioria tem muita dificuldade de agradecer a oportunidade a todos também que portugal espera que a gente assistindo essa aula pela atenção é um tema que é muito importante muitos profissionais ainda não conhecem então é importante independente da sua atuação que vocês saibam que esclareçam isso com os outros profissionais eu fico à disposição é o meu e-mail é madalena ponto pinheiro roubar ufsc.br e eu

fui pra ficar à disposição também se vocês tiverem interesse em conhecer a nossa clínica escola fonoaudiologia então é só entrar no nosso site da flor fonoaudiologia ponto ufsc que tem a nossa clínica escola então se quiserem ver conhecer ver como é que esse atendimento conversar um pouco com a gente trocar algumas idéias na então a gente tem toda uma clínica aqui na un iversidade que tem formado muitos alunos ao longo do tempo então eu a gente estava observando as pessoas que entraram no início

da palestra diferentes locais aqui de santa catarina então tenho vários alunos que estão deslocados que eu tenho certeza que também são fazendo trabalho de seus municípios em relação a isso tiveram formação que a gente universidade né então quem quiser vir conhecer a gente fica à disposição para recebê-los a então muito obrigado Português (gerada automaticam

Webpalestra - Transtorno do Processamento Auditivo Central: quando encaminhar?



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