Atualidades na reabilitação da Doença de Alzheimer

by - outubro 30, 2021

Atualidades na reabilitação da Doença de Alzheimer

Atualidades na reabilitação da Doença de Alzheimer



Oi boa noite a todos estamos começando o último dia do 4º simpósio anual da liga de neurorreabilitação da UFBA sobre a doença de alzheimer gostaria novamente de agradecer a compreensão de todos com a remarcação nesta palestra Esperamos que vocês aproveitem não vou apresentar novamente a doutora Bárbara Bíblia que irá falar sobre atualidades na reabilitação da doença de alzheimer ela é graduada em fonoaudiologia pela UFSM mestre em distúrbios da comunicação humana também pela UFSM Doutor em

medicina Ciências Médicas pela UFRGS com estágio e de doutorado na Universidade da Califórnia em São Francisco no momento ela atua como docente do curso de Fonoaudiologia da UFSC e do ppg ciências da reabilitação da Uva além de coordenar o grupo de pesquisa e estudos em linguagem e cognição são do adulto o Lincoln da UFBA BA o nosso permite-me dizer olá Prof Bárbara tudo bem seja muito bem-vinda mais uma vez obrigada em nome de toda liga nós gostaríamos de agradecer a sua presença es tamos muito

animados com a palestra que hoje irá ocorrer com certeza sem problemas eu te agradeço o convite de vocês sempre muito feliz quando me convidam para os eventos da liga somente quando é para falar de assuntos que eu gosto tanto né como a doença de alzheimer Peça também desculpas né pelos problemas técnicos da outra semana mas a gente realmente tentou e não conseguiu solucionar no momento preciso de mais tempo mas hoje ela vai hoje sim então fique à vontade agora para qualqu er dúvida qualquer coisa

que acontecer nós vamos estar aqui avisar a senhora e a palavra é sua amor muito obrigado oi tá tudo certinho consegue ver minha tela tem tudo certo bom então nós vamos falar sobre atualidades na reabilitação da doença de alzheimer né Então a hora que eu preparei eu pensei no aula bem geral bem Ampla né ou não sei que o público é multidisciplinar nós temos acadêmicos e profissionais de várias áreas a ideia dá uma visão Geral de tudo que a gente tem em termos d e reabilitação tanto de

reabilitação farmacológica como não farmacológico né Mas claro que devido a minha espiritismo eu vou me aprofundar um pouquinho mais na questão da reabilitação não farmacológico também vou revisar alguns aspectos básicos da doença de alzheimer que acreditar importantes de repente você já vão ter visto alguns desses aspectos em outras aulas mas nunca é demais né a gente vê de novo porque às vezes é um outro olhar e também eu juro que quer que é impo rtante quem se interessa em estudar Doença de

Alzheimer tem que saber né questões básicas da doença como questão E nós como que é feito da fisiopatologia pelo menos uma noção básica né do que acontece no cérebro porque isso vai servir como base para poder reabilitar o paciente depois então sempre nunca é demais né a gente ver de novo essa questão das definições né 2 hoje nós vamos começar aulas falando comentando um pouquinho artigo que foi publicado este ano adelante é uma revista erótica bem importante né na área científica ele é um

artigo que a gente chama de artigo do seminário né sobre a doença de alzheimer ele apresenta assim uma visão que todos os aspectos da doença de alzheimer tem de mais recente em termos de diagnóstico fisiopatologia e tratamento então para né quem quiser fazer uma leitura assim bem rápida dinâmica aí do que tem de mais atual na Eu recomendo ler esse aqui E esse tipo ele começa de uma maneira que é que é quase que um padrão os artigos sobre doença de alzheimer né tá falando né da do da preocupação

que se tem como o avanço da doença devido ao envelhecimento da população então ele começa a falando que a doença de alzheimer é a principal causa de demência né existem outras causas mas é mais frequente e rapidamente se tornando uma das doenças mais raras letais e que mais causa sobrecarga né para a sociedade nesse século para se alimentarem isso essa figura que segue o o professor Leonardo né que se ele apresen tou também mas é um gráfico de Um clássico a gente fala de doença de alzheimer e

mostra né só pra gente ter uma noção do pão eu preocupante é o avanço neto do aumento da prevalência da doença que mostra aqui a cada 3 segundos uma pessoa é diagnosticada com doença de alzheimer em 2015 nós temos aproximadamente 46 pela 8 milhões de pessoas com a doença EA previsão é que esse número praticamente triplicar até 2050 né para 131 milhões de desse montante de pessoas com doença de alzheim er né um 2015 acredita-se que 68 por cento tô vendo em países de baixa e média renda onde

se inclui o Brasil então mais preocupante ainda para os países em desenvolvimento Esse gráfico também mostra como preocupante é o custo da doença para sociedades né porque existe o curso de tratamento custos laborais né de pessoas que precisam parar de trabalhar abro porque são da doença também todo o custo que envolve ou cuidado da doença porque sempre envolve um cuidador aqui e se envolv e mais né com uma pessoa e muitas vezes também tem que deixar de produzir de trabalhar para poder fazer o

cuidado então é um custo bem alto e as folhas se compara né com algumas grandes empresas não é o custo do Cuidado da demência em 2030 pode chegar a 2 milhões e que a demência fosse um uma economia ela seria 18º a maior economia do mundo chegando a ter valores mais altos de Gram em uma época o Google bom então existe uma grande preocupação né da dos governos e da sociedade encan tar prevenir né cural obviamente né seria o ideal mas também reduziu o impacto da doença para também reduzir

o impacto social né econômico uma doença de alzheimer como eu falei a causa mais comum de demência existem vários outros tipos né demência vascular demências doença de Parkinson existem demências e que são reversíveis nem sempre são doenças neurodegenerativas Mas pode ocorrer demência por exemplo decorrente de encefalite herpética decorrente de uma infecção cérebro né que pode ser tratada e revertido Então nem sempre vai ser Irreversível a doença de alzheimer especificamente ela tem uma

apresentação clássica que as formas amnestica mas existem algumas outras variações são as não Américas que quando existam comprometimento quem domina mais em outros domínios cognitivos que não há memória né pode ser igual executiva apartamento e os critérios diagnósticos clínicos da doença de alzheimer genética eles consideram então que para poder dizer que o paciente né tem a doença de alzheimer é para o médico pode afirmar tem que ter um início insidioso tem que existir uma história e piora o

PAC não é punitiva perdão de pior é não tá certo escolhe piora cognitiva mas progressiva né então falta a palavra progressiva aqui e quer dizer que o sujeito não teve essa prejuízo cognitivo desde sempre né ele começou aos poucos a desenvolver isso comparado a um nível né anterior ao teste de memória tem que ocorrer em combinação com pelo men os outro domínio cognitivo para poder dizer que é a doença de alzheimer amnésia ele não pode ser melhor explicar por outras doenças neurológicas e táticas

não é por isso que quando o paciente com suspeita de doença de alzheimer têm sintomas depressivos também primeiro tem que se tratar de pressão para daí né poder excluir o problema cognitivo não seja decorrente da depressão e daí poder fazer um diagnóstico e também que esse diagnóstico Clínico seja suportado né pelo menos pela imag em de um marcadores ou um teste genético E como tu tá Leonardo falou também lá na aula deles alguns critérios diagnósticos novos né bem recentes e que que eles são mais

utilizados para pesquisa porque ainda não se tem uma referência sobre como utilizar eles no na rotina Clínica né então exclusivamente apresenta de acúmulo da proteína beta-amilóide e dos emaranhados em Natal cérebro independente dos sintomas clínicos né mas são critérios mais utilizados para pesquisa é bom a doença de alzheimer ela faz parte de um continuum de uma dor então a doença de alzheimer seria patologia né E essa patologia vai levar a uma síndrome clínica que é a demência na

demência acontece quando ele se prejuízo cognitivo associado a um prejuízo funcional porém existe uma frase uma fase pré-clínica é chamada de prejuízo cognitivo leve ou comprometimento cognitivo leve né famoso tcl que é quando o paciente já tem previs corretivo Mas isso ainda não impacta na funcionalidade d ele e antes disso pelo sujeito não é normal sempre juiz corretivo simplesmente funcional todo o paciente com demência passa pela face do comprometimento cognitivo leve Mas nem todo indivíduo

que tem comprometimento cognitivo leve o pai necessariamente evoluir um quadro de demência isso vai depender também do tipo o que está causando esse série A eu sei que todo esse processo né de da doença de alzheimer instalar no certo mesmo ainda quando o indivíduo está coletivamente funcionament o normal até o momento em que eles envolvem demência pode levar aproximadamente 15 a 25 anos então esse processo já começa né muito antes patologicamente no cérebro da pessoa sentir ou perceber né

mudanças communities Então esse to the shelf c2021 ele ele disse que por um indivíduo por exemplo né como 60 anos estima-se que ele fica mais menos dez anos em fase pré-clínica que é que quando o indivíduo não tem sintomas na chacina patologia no cérebro tão né começa a ver como uma prevenção também importante começa muito antes de desenvolver sintomas 4 anos mais ou menos em estágio prodrômico e seis anos com demência totalizando então aproximadamente G1 é a doença né Depois do estágio a

partir do estágio de demência a própria demência intensamente em estágios de gravidade não é diferente então estágio Inicial intermediário e avançado geralmente esse definir esse estágio através da CDR e os domínios cognitivos são podem ser né Diferentemente afetados de a cordo com o estágio então por exemplo a memória no estágio inicial vai ter um maior prejuízo de memória residente e já no estágio intermediário né memória com a nossa já vai começar a ser afetado estágio avançado já vai ter um

déficit muito grave de todas as meninas só presente de ficar em relação a linguagem lado no estágio inicial para a gente vai ficar né até funcional em termos de comunicação e apresentar uma anomia leve mas essa redução da fluência em um estágio intermediário e pode ser gravar aparecer um prejuízo de compreensão já e no estágio avançado pode apresentação quadro de mutismo né só repetindo Oi pode falar é bom em relação a fisiopatologia da doença então nós sabemos né que é como se fosse uma linha

do tempo né o estágio pré-clínico que quando o indivíduo ainda não tem já tenha patologia no cérebro mas não tem sintomas né A partir aqui o Cid r-05 seria a o comprometimento cognitivo leve né e um dois três estágios de elementos tão sabe-se e né lá lá mais ou menos né 15 20 Anos Antes de iniciar os sintomas inicia o acúmulo da proteína beta-amiloide dessa patologia no cérebro juntamente com esse círculo de beta-amiloide uma reação inflamatória no cérebro né causa ativação de células cerebrais

são amigos dos astrócitos mais ou menos em paralelo com o universo é maior como passar do tempo esse acúmulo vai aumentando e vai começando aparecer e acredita-se que ela se ela tem alguma relação de consequência né do aumento aqui da p eça de lorde da ativação da microfonia desastrosos e mais ou menos junto com o aumento da patologia Fall começa da patologia tal perdão começa ocorrer a morte né dos neurônios a função sintática normal e vai levar à atrofia cerebral E aí conforme a

atrofia cerebral vai aumentando o prejuízo cognitivo vai aparecer aqui é uma imagem só para mostrar então a relação entre a patologia milord a tal né em termos de progressão é a gente vê então uma visão lateral Medial e no i nício existe um acúmulo maior de postei Natal determinadas regiões e depois com a evolução da proteína humm bom então falando da reabilitação é para falar um pouquinho da reabilitação farmacológica só para dar assim um cenário do que que existe em termos de reabilitação e

depois vou falar um pouquinho mais da não farmacológico então existem alguns tratamentos especificamente quatro medicamentos para melhora cognitiva nos pacientes esse medicamento não não muda uma progressão da do ença não curam a doença Mas podem melhorar um pouco né a poluição então três pertence à classe dos inibidores da colinesterase são donepezil rivastigmina galantamina e um medicamento que é antagonista de receptores nmda que a minha amante é esse algumas indicações assim para

casos específicos de cada uma dessas medicações em relação ao estágio da doença né alguns médicos recomendam mais os memantina para estágios mais avançados então a gente algumas particularidades també m relação à por a cada indivíduo que existem tratamentos para o controle de sintomas psiquiátricos que a gente sabe que são bem comuns a doença de alzheimer na depressão agitação então alguma alguns medicamentos podem auxiliar né E aí as não seja depressivos os antipsicóticos existem estudos né com

canabidiol principalmente para redução da agitação paciente e em outras possibilidades nessa os mais frequentes são os antidepressivos e antipsicóticos e até o momento então não há cura pa ra doença e nem drogas que mudem efetivamente o seu curso né existe uma corrida das da Indústria Farmacêutica enorme é um investimento enorme para tentar desenvolver um medicamento e nos últimos anos só para você ter uma ideia é esse esse ativo que dispõe de 2019 Pode parecer aumentado um pouquinho nessa lá

para cá mas os últimos anos mais de 20 componentes completaram estudos de fase 31 pacientes com diferentes graus da doença de alzheimer e espalhar e mostrar efetividade então n enhum deles foi aprovado vocês Imaginem a quantidade de dinheiro investido na ele tempo para tentar descobrir o medicamento e sem sucesso então essa aqui é a lista desses 20 medicamentos dessas moléculas né que foram já foram estudadas nos últimos anos e o desfecho né para fazer isso é feito na fábrica na comissão seja fez

na comissão ou ADSL que é uma medida de funcionalidade e assim por diante E agora vocês devem ter visto bastante na mídia na e porcionar também falou um pouco sobre o medicamento chamado aducanumab né então saiu ali por isso foi junho julho muitas notícias na mídia né falando sobre aprovação pelo f d e e três combina né nos Estados Unidos a utilização deste novo medicamento real que a gente chama de um anticorpo monoclonal nesta 1 não engano ele é intravenoso né eu não é uma medicação oral e ele

foi aprovado pela fiquei mas esse bastante e surgiram uma certa reação da comunidade científica e os estudos mostrando a efetividade esse medicamento es tão um pouco contraditórios um estudo houve um efeito positivo mas em outro não então as informações que eu tenho assim então meu CPF dei aprovou a medicação mas como a condição de que a indústria tem que ir é um terceiro estudo mostrando o efeito da medicação para dar e poder começar a comercializar um medicamento e apesar disto essa indústria

já pediu já entrou com pedido em vários países para comercialização inclusive no Brasil Ainda não tá aprovado Nossa foi feita a solicitação qualquer forma né é uma esperança né tomara que realmente se comprove o efeito do medicamento esse medicamento Valeu o primeiro agir na patologia da doença de alzheimer ele age principalmente no acúmulo da beta-amiloide em termos de reabilitação não-farmacológica acredito que vai ser o interesse de muitos que estão assistindo né do pessoal da p**** da

Psicologia fingir te o que trabalham com reabilitação não farmacológico então eu vou falar de dois tipos né um são as mudanças n o estilo de vida e depois as intervenções neuropsicológicas o cognitivos nós temos também as intervenções combinadas né que eu não vou entrar nesse assunto aqui e daí a gente vai vai se estender muito mais que geralmente combinam tanto mudanças no estilo de vida né com intervenção cognitiva atividade física por exemplo intervenção cognitiva associado é uma a base né

Desse internet as combinados com essas duas modalidades E então em relação a mudanças no estilo de vida né em 2019 a Organização Mundial da Saúde a emitir um primeiro guia de redução de risco de declínio cognitivo e demência A então eu recomendo as coisas que foram baseadas em evidências científicas foram as revisões na minha canários para poder afirmar o quê que pode ser recomendado e que não pode ser recomendar e já que a gente não tem essa corrida tão mulher atrás do medicamento para curar ou

alterar o curso da doença e não se tenho não se tem tido resultado existe uma preocupação muito grande e m tentar pelo menos prevenir ou reduzir o impacto da dois Então essa é a capinha do documento para quem quiser acessar gratuito né procurando no Google se consegue acessar o documento Oi e aí você documento Então fala de vários Vários vários itens né visto de vida que a gente pode tentar intervir para prevenir dois A então um deles são as intervenções que utilizam a atividade física e aí eles

colocam assim qual que é a recomendação o nível de qualidade da evidência e as forças a reco mendação né conforme o que se tem diante de si então aqui atividade física ela deve ser recomendada tanto para adultos né com comissão normal para adultos com conexão normal para reduzir o risco de declínio cognitivo então vocês vão ver que vários essas recomendações são para indivíduos com o munição normal um em fases de comprometimento cognitivo leve fases mais iniciais e e vão permitir com que se

consiga mudar né prevenir e depois que só tem a demência Instalado não se tem mu ito né O que o que mudar e entremos escrevi E aí Oi e aí lá dentro do documento que quem quiser depois ver mas ali tem inclusive especificado Quais os tipos de atividades físicas são mais recomendados e tudo mais um pouco mais detalhes dos nossos né e uma das recomendações então inclusive ela tem uma força forte né recomendação é outra recomendação são intervenções para redução do tabagismo né o Collins então

oferecidas para indivíduos adultos para reduzir o risco de declínio cognitivo e demência você vai levar outros benefícios de saúde né Não só a questão da comissão também intervenções para redução do uso de álcool e também então foram recomendados em evidência científica mostrando que existe uma relação às intervenções nutricionais né então tem comprovação científica de que a alimentação interfere na comissão E aí tem algumas recomendações uma delas né é a a dieta do Mediterrâneo produtos então

comissão normal e prejuízo cognitivo leve é a força da r ecomendação é condicional que quer dizer rir aí lá no documento explica Quais são as condições da população e científica né que populações se encontrou benefício mas você tem um perfil específico também uma dieta não está mais com a dieta do Mediterrâneo mais uma dieta saudável e balanceada também pode ajudar a prevenir existe uma recomendação no sentido de não utilizar né utilizar que é o uso de vitamina B E E ácidos

graxos poli-insaturados néscios essas suplem entações com essas substâncias não são recomendados para reduzir o risco mentir que existe um recado né Por trás da equipe de vários suplementos que são vendidos utilizando sabe essa esse argumento de que pode prevenir demência então a gente O que diz que não não é recomendado especificamente sobre dieta do Mediterrâneo então para quem não conhece ela é uma dieta baseada assim muito consumo de frutas vegetais e grãos e produtos integrais né pão

integral costumo muito maior de peixe e frutos do mar daqui de carne vermelha ou de frango né e o que que tem lá no topo que é o menor menor quantidade que a gente deve consumir são as carnes vermelhas e os doces né dentro dessa dieta existe um consumo moderado de vinho né porque vocês viram pessoal também tem uma relação à redução do consumo de álcool na relação com redução de ruído nem então é o consumo bem moderado do vinho e associável a isso né a atividade física e a questão de socialização

também então paralel o aí com esse estilo de vida nada E aí E aí nós temos alguma alguns aspectos e saúde e já são bem conhecidos e se tem mais uma influência na era da minha infecção uma me ajudou peso na Nestlé hipertensão da diabetes e da dislipidemia na população alto todos eles são recomendados alguns uma recomendação forte como a hipertensão e diabetes a gente sabe que todos os todos os aspectos são importantes para o controle de outras doenças né Não só de doenças cerebrais mas para

prevençã o de outras doenças e inclusive uma o estudo chamado de estudo sprintmind ele relatou que o controle intensivo da pressão arterial ela é mais efetivo do que o controle do padrão né isto é fazer para reduzir o risco de de prejuízo cognitivo não é o que quer dizer e tentar manter a pressão arterial mais mais baixo do que são considerados O que é considerado o limite mais BA um pouquinho mais né É muito mais efetivo para reduzir o risco de prejuízo comente isso leva esses autores a concluir
que tudo aquilo que é bom para o coração é bom para o cérebro então a gente já sabe que existe essa relação é tanto para prevenir o problema cardíaco né o controle da Hipertensão diabetes colesterol do tabagismo o alcoolismo nesta recomendações para a saúde cardíaca e também são importantes pro cérebro tudo que é bom para o coração é bom que o cérebro de saber em todas essas questões de mudança de estilo de vida lá dentro muito uma abordagem de saúde pública né então profissionais que vão at uar

né começa a população podem fazer isso em termos de educação e saúde em grupos no atendimento individual né também atendimento de saúde individual nos programas e apolíticos né que o governo estimula no Brasil a gente tem né a política controle por exemplo hipertensão diabetes inclusive com o fornecimento de medicamentos gratuitos na farmácia popular é para tentar estão controle macio né desses aspectos na população não existe a gente sabe que existe uma relação da depressão uma hora risco

Neve Denúncia em pessoas com depressão e aí relação ao manejo da depressão como uma recomendação não ocorreu neste documento então eles não recomendam estão não porque não funciona e não tem evidência científica dizendo que sente funciona então não dá para recomendar por mais que se saiba que é importante um dos indivíduos chega com sintomas depressivos tratar depressão para a questão da Saúde Mental nele né para outras questões de qualidade de vida mas não especifica mente para prevenir

declínio conhecer também uma perda auditiva né Eu acho que eu acabei esquecendo de colocar a figura eles fatores rir é mas a gente tem um estudo que saiu 2019 quer publicar na Lance também a gente fala de todos os fatores de risco modificáveis né no Doença de Alzheimer e que aproximadamente trinta por cento da dos casos poder não tentar passando as chances de desenvolver demência podem ser prevenidos mexendo nesses fatores de risco e ame nesse último nessa última atualização receptivo outro a

perda auditiva sabe-se que aproximadamente nove por cento do Risco pode ser atribuído a perda auditiva entrou Inclusive a poluição atmosférica né Então nesse documento aqui eles verificaram a questão da perda auditiva se por exemplo recomendar o uso de prótese auditiva para quem tem que ter analítica cole prevenir demência só que isso não pode ser encomendado por que ainda não existe evidência suficiente né Tem muito estudo saindo mas ainda não tem estudos tentam provar que o uso do aparelho

previne Eu também ainda não está bem claro Qual a relação da perda auditiva com a demência pode ser uma e posse aqui o indivíduo que tem perda auditiva ele se isola mais socialmente então ele tem menos estímulos e isso aceleraria o processo né neurodegenerativo no cérebro ou uma outra hipótese né esse outros mas as principais são essas duas a outra seria e o mesmo a mesma fisiopatologia que acontece lá dentro da orelha interna faça o socorro a morte das células né eu ciliadas seria o mesmo

processo neurodegenerativo que acontece sem uma fisiopatologia né semelhante com a morte dos neurônios no cérebro apesar de não ter recomendação né para uso do aparelho para previdência obviamente que o indivíduo que ser diagnosticada perda auditiva deve ser recomendado a Ele o uso do aparelho auditivo para melhorar a qualidade de vida dele em termos de comunicação E aí nós temos também recomendações do treino cognitivo que pode ser oferecido das intervenções corretivas é que podem ser

oferecidos para adultos e idosos com comissão normal ou comprometimento cognitivo leve então tem evidência mostrando que interessa comitiva pode funcionar é condicional né produtos também são muito variados né os tipos de intervenções o tempo a população muda muito dentro do próprio não é difícil padronizar e por outro lado a questão da atividade social que a gente sabe que a questão da sua utilização tem tem uma relação né quando ele não mas porém não existe evidência suficiente para indicar

como forma de prevenir a demência né porém sabe-se que a participação social suporte social estão fortemente conectados com uma boa saúde e o bem-estar então né e não é algo que vai fazer mal para alguém recomendar falando então assim e neuropsicológicas especificamente e cognitivos e nós temos 35 tá a estimulação cognitiva o treino cognitivo EA reabilitação cognitiva muitas vezes as pessoas acham esses termos são sinônimos Às vezes tem uma diferença entre eles e eles até são usadas erroneamente

como significação a mesma coisa mas não estão a mesma coisa a gente vai ver um por um e vou trazer um exemplo de um artigo atual que mostrou benefício desses três tipos de intervenções a gente poder ver um exemplo de como que é a intervenção que os utilizar né porque eu vejo muitos alunos pelo menos me perguntaram no dia a dia sim a professora nível um artigo um capítulo para mim estud ar intervenção cognitiva eles vão lá lendo o Capítulo e volto e disse ah eu li mas é tudo muito teórico não

consigo entender e que eu tenho que fazer na terapia Qual é a atividade né pô o exercício e aí por isso que eu peguei esses artigos se trouxe exatamente como que é a intervenção os exemplos de de estratégias que utilizaram para poder exemplo ficar melhores ficar mais concreto né pra gente cuida meu tempo aqui não importa onde mais a estimulação cognitiva né Começando por el a tem como objetivo então estimular a ampliação de habilidades cognitivas e um modo geral como forma de aumentar reserva

cognitiva e proteger contra o declínio cognitivo não seria uma forma de estimular + conectores né não necessariamente de reverter um problema mas discipulado uma forma bem geral um forma de produzir reserva cognitiva ele é muito relevo na cor é uma forma de intervenção muitos Levanta para idosos saudáveis ou com queixas subjetivas ou em fase prodrômica que geral mente envolve ambientes estimulantes e frequentemente é feita em grupos ou uma atividade de interação social então não costuma ser uma

intervenção que ela é desenhada individualizada o personalizada chegando aqui é mais geral tanto é aquela feita em grupos né independente das características de cada pessoa é um esse aqui é um estudo de 2021 utilizou a terapia de estimulação cognitiva para adultos com demência leve moderada nessa estudo da Itália teve como objetivo avaliar a efetivid ade no programa de estimulação cognitiva e foi um estudo que o desenho dele põe o ensaio Clínico randomizado controlado cego multicêntrico então uma

melhor do que se tem né se você desenho de tudo hora metanálise né que seria o top né da dos nossos níveis de qualidade e ele comprou então um programa de estimulação cognitiva com um grupo control elenco 1225 pessoas com demência leve moderada esse problema aconteceu um 14 sessões em grupo que aconteceram duas vezes por semana durante se te semanas e o sogro em 17 ou 18 participantes então o que que eles faziam essas questões né Cada cada par de sessões tinham tema Então a nossa seções 1 e 2 era

um jogos físicos que envolviam então movimento físico e atividades relacionados com música nas sessões três e quatro eram feitos debates com temas sobre a vida né dos indivíduos e também tinha o tema de comidas essas cinco e seis assuntos a qualidade notícias falamos de lugares e pessoas 78 já tinha atividades um pouco mais es pecíficas né como exercícios de associação de palavras e atividades em que ele tinha que ser criativos nas sessões 9 10 atividade de categorização de objetos e também de

orientação espacial no 11 e 12 mas onze doze atividades que envolviam mais cálculo né como usar os jogos envolvendo números e a nossa questões 13 e 14 jogos com palavras e jogos curtinhos né dividindo as pessoas em aqui então esse é um exemplo vocês podem ver são atividades bem como próprio né como a própria descri ção desse bem Gerais e que serve então mesmo para estimular Não essa semente para reverter um problema tá é o segundo tipo então a intervenção é o chamado treino cognitivo A então ele

tem como objetivo como foco o prejuízo cognitivo subjacente né a necia envolve uma prática orientada e específica para domínios cognitivos que tem 10 pedir tão ou terapeuta né que pode ser psicólogo fonoaudiólogo desse que tem a formação neuropsicologia ele vai lá e vai fazer uma avaliação vai detectar Quais são os domínios cognitivos né as tarefas em que o indivíduo foi mal e vai fazer então treino o gritinho voltado especificamente para que elas também então há estudos mostrando melhora

no desempenho cognitivo que realmente funciona mas isso um pouco de inconsistência em relação ao quanto que essa melhor pode ser transferida para as habilidades funcionais o dia a dia na Quanto isso realmente pode pode funcionar outro individo Oi e o exemplo aqui que eu creio então é um estu do de 2020 tá também um ensaio Clínico randomizado que verificou esse caso de um treino cognitivo computadorizado né agora a gente está tendo muito né com uso de tecnologia também e aqui foi focado em pessoas

com comprometimento cognitivo leve amnesty seria a fase pré-clínica da demência de Alzheimer né chip então ensaio clínico randomizado e comprar os treino cognitivo computadorizado com um grupo controle incluiu 200 indivíduos em todos os estudos tem uma amostra dele significativo as sessões de um 40 minutos de treino ocorreu 14 dias por semana e durante 12 semanas né Quatro meses eles então vamos estudos que eu trouxe aquele se mostrar na benefício em algumas pectus pelo menos né então não tô

mostrando os resultados mas meu objetivo é mostrar a a intervenção Oi Inês tudo que eles fizeram 14 as tarefas que envolviam as habilidades atenção memória linguagem funções executivas que não parece que ao longo das sessões os indivíduos que fazer dia exercitar E aí né não bate as 14 mais trouxe três como exemplo uma delas é o spam de digitar a gente fala uma sequência de números e o paciente Tem que repetir essa sequência vai aumentar o tamanho olhos em ordem direta ou na ordem peça que quando

o dia você conhecer de número de um indivíduo tem que dizer o contrário Associação semântica de sou tão escutar um som e e fazer associações semânticas O que significa grupos amante pertence né que trabalha a linguagem e a tarefa Destruction uma tarefa que trabalha bastante funções executivas controle inibitório que muitos de vocês já devem ter visto né é uma tarefa quando é só apresentadas nomes de cores escritas com cores diferentes e o individual orientado a dizer em qual cor a palavra tecido

e não qual a cor está escrito né então ele tem que olhar isso de verde vermelho azul e não dizia amarelas do laranja por isso que eu tenho que trabalhar trabalho controle de Vitória também então esses são exemplos de tarefas podem ver que é bem é bem treino cognitivo mesmo né detectar o déficit vai lá e treina aquele ele domingo está prejudicado para tentar melhorar ele outro tipo de intervenção é a chamada reabilitação cognitiva não tem uns óculos mais funcional né é utilizado em intervenções

que são individualizadas desenhados de acordo com as necessidades de cada indivíduo e tem metas nessas metas serão esse vasinho e manter as habilidades do indivíduo preservadas e utilizar suas habilidades são mais preservadas como u ma forma de se adaptar e compensar as dificuldades tão visam melhor desempenho e metas são coletivamente relevantes e sempre visando a funcionalidade a e se concentre restaurar a função usar estratégias compensatórias e também fazer modificações ambientais é tornar um

ambiente nem divido mais apropriado E aí o estudo que eu apresento aqui Esse é um estudo chamado do programa chamado cog reagente quer uma foto do RG errado ah não essa foto aqui eu vou lá nos slides indicar para você so u a referência né acho que eu copiei errado mas a descrição aqui tá certo então mesmo título Esse estudo é um estudo que verificou a efetividade e o custo benefício de uma reabilitação cognitiva então ele foi um ensaio Clínico randomizado controlado comparou a reabilitação

cognitiva como tratamento usual incluiu 475 sujeitos com demência e de diversos tipos né uma mostra amplo estudo de intervenção mentira uma mostra muito muito boa né mas nenhum tempo que foi necessário para p oder aplicar um programa de reabilitação cognitiva solicitar mostra isso é um dez sessões de terapia durante três meses a a quatro sessões de manutenção durante seis meses né E também então ocorriam e todas as sessões eram realizadas na casa dos pacientes estão diferencial na reabilitação e

como ela trabalha com a questão da funcionalidade muitas vezes eu preciso ver o paciente no ambiente real né se eu vou trabalhar sei lá por exemplo se vestir né ele ele perdeu a questão da orienta ção da executiva não consegue se organizar na hora de se vestir no ambiente dele assim entender melhor Qualquer cortina dele poder ajudar melhor você só quer da terapia ocupacional faz isso muito bem né mais acostumado com esse tipo de prática Então nesse estudo eles trazem um exemplo exemplos de casos

mede como foi feito o efeito essa intervenção e aqui o proximo dos exemplos para vocês né era um homem de 61 anos aposentado que morava sozinho mas próximo as filhas e tinha como diagn óstico de demência de Alzheimer e demência vascular e ele tinha como dificuldade concentração de usar para planejar atividades lembrar de consulta de onde guardava as coisas e aí então foi definido como objetivo né tentar tornar ele um pouco mais independente para ele conseguir se manter por mais tempo sozinho

então a primeira prioridade foi tentar trabalhar questão de cozinhar Pode preparar os próprios alimentos se não depender de outras pessoas e aí para isto foram definidas du as estratégias na estratégia é o que que eu vou fazer para atingir um objetivo então na primeira estratégia se focava a atenção no processo de planejamento do cozinhar então eles é o indivíduo titular embalagens alimentos escreveu as instruções fazer a lista de ingredientes anotar o tempo que um elemento foi para o cozimento e

uma hora que ele tinha que ser retirado E aí para isso utilizado um quadro branco na parede da cozinha onde você fazer essas anotações outra estratégia uma info rmação Pioneer portátil Oi para o paciente por indivíduo né porque ele dizia que ele botava coisa passar algo no forno e ia fazer outra coisa eu ia passar sentava insistir então ele ele orientado a utilizar um timer e sempre acreditar isso da cozinha levar o time E também o quadro junto com ele né para tirar e lembrar da horta Então esse

é um exemplo de reabilitação cognitiva você vejam que não tá e o foco não é treinar a habilidade para mentir o copo É treinar a atividade de água né já de dia a dia que é prejudicada pelo pela questão cognitiva isso que vai formar um indivíduo mais funcional E aí por isso que muitas vezes a gente tem que fazer esse tipo de terapia é terapia fonoaudiológica avisando a comunicação pensando na funcionalidade a gente não acha uma receita pronta Em que livro né que que tem que fazer porque exatamente

algo tem que ser delineado para cada paciente O que é especificamente sobre intervenções e comunicação e linguagem né que envolvem todos os tipos de intervenção cognitiva tem um artigo de 2017 que quando fosse publicado pela professora leniza Brandão EA UFRGS e colaboradoras dela que fizeram uma revisão sobre as intervenções de linguagem com eles mostraram utilização de diferentes estratégias tá por exemplo atividades de linguagem integrada às atividades físicas mostrando então melhor

em habilidades discursivas a terapia léxico-semântica que Visa estimular o pensamento léxico-semântico né que a principal ca usa de harmonias esses pacientes os estudos mostraram diversas estratégias né tarefas de associação semântica interpretação de palavras isoladas e noção e mostraram que há uma melhora nas habilidades nomeações fluência verbal com esse tipo de terapia existe um pouco de controvérsia quanto à manutenção dos efeitos né quanto tempo a prefeitura indivíduo para de fazer

a intervenção e também terapia de associação de nomes e faz porque uma festa bem frequência desses pacientes e a té de outros né mas quando embaixo é de não lembrar o nome das pessoas Então é feito um treino bem funcional com fotos dos familiares das pessoas com quem convive fazendo associações mnemônicas né para tentar conseguir lembrar o nome e tem evidências efeito positivo a gente usa bastante isso na terapia com os nossos pacientes ali do estágio linguagem do adulto é então um exemplo de uma

paciente que recentemente contratou E trabalhou com mas uma sucessão de nomes ela tinha uma amiga qu e ela não consiga nunca lembrar logo nome dessa Figueira erra e aí a gente foi trabalhando com ela vai contando para nossa conversa é essa é a gente tentar encontrar algum algo que pudesse fazer umas questão com ela ela foi escrevendo fisicamente minha careca diz a Eva Ela é bem pequenininha baixinha ensinou ela associar que ela é baixinha e ninguém o nome dela também é pequenininha então só

consegui lembrar o nome é Eva né porque ela fez Associação Recreio de passeios comunicac ionais que o treinar por exemplo o esposo cuidador né uma melhor forma de se comunicar com paciente e isso geralmente envolve falar frase simples fazer perguntas em que se tenha que a gente deu opção de resposta e não perguntas abertas né isso daí pode ajudar então a reduzir comportamentos inadequados comportamentos verbais repetitivos e melhorar o convívio do paciente com cuidador e existem também as

intervenções baseadas em intervenção interação conversacional né você faz co nversação mesmo com paciência sobre eventos da vida dele é trabalha muito de curso isso o estudo e foi encontrado nesta revisão não mostrou diferença com o grupo controle mas se observou uma tendência a um maior declínio da linguagem no no grupo controle que não fez a intervenção e também estudos como o uso de cartões de memória dos conversação que é utilizar fotos e cartões com frases ou figuras podem servir de apoio

para o paciente lembrar né do que que ele quer falar e aí nesses tudo se mostrou um aumento do tempo de gestação produção de ambiguidades reflexões e na organização do discurso o meu tempo já está esperando né mas para concluir eu como a gente viu não há cura ou terapias farmacológicas modificadores do curso da doença né os tratamentos farmacológicos serve para o controle dos sintomas e os tratamentos não-farmacológicos Eles são muito úteis para reduzir o risco de desenvolver Doença de Alzheimer

reduziu o impacto uma doença né melhorar a qualidade de vida desses sujeitos e também na manutenção da comissão a gente não vai conseguir reverter o déficit cognitivo mas não se pode fazer trazer um estímulo para o cérebro para conseguir manter né as habilidades por um tempo maior do que se fosse sem a intervenção cognitiva tem um terapias cognitivas Elas têm viés de atuação neuropsicológica né como vocês viram então EA neuropsicologia a gente sabe que amar interdisciplinar então a a as

intervenções cognitivas e neuropsicológi ca são também interdisciplinar i há muita evidência científica sobre reabilitação e Doença de Alzheimer mas ao mesmo tempo muita coisa ainda para se entender e para se estudar a minha muito longo a ser percorrido é um Essas foram as referências utilizadas a e ficou devendo né que eu fiz uma troca de referência agora não consegui identificar Qual que é o estudo né mas eu posso deixar depois uma a esse aqui ó aqueles tudo que é um da reabilitação cognitiva

eu acabei colocando as fotos do treino cognitivo faça o o o artigo que eu queria dar de exemplo é esse aqui ó do autor Kelly né E se chama Grey or is it a esse é o nome da intervenção é só para você ter uma ideia do tamanho desse estudo o artigo tem 240 e duas páginas aí é um praticamente um livro mas é o dos maiores estudos permitem em reabilitação cognitiva e é isso muito obrigada fico disponível aí para para as dúvidas de vocês é muito obrigada Prof foi ótimo lembrei agora que tem que saudade

da minha pacient e' a Eva era a faxineira do prédio que ela não lembrava muito bom sempre de exemplo maravilhoso então tá bem agora nós vamos para as perguntas então aqui do chat do YouTube antes da gente começar Só queria avisar o pessoal que tinha ainda não sabe que para quem não conseguiu preencher o formulário na terça-feira que era o dia original da palestra pode preencher agora também e a gente deixou o link desse formulário de presença aqui no chat do YouTube também Então a primeira

perg unta da Tainara e ela pergunta por que é que tu acredita que não há sucesso nos medicamentos estudados para Doença de Alzheimer Tá bom boa noite Tainara Obrigada que ela tá pergunta é uma pergunta nem recorrente né porque realmente né tanto estudo e nada até agora então aqui você acredita é que o problema seja entender a fisiopatologia da doença Então se a gente não entende exatamente o que está acontecendo no cérebro a gente não consegue intervir então pode ser que ainda tenha coisas e não

se saiba que aquele modelo ali né Ele tem muita tem muita gente que sua só isso não é só pedir patologia da doença e provavelmente ainda falta alguma coisa se esclarecer para poder desenvolver medicamento outra questão também é que muitos estudos que se vê efeito quando eles são testados em animais é como se passa para testar em humanos não se consegue ver o mesmo benefício e acredita-se que isso tem a ver com os modelos animais e Doença de Alzheimer né que eles não conseguem

reproduzir exatamente como é a doença no humanos também tem a ver com entender a fisiopatologia a modelo criado se ele não O que acontece no anos não consegue reproduzir exatamente no modelo animal Até onde eu sei né porque é claro não sou não trabalha diretamente com isso né a parte farmacológica né o estudo mas na minha parte e já na intervenção farmacológica mas Até onde eu sei até maior explicação para isso é perfeito a próxima pergunta é da Isabela já existem estudos sob re o

possível aumento de casos de demência durante a pandemia devido ao maior isolamento social por exemplo a última pergunta não tinha parado para pensar nisso mas Até onde eu sei não tem estudo especificamente sobre a ocorrência né prevalência dados epidemiológicos o que se sabe é que olha tem um impacto na comissão né já tá comprovado em alguns indivíduos ocorre em um teste cognitivo de corrente né como se fosse uma sequela do corrigir e obviamente que se deve ser p unitivo pode causar um prejuízo

funcional que se caracteriza como demência mas aí seriam né Pensa nessa hipótese né seria uma demência não Alzheimer frio poder e são outro tipo de demência né Até onde eu sei não tem estudo com a Pri vai só mostrando o quê é usada clinicamente mais uma com uma coisa relacionada a outra é possível que logo saiu um estudo sobre isso ainda tudo muito recente também né no futuro Ela perguntou sobre sobre o isolamento social né sobre o isolamento social né Não sei não tem estudo né mas não sei

também se comprovar essa relação mas mais relacionado com uma corrigir mesmo Tá certo entendi muito bem temos mais uma do Maico segundo sua experiência profissional em geral Quais os principais desfechos clínicos que uma equipe multidisciplinar deve observar o paciente com demência de Alzheimer e em termos de estar perguntando em termos clínicos né de reabilitação em pesquisa né Outra coisa em reabilitação acredito que reabilitação sim mata mos desfechos de comunição e funcionalidade acho que pro

paciente é muito mais importante a funcionalidade né então tem até alguns para que a gente é fazer fazer avaliação formal mesmo assim Protocolos de avaliação das funcionalidades desenhados especificamente para a demência que podes utilizar para avaliar mas eu acho que o principal é a funcionalidade porque às vezes a gente também avalia né como ficou bonitão mas muitas vezes a gente vai avaliar punição e não consegue mensurar uma melhor né mas quando vai avaliar a funcionalidade a gente a

gente percebe o paciente é muito mais relevante a funcionalidade né agora dias eu melhorar a comissão mas a funcionalidade não então São esses os dois principais de textos e aí dentro da comissão né os diversos domínios cognitivos é perfeito então Acho que sim a Maria Júlia pergunta pensando na alta prevalência de doença de alzheimer e na fonoaudiologia a procura para terapia Grande a quantas andamos na doença de alz heimer tem aumentado bastante né um pouco porque os outros mais estão começando

a entender como que o fonoaudiólogo podem servir mas a gente ainda tem que melhorar muito nisso né porque tem que tem aquela ideia de que assim a 2 o paciente tem uma doença progressiva nela degenerativa não sei o que fazer então tem um pouco essa ideia que você ideia que e não saber que tu falou de pode fazer né acha que sempre vai ser um caso para pó logo para outro profissional tem muitas vezes o pacie nte tem queixas comunicacionais né a gente vai intervir como viés neurológicos

neuropsicológicos mais voltado para a comunicação bom então isso paciente que tem queixas de comunicação que são decorrentes do prejuízo cognitivo pode ser beneficiados da terapia outra questão é o auxílio do fonoaudiólogo para o diagnóstico a gente tem recebido bem mais tempo se tem também fez estágio comigo provavelmente né acompanhou viu a gente receber paciente com suspeita de afasia progr essiva primária para fazer avaliação fonoaudiológica e é porque a fazer professora primária é um

outro tipo de doença neurodegenerativa que causa de mim e que muitas vezes é confundida com a doença de alzheimer né e na fazer por isso a primária principal característica prejudicar linguagem e quem melhor para a linguagem né do que um fonoaudiólogo então assim recebido muitos casos para fazer avaliação de linguagem e auxiliar o neurologista a fazer o diagnóstico diferencial entr e essas doenças e aí geralmente esses pacientes acabam tendo a indicação depois né além da gente fazer ajudar no

diagnóstico mas acabam tendo uma indicação de terapia saber bom então acho que ainda tenho muito a melhorar essa questão é saber o que que falam de biologia pode fazer vai já tá melhor do que eram os anos atrás Ah que bom né que assim continue acho material aí você vai ter um lugar certeza com certeza a última pergunta é do Michael de novo ele pergunta de acordo com os seus estudos o que você considera a respeito do aumento da incidência de demência de Alzheimer em indivíduos mais jovens e olha

é para te falar a verdade assim eu não tenho conhecimento de comprovação de aumento da incidência não sei se tu tens algum dado né mas que nos passar desse aumento da incidência em indivíduos mais jovens o que que sabe é de uma melhora no diagnóstico né que faz com que se detecte mais né não necessariamente inquisição mais casos mas que se consiga detectar d iagnosticar mais precocemente né pelo avanço na ciência do conhecimento do que tinha antes mas até se tu tiver algum mudado a respeito disso

uma informação até você saber também não sei também vocês que ele quis dizer mas agora eu vou aproveitar fazer uma pergunta também se algo fator específico de doença de alzheimer em pessoas mais jovens que diferenciam um diagnóstico mais idade ou senão não casos que ocorre mais jovens são casos com corte é mais forte o gente sabe que a maioria do s casos de doença de alzheimer nervos 65 anos em diante são considerados que a gente chama de se pôr Adcos né eles não tem uma herança né nossa verdade

ela não quer dizer que porque minha mãe fez eu vou ter também mas aproximadamente 10 por cento dos casos podem ser de genética hereditária e geralmente quando isso acontece eles acontecem numa forma mais precoce né um exemplo Vasco Perdoado o filme aquele para sempre Alice é que é uma uma mulher na idade bem né Não sei se por volta do s 40 e poucos 50 o personagem Mas ela é bem mais rápido que o caso tipo assim Doença de Alzheimer sem ferragens internet é perfeito muito bem acho que respondemos

todas as perguntas temos muitos elogios aqui no chá de agradeço agradecendo a palestra elogiando e é isso próprio muito obrigada Mais Uma Vez pelo convite por se disponibilizar a a recuperar também não Quê Que bom que conseguimos e foi um prazer ter então a senhora que conosco para encerrar o nosso evento fazer é meu parti cipar possível muito obrigada Prof boa noite boa noite bom então pessoal que chegamos ao Agora sim ao fim do 4º simpósio anual da liga de neurorreabilitação da UFS por esse ano

sobre a doença de alzheimer em nome de toda a liga eu gostaria de agradecer imensamente a todos os participantes e Esperamos vocês nos próximos eventos portanto não deixem seguir ali em Rehab nas redes sociais para que está aparecendo agora aqui embaixo a não perder nenhuma novidade para aprender mais também so bre a saia incrível que a neurorreabilitação sobre o formulário de presença ele já foi encerrado já foi fechado e para o fim queria deixar um agradecimento especial também aos colegas da

linha reale trabalharam duro para tornar esse evento possível um grande abraço a todos e até a próxima

Atualidades na reabilitação da Doença de Alzheimer



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