aula saude auditiva do escolar
aula saude auditiva do escolar
aula saude auditiva do escolar
e aí o olá todos vamos então dar continuidade às nossas aulas de audiologia infantil hoje o nosso tema será a saúde auditiva dois colar eu tô lembrando nós temos a política nacional de atenção à saúde auditiva que entre várias propostas ela coloca a importância de se desenvolver estratégias que visem à promoção da qualidade de vida da educação da proteção e recuperação da saúde e a prevenção de danos na audição protegendo assim os envolvimento autonomia ea equidade de indivíduos e
coletividades e além da política nacional de atenção à saúde auditiva nos temos a partir de 2007 pelo decreto 6286 a os programas de saúde na escola pse esses programa o programa de saúde na escola ele foi uma iniciativa dos ministérios da educação e da saúde em conjunto a ideia a finalidade era contribuir para a formação integral dos estudantes fazendo com que as ações de prevenção promoção e atenção à saúde pudesse ser desenvolvidas na própria escola oi para o planejamento dessas a ções
é importante claro se considerar o contexto escolar é onde ele se encaixa qual é o perfil social o diagnóstico local da saúde desse escolar e levantando assim as necessidades daquela escola daquele grupo e a capacidade daquela escola em desenvolver o programa e entre as ações que são previstas pelo programa de saúde da na escola é está avaliação auditiva ea promoção da prevenção na escola assim nesse sentido as ações de saúde auditiva do escolar tem todo esse respaldo do programa de saúde na
escola para que ele possa ser desenvolvido é tão importante a gente lembrar que todo esse cuidado com a audição do escolar tem uma justificativa na verdade para o desenvolvimento escolar satisfatório vários fatores são importantes entre eles a gente pode citar um sistema nervoso central preparado e propício para o aprendizado uma visão que favor essa então esse aprendizado maldição que tem que seja capaz de fazer com que essa criança adquira os conhecimentos e que são ministrados na escola e que
exista no ambiente escolar favorável tanto do ponto de vista emocional como social como físico também e nesse sentido os problemas auditivos e o ambiente acústico desfavorável pode interferir no processo de aprendizagem e esse então vai ser o tema da nossa aula de hoje e é importante que se faça o diagnóstico auditivo das crianças na idade escolar porque muitas vezes apesar delas terem passado pelo programa de triagem auditiva neonatal pode ser que ocorra algumas perdas auditivas tardias
que aparecem depois dessa primeira infância e que iriam acometer então as crianças nessa idade escolar trazendo uma série de prejuízos como nós vimos anteriormente então por exemplo podem ocorrer perdas auditivas neurossensoriais que são relacionadas ao histórico familiar de perdas auditivas tarde as então podem ser hereditários ou até genéticas mas com surgimento é na primeira infância é um às vezes as perdas auditivas são consequência s de infecções como rubéola sífilis a herpes citomegalovírus
e toxoplasmose mas só vão se manifestar a partir do segundo ou terceiro ano de vida da criança a outras patologias como a neurofibromatose tipo 2 e desordens neurodegenerativas podem ocorrer durante a vida escolar dessa criança então crianças que tinham uma audição normal podem perder ao longo da sua vida outras perdas auditivas aí de origem condutivas também são muito comuns e acometem a criança na idade escolar como as oti tes a otite médio às vezes alguma perda de audição decorrente de
deformidades anatômicas ouro da função auditiva da tuba auditiva especificamente ou por desordens neurodegenerativas que vão acometer a orelha externa e orelha média mas entre todas essas a otite média é a mais comum na infância e até por isso nós vamos conversar um pouquinho mais sobre otite média porque ela é a mais comum das patologias auditivas na infância estima-se que sim torno de setenta e seis por cento d as patologias auditivas na infância são por otite média pior é que é otite média
ela pode ocorrer mais de uma vez na criança então muitas crianças passam a infância tendo diversos episódios de otite média otite média se caracteriza como uma inflamação e ela pode ser dividida em três tipos ela pode ser uma otite média com efusão como se pode perceber na figura um isso significa que existe um fluido na orelha média que pode ser seroso purulento ou mucoso então quando você olha para membrana timpânica como na foto um você vai ver oi e a membrana timpânica está abalada mostrando
que tem alguma fluido na orelha média que está empurrando essa membrana timpânica no sentido do conduto auditivo externo existe outro tipo que é otite média sem a fusão que é como se característica na figura 2 então eu não tenho aí o fluido na orelha mas eu percebo uma condição patológica que é visível pela característica da membrana timpânica está nesse caso retraída em direção a orelha m édia o outro tipo tipo três o tipo mais grave é otite média com perfuração timpânica então ela é
muitas vezes consequência da otite média com efusão seja esse líquido esse fluido na orelha ele vaza através do tímpano criando uma perfuração da membrana timpânica a oração pode variar de gravidade podendo ser desde uma perfuração simples que vai cicatrizar sem que haja necessidade de maiores interferências ou não vai ser necessário e interferências com a duração de um monte d e média também varia ela pode variar até 21 dias nesse sentido ela é classificada como uma otite média aguda se ela
perdurar por mais de vinte e dois dias até oito semanas ela vai ser chamada de uma otite média subir aguda e se ela perdurar por mais de 8 semanas ela é classificada como uma otite média crônica os sintomas geralmente são de dor de ouvido otorréia a diminuição da audição e febre em alguns casos é otite média é assintomática então daí é importância de se fazer o diag nóstico preciso o tratamento é medicamentoso ou cirúrgico então é importante que o médico otorrino possa clicar essa criança com o
titio para decidir qual a melhor forma de cuidar do carro e o tite média tem um impacto importante na criança em idade escolar e isso porque segundo diversos autores perdas auditivas mínimas na criança pequena podem interferir na audição principalmente de fonemas que tem consoantes nas frequências agudas o que vai dificultar a compreensão de fala em cria nças que apresentam vários episódios de otite vão ter uma opção flutuante então em alguns momentos escuta em alguns outros dias não e isso
pode interferir na constância das pistas auditivas que essa criança recebe um outro fator importante é que todo o processo de organizar e categorizar as informações auditivas pode ser prejudicado se ela tiver uma otite e assim como as relações normais de intensidade do som da fala podem se alterar o que é otite média ela pode acontecer numa o relha só gerando então perdas auditivas unilaterais e que isso também é um problema nessa fase de desenvolvimento porque se eu tenho perda auditiva numa
orelha só isso pode impactar um desenvolvimento desigual das vias auditivas comparando um ouvido com outro ah e pode então causar uma predisposição a ter dificuldade na integração binaural nessa criança e me sentido a perda auditiva ela prejudica a aprendizagem ea compreensão da fala consequentemente o desenvolvimento das habilida des sociais e até mesmo pode dificultar a autoimagem da criança que se vê como incapaz diante de situações de comunicação e daí então a importância de se
fazer avaliação auditiva do escolar para poder se identificar qualquer compromentimento auditivo que possa interferir na vida dessa criança quando a gente comentou no início da apresentação não só o diagnóstico auditiva a importante nos escolares mas também todo uma ação de prevenção auditiva que inclui evitar a exposi ção a fontes de ruído no ambiente escolar então muitas vezes as escolas estão situadas em regiões de comércio de muito trânsito ou seja gerando ido que vêm de fora da escola e que
vai interferir dentro da escola na aprendizagem da criança isso precisa ser considerado avaliado e é de contenção de circuito externo devem ser tomadas outras vezes o ruído gerado dentro da própria escola salas acusticamente inadequadas com ventiladores ligados superfícies que reverberam demais conversas em excesso os dentro de sala de aula cuido de arrastar carteiras e mesmo ruído de pátio de hora de intervalo de aulas de educação física se não controlados podem interferir de uma forma negativa
nesse ambiente escolar tá trazendo então consequências para todos os que estão envolvidos na escola os alunos os professores os funcionários tão que tipo de problemas o ruído na escola pode causar então o primeiro deles é desconforto ruído intenso causa desconforto dificuldade de concentração e podem interferir no aprendizado dificuldade de compreensão de fala o ruído em excesso vai muitas vezes máscara a a voz do professor ou do aluno dificultando a comunicação dentro da sala de aula e o stress
nós já sabemos que um dos efeitos negativos da exposição a ruído intenso é o stress então ele pode gerar stress tanto para professor como furou aluno e causar disfonias que é uma questão de doença relacionada ao trabalho importante de na categoria dos professores e que atrapalha sobr emaneira a comunicação do professor com aluno interferindo no aprendizado saber e daí a importância de se desenvolver os programas de preservação auditiva das escolas então principal objetivo desses programas a
identificar claro as crianças que possam ter problemas auditivos é conscientizando essas crianças da importância e do cuidado com a sua audição em preservar sua opção e com lindo aí a qualidade sonora na escola e nas salas de aula e infelizmente no brasil ainda são poucas as iniciativas nessa direção apesar de termos a política nacional de atenção à saúde auditiva e o programa de saúde escolar é o programa de preservação de ti vá nas escolas ainda não é uma realidade completa então daí o papel e
importante do fonoaudiólogo no sentido de mostrar a importância que esses programas têm para o aprendizado e para as escolas tô falando um pouquinho do programa de preservação auditiva a nossa proposta é que ele seja desenvolvido em três etapas numa primeira e tapa vai ser realizada análise desse ambiente escolar tão importante o contato para a direção da escola para informar sobre a importância do programa e qual seria a proposta da fonoaudiologia e desenvolvemos na escola a partir daí uma vez
que o programa é bem recebido pela escola é importante se conhecer esse ambiente escolar avaliar as condições ambientais e os riscos para a audição que estão presentes na escola então identificar as condições do idosas e o nível de ruído nas depend ências avaliando através de um decibelímetro para que se tenha ideia de qual é o risco dentro daquele local é importante também observar o projeto pedagógico esse neles estão incluídas as questões de audição e de prevenção de problemas auditivos se não
houver nenhum tema relacionado a isso é importante que a gente oriente juntamente com a equipe pedagógica ao conta poderia ser incluído e sistemas é dentro do projeto pedagógico desenvolvido pelos professores a outra questão importante nessa primeira etapa é propor medidas de redução do ruído ah tá aqui um exemplo de avaliação de ruído através de um decibelímetro gente não precisa de um decibelímetro muito sofisticado porque essa avaliação do nível de ruído é importante para que a gente possa
orientar o nosso programa então existem hoje diversos aplicativos no celular que funcionam como decibelímetros e que são gratuitos então fonoaudiólogo pode baixar esses aplicativos e avaliar o nível de ruído nas escolas e co mo segunda etapa seria análise do perfil letivo dos alunos estão levantamento dos sintomas auditivos e do perfil auditivo através de uma anamnese auditiva de questionário sobre as queixas os sintomas e os hábitos auditivos principalmente considerando que hoje os jovens e as
crianças bem novas utilizam muito fone de ouvidos e se expõe a ruído também fora da escola então é importante se conhecer para se poder bem oriental a realizar avaliação auditiva dos alunos e também dos professor es porque não eles também estão sujeitos aos mesmos níveis de pressão sonora e é recomendado como a variação mínima a meta os copia para se observar se existe algum impedimento na realizam realização da audiometria e aí então a realização de geometria toda a liminar que a gente recomenda
aquela seja feita em cabina acústica o espectro de frequências inteiro avaliação completa também a logo audiometria exame importante ea partir desses exames caso haja alguma alteração na audição é imp ortante e uma logística para que seje orientado a importância de se procurar um médico otorrino e realizar avaliação audiológica completa tem um fonoaudiólogo precisa ter em mente que ele vai ter que dar esse suporte não sentido de poder orientar essa família essa escola como é que eles vão acessar
otorrino e a avaliação auditiva completa é tão aqui mostrando que é importante que avaliação audiológica do escolar se realizada na própria escola isso favorece a logística e deixa bem mar cada essa relação da escola com a saúde só que para isso claro a gente precisa ter uma logística de ter uma cabine e um audiômetro móvel e todas as situações possíveis para que isso aconteça é importante fase antes da avaliação auditiva uma reunião com os pais explicar o que vai ocorrer e pedir para que eles
aceitem por escrito a realização dos exames e aí só se realiza a avaliação de tima naqueles pais que autorizaram por escrito a realização do exame e como terceira etapa nós ent ão vamos realizar essas funções educativas e essas ações educativas tem como objetivo a escola inteira os pais os professores os alunos todos vão receber informações sobre os cuidados com a audição é i fonoaudiólogo deve propiciar momentos hoje essas pessoas possam refletir sobre quais as mudanças de atitudes necessárias
para se reduzir o olho na escola e para que se adquira comportamentos mais saudáveis em relação aos são tão importante esses momentos de reflexão com pais professor es e alunos é importante que como a gente já citou o tema audição e prevenção da audição seja incluído no projeto pedagógico da escola para que ele tem uma continuidade durante o ano inteiro as estratégias para isso são bem variadas e vão de acordo com a criatividade do fonoaudiólogo com desde a distribuição de folhetos informativos
reuniões com pais e professores oficinas educativas com as crianças teatro cartazes músicas vai daquilo que as crianças estão dispostas a fazer e que o fonoaudiólogo acredita que tem condições de orientar e existem várias estratégias que podem nos auxiliar nisso então eu sinto aqui o programa dangerous decibels brasil que tem uma série de orientações que se pode desenvolver com os escolares ele está sensível ali na plataforma da academia brasileira de audiologia então é possível ver esse
material para poder introduzir nas escolas existem vários materiais internacionais que podem nos ajudar a ter ideias sobre atividades mas cl aro devem ser traduzidos para o português na hora de serem aplicados é muito projeto muito interessante ao passar diante da aldibel que tem todo uma programação de ações educativas com escolares em relação à prevenção auditiva então aí é um exemplo de uma das atividades do projeto passe adiante é mais um falar de algo pode propor cartazes músicas teatro
envolvendo toda a comunidade escolar é a que seguem algumas referências eu agradeço atenção e até uma outra oportunidade Portugu
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